Friday, March 24, 2006




















Regionalização.
Vamos lá partir o país de uma vez por todas!
-
“A regionalização deverá voltar à agenda política durante as jornadas parlamentares do PS”.
-
O que acho ridículo nesta história, triste mesmo, é que os outros países devem gozar imenso – rir a bom rir - connosco, de cada vez que ouvem falar na regionalização. Será que os nossos políticos não têm consciência do nosso tamanho? Somos um pontinho no mapa. Já fizeram o exercício de olhar para o mapa dos Estados Unidos e depois calcular quantos “portugais” lá conseguimos inserir? Bolas!, será tão complicado para os nossos Aliens políticos, perceber que a América está dividida em estados porque tem terra que nunca mais acaba. Enquanto que o nosso país cabe por completo dentro do estado do Texas? Acho esta história da regionalização tão estúpida que indago muitas vezes se a estupidez é uma condição essencial para se ser político neste país. Não existiram formas mais inteligentes de fazer com que de Norte a Sul se viva com um pouco de qualidade sem partir o nosso minúsculo país em pequenos cubos de queijo?

15 Comments:

At 7:02 AM, Blogger Humor Negro said...

Regionalizar é como ser bissexual: duplica as tuas possibilidades de conseguires um engate ao sábado à noite. No caso da regionalização aumenta a possibilidade de conseguires um tacho qualquer. Tájaver?

 
At 1:16 PM, Blogger António Almeida said...

concordo contigo em Absolut(o)...

 
At 3:27 PM, Blogger AfTrAx said...

A regionalização seria uma boa ideia, se não fossemos um país de caciques e caciquismo, como se comprova pelos governos autónomos. Regionalização para desenvolver as diferentes regiões: sim. Para criar tachos e "reinados" de mais meia dúzia de tipo iguais ao Alberto João Jardim: não.

 
At 5:50 PM, Blogger hole in my vein said...

Humor Negro, perfeito!!!!
Quanto à condião essencial, eu diria que é uma condição necessária e suficiente.. :) (piada de matemáticos) :)
Oh Alien, tu tens uns comentários por aí muito fixes... :)

 
At 7:53 PM, Blogger claudia said...

Concordo com o HUMOR NEGRO...

Como nos podemos comparar com as AMÈRICAS? COMO? Jamais em tempo algum...

Desejos de bom fim-de-semana,Bj!

 
At 12:35 AM, Blogger peciscas said...

Para mim, a regionalização é questão que nem me aquenta nem me arrefenta. Porque sei que, para já, com ela ou sem ela continua tudo na mesma panela.
No entanto, sempre acho que essa questão da dimensão do país não é o dado mais relevante. Senão, veja-se o caso da Suiça e os seus cantões.

 
At 3:06 AM, Blogger Ricardo said...

Alien,

Não vou discutir nem modelos nem o que se quer implementar, vou antes fazer uma pequena consideração - a minha análise - sobre o que se passa neste país.

Temos um país, pequeno é certo, a múltiplas velocidades, desequilibrado e burocratizado. O litoral em relação ao interior é beneficiado - aliás, ainda existe interior? - e há uma cidade que concentra cada vez mais todos os serviços do país de forma perfeitamente anormal.

Resultado: custos de congestão avultados em Lisboa e sub desenvolvimento crónico no resto do país.

Agora vamos à parte em que concordo com alguns comentários aqui feitos. Uma regionalização mal feita pode provocar mais caciquismos e mais ineficiência.

Há uma situação bem reveladora do que pode acontecer: a Madeira. O caciquismo é extremo e a democracia sui generis mas ninguém duvida do salto de desenvolvimento. Eis os perigos e as vantagens das regiões terem autonomia para defenderem o seu desenvolvimento e, ao mesmo tempo, protegerem os interesses que se formam localmente.

Por isso não assino em baixo a regionalização mas defendo vigorosamente que é necessário criar formas de gestão mais locais para diminuir as cada vez maiores assimetrias nacionais.

Abraço,

 
At 4:26 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Ricardo, obrigada pelo teu comentário. Extremamente bem elaborado e muito lucido.
Condordo plenamente quando dizes: " que é necessário criar formas de gestão mais locais para diminuir as cada vez maiores assimetrias nacionais."

Porque é aqui que está o problema. Até agora, nenhum partido politico foi capaz de apresentar uma proposta viável e satisfatória para atingir um fim que seja benéfico para TODO o país!Acabar com as desigualdades não é tarefa fácil, no entanto, nós pagamos-lhes para encontrarem soluções. E eles?, vão à Assembleia da República marcar presença. É triste.

 
At 6:13 PM, Blogger Tetracloro said...

Transformar não sei quantos distritos em 5 regiões administrativas não é retalhar o pais...

 
At 9:42 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Tetracloro, para mim a coisa não é tão simples como o dizes. Acho que o Ricardo resumiu bastante bem, os perigos que podem advir da regionalização assim como beneficios.
Continuo a achar, que este pais, as pessoas que o governam, não sabem o que andam a fazer e, no caso da regionalização daria merda na certa.
Não há outras formas de governar este nosso pontinho no mapa, sem o dividir?? É isto que me preocupa.

 
At 10:22 PM, Blogger Unknown said...

O problema é muito mais do ambito politico do que do administrativo. O que parece ter-se tornado um hábito (mau), é a tendencia que se tem notado de tentar lançar temas polémicos quanto baste, para a discussão pública com a finalidade de distrair os mais desatentos da realidade. Foi assim com a justiça, a educação,os professores, os juizes, o "casamento homossexual", os incendios, as quotas de participação feminina,o aborto e agora a regionalização. Sempre que alguem parece querer reflectir seriamente lá aparece mais um anunciozito de uma medida avulsa ou uma polémica. A acreditar nas sondagens tem resultado.
Rui

 
At 11:14 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Rui, não podia estar mais e acordo contigo. Estão constantemente a atirar areia para os nossos olhos.É por isso que acho a regionalização uma estupidez...quanto ao teu ponto, até o Bush o usa refularmente. Quando está mal nas sondagens, comunica que os terroristas estão a planear outro atentado. Ou então cria operações, como a "operação colmeia" para crescer uns pontos nas sondagens.
O facto é que somos enganados à força toda!
Como resolver isto? Já não sei.

 
At 3:25 PM, Blogger Mónica said...

afinal és absolut vendedor de vodka?

 
At 6:13 AM, Anonymous Anonymous said...

Very cool design! Useful information. Go on! » » »

 
At 4:25 AM, Anonymous Anonymous said...

Excellent, love it! » »

 

Post a Comment

<< Home