Friday, July 18, 2008

Image Hosted by ImageShack.us
-
Um anúncio polémico.
-
Mas eficaz se tivermos em conta a ignorância ou a leveza com que muitos humanos ainda encaram o cancro da pele.
Este anúncio foi fonte de polémica, apartou àguas entre médicos, uns abraçaram a mensagem por ser dura mas necessária, outros, acharam que esta era exagerada e que não se justificava ir tão longe. Pois é, mas após a troca de inúmeros textos em revistas da especialidade, entraram em acção os números e como se costuma dizer os números não mentem, e estes gritaram bem alto que o cancro da pele tem vindo a galopar de forma arrepiante.
-
Portugal não foge à regra. Num artigo do Correio da Manhã vinha o seguinte e passo a citar:
-
"Mais de 40 por cento dos jovens com idades entre os 11 e os 24 anos e que frequentam as praias ou piscinas portuguesas sofrem “escaldões”, devido à demasiada exposição solar." ; As queimaduras solares, aceleram o envelhecimento da pele e constituem um dos maiores factores de risco do cancro da pele”.
-
Quando se lê "escaldões", não parece nada de mais. Todos nós já apanhámos um na vida, certo?
Voltando a citar: "A APCC prevê que para este ano sejam detectados em Portugal mais de 10 mil novos casos do cancro da pele, dos quais 800 serão melanomas.
-
Entre esses casos de melanomas, 10 a 20 por cento serão mortais nos cinco anos seguintes à sua detecção, escala cuja tendência é o aumento tanto a nível nacional como em outros países. "
-
Pois, esta parte do "mortais" é que já é chata. Não estou aqui para dar uma lição de moral aos terrestres ou aos Aliens que habitam neste planeta, apenas acredito que o cancro da pele ainda não é suficientemente divulgado e deveria de o ser. E assim, todos os anos vejo praias repletas de humanos que mais parecem lagostas e fico a olhar e a pensar para comigo, será que aquele vai apanhar? Ou será aquela? Ou talvez aquele que está ali há horas sem se mexer?
-
Sabem que mais, a comparação pode parecer estúpida, mas um bom protector solar está para o sol, como um preservativo para uma noite de sexo ocasional.
-
Eu só sei que não tarda nada vou de férias e sabem que mais? Vou levar ambos!
-
Mas isto sou só eu
-
enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+de+pele/cancrodapele.htm

31 Comments:

At 7:36 PM, Blogger jomaolme said...

São coisas que não damos especial importância, pq não acontece na hora. Qd as coisas aparecem é que nos lamentamos...

Beijokas

 
At 3:21 AM, Blogger Å®t Øf £övë said...

Alien,
Este tema é bastante polémico, e vou tentar de uma forma simples explicar-te o meu ponto de vista.
A APCC pode vir a alertar-nos sobre os perigos da exposição solar, no entanto na minha perspectiva é mais fogo de vista do que outra coisa, porque na realidade, as medidas que deveriam tomar, não as tomam, porque não têm a coragem suficiente para enfrentar os poderosos lobbies que estão por trás deste verdadeiro negócio de milhões que são as empresas detentoras dos protectores solares.
Então eu pergunto-te: O que faz a APCC para minorar este cenário?
Os rasteios do cancro cutâneo que se realizam um dia por ano são uma autêntica fraude.
Os protectores solares são para serem usados, mas e os preços que eles têm versus a quantidade de cada embalagem?
Não sei se sabes mas se as pessoas usarem correctamente as quantidades de protector solar para um dia de praia, talvez uma embalagem não fosse suficiente. E ninguém tem condições económicas para comprar uma embalagem por dias, pois não?
Depois o que os protectores solares fazem é proteger das radiações UVB, e eu pergunto-te, e então os UVA, que são ainda mais maléficos para a pele, ninguém fala nisso?
Contrariamente ao que possas pensar, os numeros também mostram que os casos de cancro cutâneo têm disparado desde que aumentou o uso de protectores solares, e sabes porquê?
Porque quando não se usavam as pessoas ficavam com os escaldões, e acabavam mais cedo ou mais tarde por deixarem de se expor ao sol, porque não aguentavam mais, e por isso exponham-se menos do que hoje, em que ao estarem protegidas pelos protectores, não chegam a sentir os escaldões, e por isso ficam expostas mais horas, e sujeitas às radiações UVA, que não são visiveis, mas muito mais nocívas.
Para não ser muito chato, neste comentário, e para ele não se tornar num lençol ainda maior do que já está, vou só referir-te mais um facto.
Ao ouvirmos agora o presidente da APCC falar, ele diz-nos que o mais importante é utilizarmos roupa adequada para estarmos na praia, e sabes porque é que ele diz isso?
Porque tem em marcha a criação de uma linha de vestuário para ser usada na praia...
E esta!!!
Olha que eu sei bem do que estou a falar, por isso é melhor ficar-me por aqui.
Bom fds, e boa praia.
Beijinhos.

 
At 4:05 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Jom
Pois, é típico...mas as mentalidades têm de mudar. O cenário não me parece bonito.




Å®t Øf £övë

Li com muita atenção o teu comentário. Antes de mais, não é verdade que os protectores solares que estão no mercado apenas nos protegem dos UVB.
Se queres um exemplo, o AMBRE SOLAIRE da GARNIER protege-nos dos UVA/UVB. É apenas um exemplo, dou-te este porque é o que uso. Mas, há mais protectores actualmente no mercado que seguem esta linha.
Quanto à quantidade. Sim, quando falamos de maus protectores tens razão, são precisas quantidades INDUSTRIAIS para nos protegermos, no entanto, e falando APENAS DO QUE SEI, uma embalagem deste meu protector dá-me para o verão inteiro e ainda fico com algum.

Quanto ao vestuário não ao recomendado pelo presidente da APCC, mas aquele que se encontra na parte de trás da embalagem resume-se a : chapéus, óculos e t-shirts. É óbvio que uma criança NÃO DEVE NUNCA ANDAR SEM UMA NO PICO DO CALOR. Quanto a nós, há sempre um chapéu-de-sol.

Também no verso do protector solar, é-nos recomendado evitar a exposição ao sol entre as 12 e as 16 horas.

TENS RAZÃO, NO VERSO DE UM PROTECTOR SOLAR FICAMOS MAIS INFORMADOS do que através de qualquer iniciativa levada a cabo pela APCC. E isso é assustador.

"Ao ouvirmos agora o presidente da APCC falar, ele diz-nos que o mais importante é utilizarmos roupa adequada para estarmos na praia, e sabes porque é que ele diz isso?
Porque tem em marcha a criação de uma linha de vestuário para ser usada na praia...
E esta!!!"

Art, se é essa a ideia, pensa. Essa linha só pode ser dirigida às crianças porque os adultos preferem mil vezes estar debaixo de um chapéu-de-sol do que morrer de calor com uma qualquer roupa criada para esse efeito.
Não me parece que isso venha a resultar.

O facto é que as pessoas precisam de estar informadas. E o que mencionei em cima, que consta na parte de trás do protector já ajuda e MUITO.

Deveriam sim de existir mais iniciativas para informar as pessoas sobre o cancro da pele porque é um cancro silencioso. Faz os estragos em silêncio e só mais tarde é que se manifesta. E ainda há muita ignorância sobre esta assusto.

Há sempre motivos ocultos em tudo. Eu poderia mencionar a proibição do fumar. O cancro dos pulmões. É uma hipocrisia. No fundo, proibem mas não fazem tudo o que deveriam para os fumadores deixarem de fumar porque a industria tabaqueira dá milhões ao estado. Percebes aonde quero chegar.

Agora, eu tento ter esperança. E neste caso, esperança de que este assunto seja mais divulgado, especialmente quando entramos na época balnear.

Enfim Art, isto dá pano para mangas e casacos e calças....

Beijinhos fantasminha

 
At 5:43 PM, Blogger peace_love said...

Pois é, o pessoal tem tanto medo do cancro do pulmão, do cancro do cérebro, da leucemia..e esquece-se do cancro da pele, que é nada mais nada menos, que o nosso maior órgão...

Comprem um bom protector solar pá! Não vale a pena andarem a comprar protectores com factor 15...que isso não protege nada. E se acham os bons protectores caros..pensem quanto vale a vossa vida!

 
At 10:52 PM, Blogger Alien8 said...

Mana,

Quanto mais polémico, melhor. Na maré de anúncios a tudo e mais alguma coisa, é preciso despertar a atenção, e este foi um modo eficaz.

Achar o anúncio exagerado? Exagerada é a quantidade de cancros da pele existentes e potenciais que por aí andam. Exagerada é a inconsciência dos terrícolas que ignoram ou fazem por esquecer as consequências das exposição desprotegida e exagerada aos raios solares.

Beijinhos alienígenas e boas férias!

 
At 4:07 AM, Blogger Gata Verde said...

Devido à minha profissão vejo diariamente pessoal completamente inconsciente. Apesar dos avisos a maioria dos jovens não quer protectores solares acima do factor 15.

O importante é o "bronze"...que seja!

beijos

 
At 8:32 PM, Blogger Nomyia said...

A malta escalda facilmente. E não é só com o sol... Usem preservas e protector solar, MAS COM UM BOM FACTOR DE PROTECÇÃO. Que usar e ser só 15 é quase o mesmo que não usar (ainda que dependa do tipo de pele)
*****

 
At 10:43 PM, Blogger Alien David Sousa said...

peace_love

"e esquece-se do cancro da pele, que é nada mais nada menos, que o nosso maior órgão..."

Ah pois é!

"Não vale a pena andarem a comprar protectores com factor 15..."

Não podia de estar mais de acordo contigo. Esses são os protectores a que o ART se refere, servem APENAS para gastar dinheiro, para ALGUNS lucrarem.


"E se acham os bons protectores caros..pensem quanto vale a vossa vida!"

Nem mais. Apesar de já encontrares nas farmácias bons protectores a preços acessíveis.É uma questão de pensar aonde gastar o dinheiro...
Beijinhos




ALIEN8

Eu concordo maninho, este anúncio deu que falar e ao ser polémico ouvimos falar no cancro da pele mais nestes últimos tempos do que nos últimos anos. Assim sendo, este anúncio fez o seu trabalho de casa.

"Exagerada é a inconsciência dos terrícolas que ignoram ou fazem por esquecer as consequências das exposição desprotegida e exagerada aos raios solares"

Pois, eu não encontro nada de exagerado neste anúncio. Estou mais como tu, encontro é uma EXAGERADA IGNORÂNCIA por parte dos terrestres no que diz respeito ao cancro da pele. :/

Beijinhos alienígenas



GATA Verde

"Apesar dos avisos a maioria dos jovens não quer protectores solares acima do factor 15."

Pois, como mencionava a PEACE , esses protectores não fazem, gastam dinheiro, dão dinheiro a ganhar a outros e mais nada!

" importante é o "bronze"...que seja!"

Para mim o BRONZE é uma medalha, mas como não vou aos jogos olimpicos :/
O mais estupido é que podemos ter uma cor saudável se usarmos um bom protector...mas cada um sabe de si.

Beijinhos




Nomyia
Pois, já o mencionámos aqui...é deitar dinheiro ao lixo, ou dar esse dinheiro a quem fabrica esses protectores!
Mas, como já o disse...é assustadora ignorância das pessoas, mas mais asustador é aquelas que estão informadas e acham que só acontece aos outros porque o cancro da pele não é tão assustador devido ao facto de ter uma taxa mais elevada de cura. ( em alguns casos)

****

 
At 4:07 AM, Blogger hole in my vein said...

eu não gosto de apanhar sol!!! :)

Acho que é uma questão de consciência. E de educação. Cada vez é mais perigoso apanhar sol. Há que criar novos métodos. Isso só com o tempo é que vai notório. Por enquanto ainda persistem as velhas tradições e tradições não mudam do dia para a noite.

Agora vê lá, não te ponhas dentro de um preservativo quando fores para a praia e uses o protector no sexo!!!! aahahahah... apesar de parecer algo a experimentar! hum.... onde tá o protector?!?!?!?

 
At 1:53 PM, Blogger Canephora said...

e eu que tenho estado de férias... mas com atenção ao sol.
E infelizmente, quando se comenta com esses jovens inconscientes e não só, apenas fazem sorrir...
e é natural, foi-lhes ensinado que a vida é para ser gozada ao momento, mas no caso do cancro, a morte também e não trás nenhum sorriso.
Espero q esta tua postagem possa tocar alguns "inconscientes".

Boas férias... e cuidado.

 
At 3:17 PM, Blogger Vício said...

para além de ambos talvez seja melhor levar protector solar e preservativos!

 
At 8:44 PM, Blogger ANNA-LYS said...

Sad!!!

 
At 10:57 PM, Blogger Alien David Sousa said...

hole in my vein

"Acho que é uma questão de consciência. E de educação"

Tens razão, há que educar as pessoas para algo que é muito sério, não são apenas os cigarras que provocam cancro. :/

"Agora vê lá, não te ponhas dentro de um preservativo quando fores para a praia e uses o protector no sexo"

loooooooooooooooooooooool

Bem como sou uma Alien, até que poderia acontecer...MAS, não cheguei a este planeta ontem. Já sei como se fazem as coisas ;) Até já sei como se fazem bebés, vê lá tu lol

Beijinhos covinhas



Canephora

"e é natural, foi-lhes ensinado que a vida é para ser gozada ao momento, mas no caso do cancro, a morte também e não trás nenhum sorriso."

Pois, essa história de viver no momento é muito gira, essa coisa tipo James Dean tem muita piada o que eles não se lembram é que o prazo de validade desse lema é MUITO CURTO.

Não sei se este texto vai tocar alguém, gostaria de pensar que pelo menos vai acordar alguns para o facto de que o verão está aí e o sol não perdoa. É que existem muitas pessoas que até têm consciência deste cancro mas quando chegam à praia ignoram o protector por completo.
Beijinhos





VICIO

lol

És um querido...se não fosses tu não me lembrava. Tu és util...nunca me abandones! ;)
Beijinhos viciante vicio




ANNA-LYS

Yes it is Anna

Kisses

 
At 3:02 PM, Blogger Vício said...

útil... ok!
sinto-me um objecto mas tudo bem... isto passa! eu sei que vai passar! tem que passar!

 
At 10:00 PM, Blogger Alien David Sousa said...

VICIO

LoooooooooooooooooooooooooL

Não fiques assim! Não foi com essa intenção que...acredita em mim...a coisa saiu mal, pronto pensa que também escrevi que para além de util és um querido lol

Beijinhos viciante vico

 
At 11:42 PM, Blogger poca said...

muito bom este teu texto. e pertinente e necessário e... ;)

pois olha, eu, que supostamente tenho pele morena e que não tenho de ter tantos cuidados, costumo ser gozada pelas minhas amigas que usam aquela cena castanha para fritar na praia, só porque uso protector 20 e ponho tipo 50x num dia :)

 
At 3:10 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Poca

Faz como eu, deixa que gozem. Essa " cena castanha para fritar na praia" não é nada mais do que um "ajudante" do cancro da pele. É uma amiguinha e, se elas não têm cabeça para o perceber, então que fazer?? Cada um cuida da sua vidinha, por muito que nós digamos que algo está errado, no final cabe a cada um decidir o que fazer com as suas vidinhas. Se comprar um caixão mais cedo é uma opção de quem quer que seja, quem somos nós para lhes demovermos dessa ideia?! ;)

Beijinhos
p.s sinto falta do teu cantinho, tenho feito poucas visitas

 
At 7:09 PM, Blogger Pedro Ventura said...

Sempre achei a ideia do "bronze" verdadeiramente patética e caracteristica da palermice noveau riche em que Portugal anda mergulhado. Gostos são gostos e eu nunca tive paciência para estar para ali horas a torrar ao Sol. Para quê?! Para depois voltar ao trabalho e todos saberem que estive na praia? Para ouvir piropos? - era bom era! :)Enfim... Gosto de praia por causa da água ( o único elemento singular da praia ) para apanhar sol, até o podia fazer na varanda. Mas é claro que na varanda seria pindérico... O bronze agora é sinal de status, mesmo que os melhores bronze sejam da malta que trabalha sol a sol...
Manias...

Sá Morais

 
At 7:09 PM, Blogger CESAR said...

Olá Alien.

Serviço público o que estás a fazer.
Bravo! :D

Eu gosto de praia, mas tem de ser calma... Nada de Algarves, onde as baleias 'tão na água em vez de estarem na água...
Praiazinha calma, boa companhia e um bom protector solar.
Dêem-me isso e eu ganho o Verão.

Alien
Queria por último avisar-te que eu estou a voltar um pouco às raízes e quando visitei o blog da elisheba deparei-me com uma questão que me suscitou (e suscita) o interesse.
Convido-te a participar no diálogo. A resposta da elisheba já foi dada e estou a preparar-me para lhe responder mais uma vez.
Está a ser uma conversa entre blogs, eu respondo no dela e ela no meu.

Beijos

 
At 10:41 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Avatar

"Sempre achei a ideia do "bronze" verdadeiramente patética e caracteristica da palermice noveau riche em que Portugal anda mergulhado"

Uma palermiece que pode sair muito cara. O facto é que tens razão, mal chega o bom tempo a palermice vem a superfice e com toda a força.

" Gosto de praia por causa da água ( o único elemento singular da praia ) para apanhar sol, até o podia fazer na varanda"

LOL

Eu sou como tu, adoro a praia pelo mar. A primeira coisa que faço quando chego à praia é dar logo um mergulho e como adoro nadar, para mim, não faz muito sentido estar deitada horas feita parva a torrar ao sol.

"os melhores bronze sejam da malta que trabalha sol a sol... "

NADA MAIS ACERTADO!!

Um beijinho Sá




Avé Cesar

Eu também César,só preciso do mar, de paz e estou no paraíso :D Torrar ao sol é tortura. Nadar, isso é outra coisa.

Quanto à segunda parte do teu comentário, já fui ao teu blog, tens lá a minha resposta.

Beijinhos C.

 
At 4:11 PM, Blogger tulipa_negra said...

excelente post!
também vi esses dados alarmantes no outro dia e fiquei escandalizada...
como ando sempre de protector atrás, não me preocupo muito.

vais bem acompanhada para as férias ;-)

bjs

 
At 3:50 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Tulipinha

Os dados são mesmo assustadores. As pessoas têm de se informar e proteger porque apesar de este cancro não ser muito "badalado" mata muitas pessoas.

"vais bem acompanhada para as férias ;-)"

Férias, são férias. E há que aproveitar ;) lol

Beijinhos

 
At 9:12 PM, Blogger Lola said...

AlienDS,

Boa. Nunca é demais avisar.

Mesmo que alguns não cumpram ficam informados.

O cancro de pele mata.

Beijos

 
At 10:19 PM, Blogger Alien David Sousa said...

LOLA

"Mesmo que alguns não cumpram ficam informados."

Depois não vale a pena chorar sobre o leite derramado.

Beijinhos

 
At 9:08 PM, Blogger Iasnara said...

Contra a ignorância, não há argumento que vença. É aquela história que a publicidade pode muito, mas, se o indivíduo (tem consciência e mesmo assim) não quer, não há raio que meta a mensagem em sua cabeça, muito menos o leve a ação.

Muito bacana a postagem.


Um beijo carinhoso.

 
At 10:41 PM, Blogger Alien David Sousa said...

SEntir

É isso mesmo Linda. Esta campanha quanto a mim está 5 estrelas. E sim, o cancro da pele tem de ser divulgado, agora, mudar mentalidades isso já é outra história. Não tarda nada estou de férias e vou ver o mesmo de sempre, pessoas a torrar ao sol sem o minimo respeito por este.


Beijinhos meu guaraná fresquinho

 
At 5:56 AM, Blogger sininho said...

não posso deixar de dizer a minha experiência com um melanoma fase 1.
Fui ao dermatologista (o meu actual Deus) porque estava cheia de borbulhas (achava eu!) Como sou branquinha e loirita, cheia de sinais, o meu Deus resolveu fazer uma pesquisa pelo corpo. Viu o dito sinal, a olho, e passado dois dias estava com um bisturi no dito, levei uma catrefada de pontos. mais um ou dois meses...alastrava e NÃO TEM CURA!
E tão silêncioso que estava....

turras

 
At 12:55 PM, Blogger White_Fox said...

E fazes tu muito bem em levar ambos.
A mim o que me impressiona é aqueles que usam óleo e se metem ao sol na hora do calor. É que fritam literalmente.
Mas lá está! Cada um sabe de si...

 
At 3:51 AM, Blogger Alien David Sousa said...

FOXY

Eu sei! Também me faz confusão...mas o mais estúpido é que muitos deles não são estranhos à existência do Cancro da pele.Preferem ignorar. :/

Beijinhos fox (mulder)

 
At 1:44 AM, Blogger Maria Romeiras said...

Ora até que enfim alguém fala lucidamente deste assunto. E com uma boa comparação... Sim, é como o preservativo. Estamos na praia, está-se tão bem ao sol, ai que bom, e tal...

Infelizmente, todos conhecemos pessoas com melanomas malignos. Olha, eu conheço a minha mãe, por exemplo, felizmente controlada naturalmente por já ser bastante idosa. Sendo para o clarinho, também tenho pele de risco e estupidamente ponho creme no meu filho e nos meus sobrinhos como se não houvesse amanhã e esqueço-me de mim.

É, no mínimo, falta de respeito por quem não pode ter saúde como opção, negligenciarmos a nossa.

Quanto à campanha... funciona, portanto é fantástica!

 
At 3:19 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Maria,

Não quero ser dramática, mas não te esqueças de ti. Quem vai colocar o protector solar no teu filho e nos teus sobrinhos se TU fores uma vitima do sol?

Beijinhos

 

Post a Comment

<< Home