Monday, March 05, 2012

Indecente...

este branqueamento repugnante, dos dois óscares ganhos por Ronaldo na 84 cerimónia das estatuetas douradas. Um deles foi-lhe agraciado por ser bonito, o outro por ser rico. Apenas lhe escapou o da sua 3ª nomeação. Para variar, foi assobiado durante o seu discurso, tinha qualquer coisa a ver com o agradecimento constante à sua pessoa e à mãe por ter colocado no mundo uma beleza de tais proporções.

Porque carga de água metade do planeta odeia o Ronaldo? É mesmo por ser rico, bonito e bom jogador de futebol? É que se assim fosse, eu teria já aqui um número de jogadores que encaixam o perfil.
Então, qual o motivo? Talvez um ego do tamanho da muralha da china? Será?

Eu passo a explicar o que penso do assunto: Os humanos têm tendência para olhar de lado para aqueles que gostam de ostentar riqueza e que detêm uma lacuna no departamento da humildade.

Que carro terá comprado o Messi ou o Nadal?, e o Nelson Évora - campeão olímpico? Pois é, o Ronaldo quando vai comprar um carro leva a imprensa toda atrás. Assim, podemos todos ver bem de perto o carro do nosso menino. "what a wonderful world". (canto)

A equipa de Marketing que o rodeia, dá-lhe conselhos muito maus, péssimos. Jogar mais à bola e falar menos,  este seria um conselho apropriado. Continuar a rondar a pequena área até que uma bola lhe acerta na chuteira e dê em golo, essa é a sua função. Esperar e marcar. Mas, quando abre a boca envergonha-me. Sim, eu sou uma Alien patriotista. Tenho vergonha quando um português é gozado à volta do mundo, pelos disparates que elabora e deita cá para fora.

E a bandeira portuguesa? Em tempos, o ídolo de Ronaldo celebrava todas as suas grandes vitórias de bandeira portuguesa atada ao pescoço. Hoje em dia, acho que a bandeira deixou de estar na moda, os jogadores portugueses a jogar no estrangeiro, esqueceram-se dela. Ah!, como era um figo, ver aquela bandeira a percorrer Espanha a Itália, o mundo! Era um orgulho.

Outro detalhe que me chateia solenemente é a parcialidade que quase roça o fundamentalismo no que toca ao Ronaldinho, por parte de muitos comunicadores, é deveras estúpido. Só porque existe um ou dois que são melhores, não necessitam de glorificar tanto o nosso menino.

É impressionante, o Ronaldo dá uma bufa e imediatamente os jornais e televisões consideram que foi a melhor bufa de todos os tempos. A que cheira melhor e teve o som mais maravilhoso que alguma vez se ouviu. Se dá um arroto, então ficam malucos!, vão de imediato medir a intensidade do arroto para saberem se ultrapassou algum tipo de record do som.

Se cospe para o chão, então é o delírio. Cuspiu 2 metros, só pode ser um record!

Por favor, tenham juizo! Já parecem os Ingleses no que toca ao Beckham , mas em versão mais decadente.

Gosto do Michael Phelps; do Rafael Nadal;do Roger Federer ; gosto também do Nelson Évora e daquela miúda que corre e nada que nem uma maluca, a Vanessa Fernandes; adoro o Michael jordan e fico maravilhada com a capacidade alienígena demonstrada ao longo dos anos por Lance Armstrong - e não venham com as merdas do doping porque se vamos por esse caminho, muitos jogadores de futebol estariam em águas turbulentas - ; gosto da Naide Gomes; da nossa dupla de vólei de praia; gosto do Figo; do Hugo Viana; do grande Carlos Lopes e da gigante Rosa mota...gosto de tantos atletas, mas sabem porque gosto deles?

Por serem seres excepcionais dotados de uma humildade proporcional ao seu talento.

Para finalizar, vamos lá ser mais realistas e menos fanáticos. Não se dêem ao trabalho de encher a minha caixa de comentários com palavrinhas a enumerarem todos os golos do Ronaldinho. Poupem os meus dois neurónios instáveis a ter de responder a esse tipo de comentário, se por acaso não entenderam a minha mensagem, temos pena, é a vida.

Mas tu gostas do Ronaldinho Alien? Virei a gostar mais, quando ele perceber de que o futebol é um jogo para os apreciadores, não um jogo para que ele faça boa figura. Menos ego, menos ego.

Há que ter orgulho nos portugueses, quando estes se limitam a coçar os tomatitos, a cuspir para as câmaras, ups; para o chão, e a trabalhar a valer.














Não é à toa que lá fora os nossos emigrantes são considerados do melhor que há.
Tenho verdadeiro orgulho nestes, elevam o nome de Portugal e mai nada!

Mas isto sou só eu

5 Comments:

At 4:24 PM, Blogger Vício said...

3 questões...
1ª - será que ele foi para Espanha porque dizem que os espanhois são todos prematuros porque nem as mães os aguentam 9 meses na barriga?

2ª - escreveste China com minúscula para tentar dizer que o ego dele ainda podia ser maior?

3ª - aquele canto, depois de "what a wonderful world", foi assinalado pelo arbitro ou pelo fiscal de linha?

 
At 5:57 PM, Anonymous Conchita said...

A imprensa é que é culpada disso tudo, dá-se importancia demais a pessoa e é lógico que ele tenha ou manifeste certas atitudes, tudo o que é demais, cheira mal.
P.S- Não o acho assim tão bonito..., e não gosto nem desgosto dele, só sei que é bom jogador, não há dúvidas.
Beijos:)

 
At 3:25 AM, Blogger Isa Maria said...

o gajo é feio e parolo mas tem muito dinheiro e aí está o poder do gajo. Mas eu nem coberto de "oiro" dos pés à cabecinha mais pequenina...o dedinho do pé!!

 
At 2:37 AM, Blogger Crocadoo said...

Melhor frase de sempre: "É impressionante, o Ronaldo dá uma bufa e imediatamente os jornais e televisões consideram que foi a melhor bufa de todos os tempos". O que me ri com isto.

Concordo plenamente contigo. Foi criada uma bolha mediática à volta do senhor. E a humildade foi uma coisa que se foi perdendo. Só é pena que não valorizemos outros grande talentos nas mais diversas área (que nem patrocínios têm para ir aos jogos olímpicos).

Bjs

 
At 5:02 PM, Blogger João said...

Concordo com muito do que dizes, mas não posso apoiar a frase: 'Jogar mais à bola e falar menos, este seria um conselho apropriado.'

Eles não precisam de lhe dizer isto, o gajo marca golos que se farta, está a bater recordes e ainda irá superar os seus recordes, tirando toda a publicidade que lhe dão, verdade seja dita ele tem o estatuto que tem hoje porque fez por isso, e se é um novo beckham no sentido da publicidade que consegue, é indiferente para quem apenas o quer ver jogar futebol, que é o que ele sabe realmente fazer...

 

Post a Comment

<< Home