Tuesday, March 12, 2013

drink_blogger.png
A Blogosfera
necessita de se refrescar!
 
As palavras que vão sair do meu teclado, para esta página do meu blog, refletcem a minha opinião sobre o estado actual da blogosfera. Não andei a falar com ninguém, não andei em tretulias, isto é o que sinto por observar este veículo de informação, divertimento, que tem um pouco de tudo. É puramente a minha observação alienígena.
 
Caros terrestres, é com tristeza que vos digo que a Blogosfera está a morrer. Uma morte lenta e penosa, mas está a morrer.
 
Quando iniciei este projecto em 2006, existiam blogs a dar com um pau, mas não era isso que a mantinha viva, fascinante; o facto é que os/as detentoras dos blogs gostavam mesmo de ler o que outros tinham para dizer.
 
Adoro escrever no meu blog. Adoro ler os comentários aos meus textos. Adoro responder a cada um individualmente e, adoro ler o que os outros blogs andam a publicar.
Por vezes, aproveito uma tarde para ir a praticamente todos os blogs que tenho nos meus favoritos. E leio mais do que um texto, porque os autores prendem-me. Gosto de ler. Gosto de escrever. É tão simples como isto.
 
Porque penso que a blogosfera está a morrer? Antes de mais basta ver os comentários - o número - que tinha há 1 ano e tal e, comparar com os que tenho actualmente para ter um indicativo certeiro.
 
Para onde foram essas pessoas? A maioria para as redes sociais. O Facebook em concreto, teletransportou muitas pessoas da blogosfera para a sua rede. Eu não compreendo, não compreendo o Facebook, nem o que fascina tanto os humanos?
 
Para terminar, somos poucos mas bons - como dizia o outro - e acredito que se a vossa paixão pelos blogs, for como a minha, talvez dê para raptar alguns humanos das redes sociais para a blogosfera.
 
Há tão boa gente que poderia estar neste momento a escrever coisas engraçadas nos blogs, mas que andam a criar galinhas e a trocar mensagens com humanos que não são nada daquilo que têm no "profile."
 
A minha nave está à vossa disposição para darmos início aos raptos.
 
Mas isto sou só eu

21 Comments:

At 8:57 PM, Blogger ... said...

Eu pessoalmente não me posso queixar tenho mais comentários agora que hà dois anos, mas como visito poucos blogs também não posso ter muita gente a visitar me, por isso eu não sou exemplo,o meu problema maior é falta de tempo, mas noto que houve muita emigração para o face, mas se precisares de ajuda para os raptos conta comigo


Beijoca

 
At 9:05 PM, Blogger Tétisq said...

Concordo! as pessoas estão a espalhar-se para outras redes de consumo rápido, não só para o fb...

Manter um blog activo dá trabalho, principalmente se respondemos ao feedback que temos com comentário e visita ao respectivo blog...como dizes perde-se uma tarde, ou ganha-se, se conseguirmos fazer uma boa lista de leitura...há dias limpei da minha lista blogs as'pitas' que 'postam' de 5 em 5 minutos coisas tão interessantes como: 'vou comer cereais'; 'agora vou dormir' que em resposta a um comentário lá fui seguir por educação, elas é claro que nunca mais voltaram...também eliminei uma série deles que pelo mesmo processo -'civilidade' acabei a seguir, onde as autoras se fotografam diariamente com roupas de marcas de topo tipo 'Zara', 'Mango'...
essas podiam ir todas embora, não fazem falta à nossa esfera de bloggers...

eu acho que as pessoas entraram em aceleração com esta coisa da informação rápida do fb e já não conseguem parar para ler um conjunto de posts em sossego e retirar daí algum divertimento e reflexão, ou até aproveitar os comentários para conversar e criar relações. Preferem as imagens com frases curtas que se repetem vezes sem conta no fb, ou imagens de gatos ...

Bem, há muito que não te comentava, por isso deixo-te aqui este testamento que vale por vários dias...
:)

 
At 9:30 PM, Blogger Benfiquista said...

Pessoalmente nem acho que foi o Facebook. Tenho um certo ódio ao twitter por alguma razão. Acho que foi mais isso que fez com que muita gente zarpasse destas lides...

É que no caso do twitter, ainda hoje não percebo qual a graça daquilo. Posts de uma frase sempre que nada de concreto dizem!....

 
At 11:10 PM, Blogger Alien David Sousa said...

FELINA

Olha Gata, quanto à falta de tempo, eu tenho de concordar contigo. Temos os amigos, os namorados que nos "exigem" tempo. No entanto, para aqueles que como nós gostam MESMO do seu blog, de escrever e ler outros autores arranja-se sempre um tempinho. A escrita e o meu blog são uma paixão para mim. Mas, não faria sentido se eu não admira-se outros blogs e tivesse prazer em comentar nos mesmos.

Festinhas

TETÉ

Uau! Que comentário!
Eu também já apaguei muitos blogs, uns porque os autores emigraram para outras paragens e estavam inactivos, outros porque não me diziam nada.

Concordo 100% com o teu comentário e fico feliz por afinal não ser a única alien a observar este fenómeno.

"eu acho que as pessoas entraram em aceleração com esta coisa da informação rápida do fb e já não conseguem parar para ler um conjunto de posts em sossego e retirar daí algum divertimento e reflexão, ou até aproveitar os comentários para conversar e criar relações."

Acho que é mesmo por aí. Mas sabes o que acho mais parvo?
Por vezes passam horas a falar com desconhecidos, quando aqui na blogosfera nós lendo o que cada um escreve ou publica fica com uma ideia muito mais clara do que "aquela" pessoa é. E é muito mais fácil identificarmo-nos com blogers, isto é o que eu penso.

Enfim, é por aqui...
Kisses

JOÃO

Eu mencionei o Facebook, mas referi as redes sociais e o Twitter encontra-se dentro do padrão. Também não consigo compreender esse meio, abri uma conta uma vez porque queria contactar uma pessoa, a nível profissional e sabia que só por aí chegava lá...agora, que não entendo as frases:

"vou fazer cocó"
" Hoje tive diarreia, estou mesmo mal"

"o meu namorado bateu-me, estou triste"

Não percebo o que isto acrescenta às nossas vidas e às de quem publica estas coisas.
Kisses

 
At 11:48 PM, Blogger JCA said...

viste... está tudo tido: facebook!

assim que está coisa aparceu com força, tudo resto foi esquecido.

é muito mais fácil clicar num botão e dizer "gosto" do que escrever o raio da palavra "gosto".

mas para além da maioria ter o mau hábito de não gostar de ler, aproveitando o facetreta para se cultivarem em jogos duvidosos e parvos.

Na blogocoisa andam uns tantos outros que desde culinária a opinadores de opinião a mamas e outras afirmações sexuais tem as suas marés.

depois ou porque perderam o blog (não sabem usar o raio do google reader ou treta parecida para acompanhar as novidades) ou porque o blog encerrou para balanço, esta máscara blogoesféria em que vivemos permite-nos uma amizade virtual intocoavel, mas acabando o blog perde-se o contacto, olha tu, se te fores embora... como podes implicar contigo?

outros que a uma dada altura gostam de ir ler um qualquer blog de repente porque tem sexo ou outra treta qualquer deixam de ir visitar.

quem está na blogoesfera, ou melhor uma parte da malta que está na blogoesfera porque gosta de usar o miolo por aqui anda talvez mais afastada que isto da criatividade tem que se diga, mas quem de facto está, fica e mantém-se com gosto, os outros, os fracos, fecham a porta e vão para o facebook brincar aos quintais.

 
At 1:46 AM, Blogger Alien David Sousa said...

JCA

"Na blogocoisa andam uns tantos outros que desde culinária a opinadores de opinião a mamas e outras afirmações sexuais tem as suas marés"

LOL
Concordo. É dificil manter o nível, para aqueles que têm qualidade, para os outros...nope.

"mas acabando o blog perde-se o contacto, olha tu, se te fores embora... como podes implicar contigo?"

Entendo o que dizes, mas, o que eu consigo conhecer dos blogers aonde vou é muito mais profundo do que estar a falar com desconhecidos. Na blogosfera não somos desconhecidos, podemos ser, mas ao lermos o que cada um escreve, identificamo-nos, de uma forma muito mais profunda e verdadeira.


"outros que a uma dada altura gostam de ir ler um qualquer blog de repente porque tem sexo ou outra treta qualquer deixam de ir visitar"

Isso também existe. Eu tinha uma visitante que vinha ao meu blog regularmente, isto lá para 2007/08 e , no dia que comecei a escrever textos sobre sexo e sexualidade, desapareceu.
Mas, estas pessoas, também não não aquelas que desejo que façam parte do meu circulo.

"isto da criatividade tem que se diga, mas quem de facto está, fica e mantém-se com gosto, os outros, os fracos, fecham a porta e vão para o facebook brincar aos quintais."

Não podias ter acabado de forma melhor.
kisses

 
At 3:12 AM, Blogger Mal Educado said...

eu por acaso preciso de uma imperial.

as redes sociais são mais fáceis dizes que gostas e vais embora, aqui tens de escrever e é uma porra que a maior parte já só sabe escrever à moda dos telemóvel o que significa que ninguém percebe nada

 
At 5:26 AM, Blogger j. manuel cordeiro said...

Falta de comentários? Bolas, ainda agora o Ganda'Nóia foi para a SIC. E o Martelo na TVI. E o Cavaco DE Silva a escrever coisas num livro.

Desculpa lá mas andas equivocada :)

 
At 6:24 AM, Blogger Alien David Sousa said...

MAL EDUCADO

Sim, é triste. Um "like" substitui um texto ou uma frase...acho que a maioria nem frases sabe escrever ://

oOo

JORGE F

Engraçadinho! ;)
Falava de comentários na blogosfera, comparadamente com os que existiam no passado. Os blogs fecharam, as pessoas foram raptadas...daí a falta de comentários porque ninguém quer perder tempo a ler.

 
At 8:04 AM, Blogger Tétisq said...

Ena, tantos defensores da blogosfera! temos que nos unir...
E, se formássemos um grupo no facebook para defender a blogosfera?
;)
brincadeirinha...

a verdade é que actualmente quando se forma uma associação, se abre uma empresa, se tem um projecto criativo... a primeira coisa a fazer é abrir uma conta no dito fb.É uma exigencia de mercado, as pessoas quando procuram um produto ou empresa antes de o 'Googlar' procuram no fb. Confesso que também já criei o hábito de procurar informações no facebook, de empresas ou eventos, nem tudo por lá é mau.
No fb abundam os utilizadores 'passivos' que não produzem, limitam-se a fazer 'gosto' ou partilhar coisas alheias já na blogosfera quem permanece como utilizador produz, necessita da criatividade de que já se falou e que não é fácil manter...

desculpa lá este novo testamento mas acho este assunto muito interessante. Principalmente pelas alterações que este fenómeno (associado a outras coisas da realidade actual) provocou na nossa relação com o tempo. Antigamente 3 segundos não significavam nada, para nós, agora se clicarmos em um item e a internet levar 3 segundos a abri-lo nós ficamos irritados porque demorou bué...

 
At 3:48 PM, Blogger Vício said...

e depois deste texto tocou o despertador, não foi?

 
At 5:24 PM, Blogger carpe vitam! said...

temos vindo a assistir à evolução tecnológica da coisa, creio que começámos na altura do grande boom e por cá nos tmeos mantido. Não sei se os blogs irão continuar no formato que os conhecemos hoje or muito mais tempo, é certo que outras coisas virão. Não me parece que o FB acabe com os blogs porque são coisas distintas. O FB está muito mais virado para o imediato, o blog permite pesquisar e refletir sobre as coisas que são postadas. Seja como for, ainda sinto essa paixão de que falas. Não tenho lido tanto nem comentado outros blogs, mas tenho vontade de continuar a comunicar por esta via. Também diziam que o FB iria acabar com o e-mail e a tv ria acabar com a rádio...
Mas isto é só um meio, se deixar de existir terei muita pena, mas haverão outros.

 
At 9:17 PM, Blogger Alien David Sousa said...

TETÉ

"nem tudo por lá é mau. "

Acredito que não, mas como muito bem o dizes, aquilo não necessita de criatividade nenhuma. Para mim é básico comparado com o trabalho/prazer que tenho na blogosfera.

Adorei esta tua última frase que resume o estado de perguiça em que se encontram os humanos, em todos os sentidos, mental...etc

"Antigamente 3 segundos não significavam nada, para nós, agora se clicarmos em um item e a internet levar 3 segundos a abri-lo nós ficamos irritados porque demorou bué... "

Acho triste, mas isto sou só eu ;)

VICIO

Tocou, e ainda bem porque estava a ter um pesadelo horrível contigo ;)
Kisses V.V

CARPE

"Não me parece que o FB acabe com os blogs porque são coisas distintas. "

Não sou tão optimista, não sei se irá acabar com a blogosfera ou não. O facto é que muitas das pessoas que gostavam de trocar ideias nesta caixinha sobre textos que liam, agora, não estão para ler, estão no FC.

Não acredito que deixe de existir, estou contigo quando dizes que pode mudar de formato. Contudo, é vísivel a emigração dos blogs para as redes sociais.

Criar dá trabalho e ler parece que nos dias de hoje ainda dá mais trabalho ://

Kisses

 
At 11:12 PM, Blogger Sophia said...

Já fui e vim umas quantas vezes.
Já tive que abrir conta no Sapo, para poder escrever, por causa do tráfego
Há dias que me apetece mais, outros menos. Mas o Egos para mim é um refúgio e um escape.
Escrevo acima de tudo por egoísmo, por isso acho que quem sai o faz porque deixou de precisar, deixou de querer ou apenas deixou...
Leio os blogues que gosto, nem sempre comento, nem sempre tenho o que dizer.
Já li muitos mais blogues e já tive mais leitores, mas a liberdade da blogosfera tem destas coisas... Mesmo se fosse em contrato, seria sempre revogável.

Baci

 
At 6:21 AM, Blogger Alien David Sousa said...

SOPHIA

Gostei do teu comentário e dixa-me já que te diga; desta vez FICA! ;)

"Leio os blogues que gosto, nem sempre comento, nem sempre tenho o que dizer."

Mas aí é que está, vais aos blogs de que gostas e quando te apetece comentas, não existe - ainda bem - uma lei que diga que quando entramos num blog temos de comentar.
Eu mencionei os comentários porque são um ponto de referência que tenho em relação ao passado da blogosfera.

BACI ;)

 
At 12:10 PM, Blogger Alfacinha de Portugal said...

Tens 15 comentários! Com este, 16... eu se conseguir 1, tenho sorte! Tu ainda me visitas com a cordialidade de um comentário, mas de resto, poucos e escassos, é verdade.

Se isso significa a morte da Blogosfera? Não acredito. Pois os blogues crescem! São cada vez mais, eu própria fiz mais um... (Zero comentários, algumas leituras, principalmente da "América").

O que creio que se passa é que as pessoas já nem gostam de comentar. Sou como tu, gosto de ler, gosto de comentar. É igual. Mas reparo que deixar um(ns) comentário(s) num blogue recém descoberto não te dá nem a cortesia de um comentário de retorno. Nem todos têm de comentar, mas fica algo «perdido», quando alguém nos lê mas não se manifesta. Blogues ás moscas, e blogues com fiéis... É como a religião! Umas pegam multidões, outras não...

 
At 12:29 PM, Blogger Alfacinha de Portugal said...

Estive a ler os restantes comentários e levantam questões interessantes.
Concordo com Tétrisq, uma outra «vizinha» minha com a cordialidade dos comentários, que diz que manter um blogue dá trabalho. Ora, se dá! Para um texto sair bem feito num momento de correria, é preciso concentração. E mesmo assim é coisa para uma hora. Outras formas modernas de comunicação online, como twitters e faces, pedem «MENOS» do utilizador. Consomem o mesmo tempo, viciam igual, mas a interacção é imediata e parca em palavras. Um blogue exige outras coisas que, por esta comparação, parecem mais "pré-históricas".

Num blog gostamos de escrever como quem escreveria numa folha de papel...
Twitter e outros são rascunhos com abreviações :)

Procuro descobrir a utilidade de todos. No face só "brinco" ou espreito qq coisa que possa parecer interessante, mas não sigo nada nem ninguém. Tenho um tweet que não é público. É só para "aquelas frases" que escrevia antes num pedaço de papel e depois perdia... Mas a maior parte das vezes, dessas ideias é que surgem temas para um post num blogue. E desculpa lá o devaneio, a hora é tardia e o cansaço que não tinha já voltou. É isto outra coisa dos blogues.

Mas fico contente por deixar este comentário no teu blogue alienígena. Por vezes vinha ler-te mas estranhava que, mesmo querendo comentar, não encontrava como. Falo por mim mas acho que a maior parte dos teus textos se fecham em si mesmos numa conclusão que «impedem» comentários mais reflexivos. Ou se repete tudo o que o texto já diz e se torna uma repetição, ou os únicos comentários possíveis seriam os banais e desnecessários "concordo", "é mesmo"... Parece pouco.

Já este, como percebes... é de outro tipo! Abraço

Cumprs

 
At 9:02 PM, Blogger Alien David Sousa said...

ALFACINHA

Eu mencionei os comentários porque é um elemento certeiro - no meu caso - para fazer a comparação entre o passado e o futuro. E, não é apenas por este motivo que a blogosfera está a morrer. Tive por exemplo de apagar vários, mais de 10 blogs que se encontravam inactivos.

"Mas reparo que deixar um(ns) comentário(s) num blogue recém descoberto não te dá nem a cortesia de um comentário de retorno"

Pois mas isso já vai de autor para autor.

ALFACINHA PARTE II

"Um blogue exige outras coisas que, por esta comparação, parecem mais "pré-históricas!"

Parte dom problema está aí, os visitantes que tinha no passado, hoje em dia passam o tempo todo no FC. Muitos tinham blogs que fecharam para irem para as redes sociais onde não necessitam de exercer qualquer criatividade/trabalho

Compreendo o final do teu comentário e digo-te mais: no passado cheguei a escrever sobre assuntos com os quais discordava só para ver a reação dos visitantes, no fundo a minha opinião era a deles mas o texto era uma provocação.
Mas olha, tens de estar mais atenta, porque tenho sempre alguns comentários para me darem na cabeça. ;)
Talvez o blog tenha de regressar às suas oirigens, obrigada pelo alerta.
Kisses alienígenos
p.s Aguarda-me

 
At 2:59 PM, Blogger ► JOTA ENE ◄ said...

NÃO CONCORDO CONTIGO

Minha linda, não sei se a popularização do Twitter, do Facebook ou qualquer outra rede social, será a causadora da morte de inúmeros blogues, como pareces recear.

Sim, considero que a blogosfera nunca precisou das redes sociais que refiro em cima para viver ou morrer, a mesma sempre esteve repleta de blogues recém-nascidos, alguns imaturos, à deriva, quiçá, moribundos. Porque, todos nós sabemos que manter um blogue actualizado todos os dias ao melhor nível dá muito, muito trabalho e nesse sentido o Twitter e mesmo o Facebook é a Ilha do Paraíso da Internet, onde se pode passar férias merecidas. Alguns escolhem não regressar.

Eu, continuarei fiel aos tradicionais blogues … até que a morte nos separe!

Confesso, tenho conta no Twitter, HI5, Orkut, MySpace, Facebook, Fotolog e até Flogão, aliás, faz parte da globalização do mundo virtual nos dias que correm, mas continuo a ter um carinho muito especial pelos blogues e a respectiva blogosfera.

Óbviamente, os blogues não desaparecem, os autores apenas se transferem para o Twitter ou Facebook, felizes da vida por terem encontrado uma forma mais prática de prosseguir a sua presença na Internet sem deixar de interagir e comunicar com os outros.

Os blogues por sua vez, continuarão enquanto for visto como uma vocação, um prazer, um acto de comunicação mais profundo, uma forma de dizer, através da escrita ou da fotografia; – "estou presente e sinto que tenho alguma coisa a partilhar, tais como, ideias, histórias, convicções e sentimentos”.

Como tal ... VIVA A BLOGOSFERA!!!

OBS: O Jota tem 12 ou 13 blog's (todos actualizados)

PS - Tenho post novo, onde vem contrariar a tua tese. Pois ali refiro que cada vez tenho mais comentários e seguidores.

 
At 6:00 AM, Blogger Alien David Sousa said...

JOTA

"Óbviamente, os blogues não desaparecem, os autores apenas se transferem para o Twitter ou Facebook, felizes da vida por terem encontrado uma forma mais prática de prosseguir a sua presença na Internet sem deixar de interagir e comunicar com os outros."

Jota,aqui está a grande diferença entre nós. O blog tem uma forma muito única de comunicar que nada tem a ver com o tipo de comunicação das redes sociais. Quando alguém largar um blog porque dá trabalho e vai por exemplo para o FACE, é porque prefere andar no Bla Bla Bla mais simples,do que dispender tempo a criar verdadeiramente textos que cativem outros a comentar.

Aqui usamos as palavras para passar uma mensagem. Tu sabes muito bem porque não és nenhum totó que nas redes sociais, 80% ...anda no engate ou nos jogos...agora comunicar como num blog?!?!? NÃO!!! Nada parecido.
Mas isto sou só eu ;)
Kisses JT

 
At 6:05 AM, Blogger Alien David Sousa said...

P.S
Quanto à parte dos seguidores. Já te dei os parabéns. Mas não concordo que é mais dificil ter seguidores num blog sobre sexo. Pelo contrário, é sempre um tema em que todos querem meter a colher. Acho mais dificil ter um blog que aborda todo o tipo de assuntos, o problema no que toca aos seguidores nesses blogs é que muitas das vezes escrevem sobre um tópico que agrada apenas a alguns seguidores assim sendo os outros não comentam, e outras vezses dá-se o oposto.

E remato só para te dizer que quando escrevo sobre sexo é quando tenho mais comentários.

Kisses JT

Uma última nota; o tempo que um post fica "no ar" também contribui para o aumento dos comentários. Ex: se eu escrevo um texto hoje e amanhã outro, o de hoje provavelmente terá muito poucos comentários porque as pessoas na generalidade comentam o último. Enfim....é isto

 

Post a Comment

<< Home