Saturday, April 01, 2006



-

Casa pia.

O Estado paga!
-
Este assunto cheira mal, muito mal mesmo. Serei eu a única pessoa a não perceber patavina do que se passa com o caso “Casa Pia”? O odor dos Aliens do mal é tão intenso.
-
-

Então é assim: O Estado foi condenado por um Tribunal Arbitral a pagar mais de dois milhões de Euros de indemnizações a 44 vítimas de abusos sexuais da Casa Pia de Lisboa. Os juízes deram como provado que os jovens foram abusados sexualmente e que muitos desses abusos ocorreram por negligência dos responsáveis da instituição pública de ensino.
As vítimas ficam obrigadas a abdicar de interpor qualquer outra acção indemnizatória contra o Estado, mesmo que provando-se, em julgamento, que houve abusos sexuais e que os mesmos foram perpetrados por negligência dos responsáveis da Casa Pia.
-
O.k. O Estado vai pagar. E os culpados, aqueles que abusaram fisicamente dos miúdos? Esses também vão pagar? Não me parece. Este caso arrasta-se e os suspeitos já andam todos cá fora. Isto é uma vergonha. Tudo o que tem a ver com este caso é uma vergonha.

Que raio de justiça é esta que nós temos? Cheira-me que o Estado vai pagar porque a nossa justiça não presta e as vítimas já o perceberam. Quanto aos culpados, “free as a bird”! Sou só eu a achar que os miudos merecem justiça?

Para saber mais sobre este caso é só dar um pulo à Visão on Line.

16 Comments:

At 11:16 PM, Blogger A Minha Sombra said...

Meu caro Alien, este caso CASA PIA, já se tornou ridiculo. Está mais que visto que os verdadeiros culpados vão sair inocentes. Enfim, assim anda a justiça em Portugal. Bom fds, Alien.

 
At 1:14 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Sombra, sabes o que é ainda mais grave. É a perda da confiança na nossa justiça. Quem sabe se um dia um de nós pode precisar dela?? E aí? Vai doer.

 
At 2:42 AM, Blogger claudia said...

Boa noite:)

Infelizmente justiça neste Pais não é o forte.Este "Caso Pia"tem mais buracos,mentiras e "cães grandes"que nós nem imaginamos.

Bjs!

 
At 3:34 AM, Blogger Nekynho said...

Eu dei um pulo à visão online, mas o problema é que fiz vários buracos no chão até chegar lá. Disseram-me que era do excesso de peso lol

 
At 5:18 AM, Blogger psac74 said...

Os verdadeiros culpados vão sair inocentes?!
Os verdadeiros culpados, às tantas, nunca foram abordados, nem referenciados!

Ps - Eu também já não percebo patavina deste caso. Aliás, eles estão a conseguir o que queriam:
1 - inicialmente, o despoletar do caso deu para distrair atenções das borradas do Durão & Portas (verdadeira novela lusitana);
2 - agora, a embrulhada é tal que já ninguém percebe nada;
3 - o desinteresse pelo caso,a nível nacional, é notório;
4 - vai tudo cair em saco-roto!

 
At 6:26 AM, Anonymous Anonymous said...

Querida Alien’s, que bom voltar-te a ler.

Sobre este assunto, e porque desconheço o teor da decisão em causa, ainda não me pronuncio mas deixo as seguintes questões:


Primeira, o Tribunal Arbitral foi criado pelo Estado (Ministérios da Solidariedade Social, Finanças e Justiça) em 2004. Pergunto: o Estado reconhece que agiu mal e auto-condena-se????!!!!!!!

Segunda, Ainda decorre o julgamento criminal, para apuramento ou não da prática dos crimes de abusos sexuais.Porque foi que o Tribunal Arbitral, que presumo que não tenha ouvido os acusados, se antecipou e concluiu pelo veredicto: culpados? Porquê antes de terminus do julgamento criminal? Que repercussão (estratégia) vai ter esta decisão no julgamento em curso? Teremos duas decisões contraditórias?

Terceira, o Estado foi considerado responsável. Então os responsáveis do Estado (funcionários, ministro que tutelaram a casa pia, etc) devem repôr nos cofres do estado a quantia que será desembolsada a titulo de indemnizações?


boa noite

 
At 6:36 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Sabes o que é triste?, é que acho que tens razão psac74. Isto é que é triste.


Obrigada Asna.
Eu ando às apalpadelas.É assim: Sei que os juizes eram figuras fora do meio politico, em principio imparciais, o curriculum deles fala por si. Quanto a esta decisão ter sido tomada durante o decurso do processo criminal, eles justificam-se dizendo que todas as provas vão ser queimadas. :|
No meio desta confusão, há uma coisa que eu sei, como o estado foi julgado culpado, sou eu e tu com os nossos impostos, que vamos pagar as indeminizações às vitimas...isto é por demais bizarros asna!

 
At 6:57 AM, Anonymous Anonymous said...

Ok, Alien's. Pareces estar mais por dentro do que eu. Não li a decisão. Mas pensa: são imparciais, fora do meio politico, os curriculuns falam por si, etc, mas foram designados pelo Estado.

As provas vão ser queimadas???? Mas nem precisava haver provas, basta que digam publicamente que o Estado é responsavel para todos os portugueses concluirem que os gajos praticaram os crimes, não é assim?

Por +ultimo, concordas comigo: se o estado é culpado, encontrem-se os culpados dentro do estado e estes que reponham a quantia que vai ser paga.
Minha amiga, o que eu estou a querer dizer é que defendo a responsabilidade de todos os funcionários públicos sem execepção, incluindo ministros e deputados. Responsabilidade disciplinar e civilmente. Não podemos continuar a premear a actuação deles com simples perda de mandato ou demissão. É muito pouco ´quando comparado com a gravidade e dimensão dos resultados da actuação.
fica bem

 
At 7:00 AM, Anonymous Anonymous said...

ah, devia assinar Eu, mas deixa-me avisar-te que a asna e a "Eu" são a mesma pessoa. ok?

 
At 3:23 PM, Blogger pedro oliveira said...

Concordo com a asna quando diz:

«encontrem-se os culpados dentro do estado e estes que reponham a quantia que vai ser paga.
Minha amiga, o que eu estou a querer dizer é que defendo a responsabilidade de todos os funcionários públicos sem excepção, incluindo ministros e deputados. Responsabilidade disciplinar e civilmente. Não podemos continuar a premiar a actuação deles com simples perda de mandato ou demissão. É muito pouco quando comparado com a gravidade e dimensão dos resultados da actuação»

se até uma caixa de supermercado quando se engana num troco de «tostões» tem de repor porque não os funcionários públicos ou não, serem, igualmente, responsabilizados de modo a sair-lhes, também, do bolsito?

O facto de concordar com a asna fará de mim um asno?

alien, fica bem... yes, já estamos em primeiro!

 
At 4:48 PM, Anonymous Anonymous said...

Se pensa como a asna é dos bons, junte-se ao clube e seja bem vindo.
(ehehehehehe!!!!!!!!)

 
At 8:21 PM, Blogger Ana said...

ainda querem k os portugueses acreditem na justiça...axo mto bem que as vitimas sejam indemnizadas, e que o Estado tb tem culpa visto tratar-se de uma insituiçõ publica. No entanto seria mto positivo que alem do Estado mais alguem fosse culpado...o que estao a espera p resolver este caso?!?

 
At 8:24 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Ana, concordo contigo. Não é só o Esado que tem de pagar!Parece que nos estamos a esquecer daqueles que abusaram fisicamente das crianças!! Onde estão??
Fica bem

 
At 8:26 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Asna, eu concordo contigo. Mencionei apenas aquilo que li. No entanto é óbvio que também tu perdeste a fé na justiça quando dizes que o Juiz foi nomeado pelo Estado estás a dar a entender que o estado escolheu um juiz corrupto. Ou mais maleável. O que até pode ter sido o caso.
Também concordo quando dizes que todos devem ser reponsabilizados...os funcionários...etc
Mas, estamos a esquecer uma coisa bastante importante.
E os suspeitos? Esses não merecem pagar? Os que abusaram das crianças, vão ficar soltos??
Eu não sei muito sobre o assunto Asna, eu ando às apalpadelas, lendo um pouco aqui, um pouco ali, para tentar descortinar algo. Tem mais lógica serem os funcionários públicos a pagar, do que nós através dos nossos impostos...mas...é o nosso dinheiro que paga os funcionários...por isso...somos nós outra vez a pagar...estou por demais à toa!!
Bjs
p.s. Eu já sabia que tu és "EU" porque num post assinaste ASNA/EU ;)

Pedro, tens de lhe perguntar se ela quer que tu sejas o asno dela lol
Eu também concordo na teoria com o que a Asna disse, mas na pratica...acho que somos nós quem paga!
Ela já respondeu!! lol
Ah, estamos em primeiro e queremos lá permanecer...vamos lá a ver se o Gil vicente nos oferece uma agradável surpresa!;)
bjs

 
At 3:25 AM, Blogger António Almeida said...

cheira pior do que quando o Freitas do Amaral abre a boca!
também não percebo como é possível uma decisão destas, quando ainda decorre o outro julgamento.

 
At 2:39 PM, Blogger Elisheba said...

Para mim o verdadeiro problema que ronda os tribunais está na PURA CORRUPÇÃO. "JUSTIÇA" é apenas um nome pelo qual se infiltram para ganharem poder, estatudo e MONTES de regalias.Julgar justamente quem sofre de subjugação e maus-tratos de toda a sorte, é muito secundário.Já faz falta os super-heróis, justiceiros que andam nas ruas a lutar pelos indefesos. Isso não interessa nada.
Confiar na Justiça Portuguesa???Hummm...E VIVA O PODER, AGORA E PARA SEMPRE!!

 

Post a Comment

<< Home