Monday, October 09, 2006

Image Hosted by ImageShack.us
A Publicidade vista por dentro.
-
Sendo esta a minha profissão não quero parecer pretensiosa neste texto. Mas, dar a alguns uma visão interna do fascinante - para alguns - mundo da publicidade.
-
Para começar, temos aqui um brilhante anúncio. Respira simplicidade, algo que rapidamente aprendemos, quando mais simples for o anúncio melhor. Quanto mais directo for o conceito, melhor. Este anúncio é o que nós criativos chamamos de anúncio para concurso. Para prémio.
-
Todos nós, criativos, temos no nosso portfólio - pasta com vários anúncios - determinadas peças que sonhamos ver um dia na rua, mas claro que isso nunca vai acontecer. E agora é que começa a viagem por dentro de uma agência de publicidade.
-
Muitos de vós queixam-se que há muita publicidade de merda. É verdade. Nós sabemos. E querem saber como ela é feita? Então é assim:
A "Account"
- pessoa responsável em lidar directamente com o cliente e posteriormente passar as informações aos criativos -, entra na sala dos criativos toda entusiasmada/o com o Briefing (dados, objectivos , meta ) para uma nova campanha, digamos de imprensa. Dá o Briefing às duplas e pede criatividade.
-
Boa. O tema não é engraçado, mas vamos lá. Reunimo-nos na sala de reuniões - desculpem a redundância - e cada um manda ideias para o ar, e falamos de filmes e de como A é mesmo parvo e B tem a mania, até que um de nós diz algo que faz sentido. Começamos a escrever e a trabalhar de volta daquela ideia.
-
Depois de um dia de volta dos computadores, às 8 da noite está feito, é nós orgulhosos.
-
No dia seguinte, apresentamos a campanha ao Director Criativo, que gosta. Temos o aval para entregar à Account. Que marca uma reunião com o cliente.
-
Quando regressa, diz que o cliente gostou, MAS...trás uma lista de coisas a alterar.
O logotipo tem de ser maior. O headline não é bem o que ele procura, o que é chato porque a campanha baseava-se nas piadas dos headlines. O cliente (Alien do Mal ) quer mudar a cor do fundo. O nosso era branco.
-
Resumindo, após tantas mudanças, nós temos vergonha de dizer que aqueles anúncios que estão a sair nas revistas foram feitos por nós.
-
Se os clientes, deixassem os publicitários fazer o seu trabalho, talvez vissem resultados. Temos excelentes exemplos no estrangeiro: Absolut Vodka, por exemplo; por cá posso mencionar a Optimus, TMN, e Vodafone.
Quanto aos outros, continuam a querer fazer o trabalho para o qual nós somos pagos.
-
E é assim que se criam anúncios de fechar os olhos, ou virar a página bem rápido.
É uma luta e podem perguntar a qualquer publicitário. As agências não lutam para ser criativas lutam para que os clientes as deixem ser criativas!
-
Da próxima vez que virem um anúncio que é uma bosta, já sabem como foi feito!
Teve uma mão de um Alien do Mal.
-
E isto, não sou só eu. E como diz um amigo meu: há dúvidas?

57 Comments:

At 1:21 PM, Blogger Miudaaa said...

Amiga... como eu te entendooo... mas levanto, um pouco mais a ponta do véu, que eu sei que conheces... o "problema" muitas vezes não é do Cliente Directo, que até estudou até respeita as propostas da empresa que escolheu para desenvolver a campanha... o problema está no topo e no momento em que ele olha a campanha e... te diz "diga lá aos seus amigos que o Logotipo nem de binóculos se vê"...

Sabes que um dia descobri que a campanha de outdoors tinha visibilidade se eu escolhesse os espaços que o senhor fazia, de casa para o escritório, do escritório para o restaurante que frequentava etc... Pode???

um beijo da miudaaa

 
At 3:04 PM, Blogger jomaolme said...

Quando se contrata uma empresa ou pessoa para fazer um trabalho, é pq não somos capazes de o fazer tão bem!!
Mas quase sp acontece o que descreves! O produto final nem sp é o melhor, pq foi feito conforme o cliente exigiu!
Mas sendo assim, pq é q as pessoas insistem em por dinheiro fora???!!!
Ou se contrata e se aceita o trabalho, ou então não vale a pena contratar!!

Beijokas

Boa semana

 
At 3:06 PM, Blogger ah e tal said...

MIUDAAA said:

"diga lá aos seus amigos que o Logotipo nem de binóculos se vê"...

AHAHAHAHAHAH


eu já comento mana!

 
At 3:13 PM, Blogger ah e tal said...

quanto ao processo que acabaste de descrever tenho uma coisa muito clara a dizer: AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!
e mais esta: AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!
PRONTO É ISTo podem continuar.

 
At 3:41 PM, Blogger Barão da Tróia II said...

Enfim, como se dizia na tropa " Manda quem pode obedeçe quem deve" . Boa semana

 
At 4:33 PM, Blogger António Ferro said...

Dá vontade de espetar duas galhetas no cliente e dizer "tá calado que não percebes ponta!"...

Mas aí era o mesmo que dar um murro nas tetas da vaca só porque ela não dá leite achocolatado com um toque de baunilha...

Enfim...

Beijinhos para a sra. d. Alien!

 
At 6:40 PM, Blogger tulipa_negra said...

obrigada linda, pela perspectiva do outro lado da questão.
é engraçado porque, quando vejo anúncios menos bons, nunca achei que a culpa fosse dos criativos...
no meio da comuncação social também acontecem coisas parecidas... :-(
beijocas

 
At 7:38 PM, Blogger marta r said...

É uma frustração lidar com clientes que nada percebem do assunto mas que gostam de deixar a sua marca...
Percebo-te lindamente.

 
At 7:38 PM, Blogger Zorze Zorzinelis said...

Tens toda a razão, caro primo; mas isso só acontece porque os empresários portugueses têm um espírito provinciano! *** Besos!!!

 
At 7:40 PM, Blogger menir said...

Passei de raspão por esse mundo e digo-te que fiquei um pouco...nauseada... Exactamente porque todo o bicho careta acha que tem de opinar sobre algo que o seu entendimento (mui curto) não atinge. Participei em alguns trabalhos que não obedeceram a esta descrição, mas poucos. Outra coisa que me deixou verde foi os exemplos claros de machismo e xenofobia que muita malta (masculina e feminina) alardeava com o maior à vontade, espero que não tenha sido demasiado representativo da àrea... :P

 
At 8:10 PM, Blogger Hindy said...

Um beijinho "hindyado"! :o)

 
At 9:43 PM, Blogger Casemiro dos Plásticos said...

sua maluca!
qual é o produto vai vendido pelas bandas do espaço?

 
At 10:08 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Estrela, infelizmente, em Porugal são poucos os clientes que deixam os criativos criar mesmo.
E a prova disso é que depois arranjamos anúncios fantasma ( que só sairam 1 vez numa qualquer revista) e esse anúncio ganha com facilidade um prémio.



LOL Miudaa, acredito...acredito...são pessoas básicas. Que dizer.
Quanto ao logotipo é a piada do costume entre nós!:|


Jom, eles contractam uma agência porque lançar uma campanha não é apenas fazer uns quantos anúncios de imprens,ou Outdoors , ou Mupis,ou Tv. Tem de existir um plano de meios , isto é tem de haver uma estratégia para os horarios dos anúncios de TV, têm de ser contratadas empresas de meios etc...é um trabalho complicado.
Mas, infelizmente é na parte criativa que eles conseguem meter a colher! :|



A MINHA MANA AH E TAL APARECEU OUTRA VEZ PESSOAL.
O berro dela é justificado. Ela está a trabalhar no mundo da publicidade lol



Barão, mas está mal e vocês também sofrem com isso! Porcaria na TV, as revistas...enfim



Nosso Monarca, esse é o problema. Mas acredita que existem agências em Portugal que já se dão ao luxo de negar clientes.
Isto é um segredo, eu trabalhei esta conta e sofri para caraças mas ninguém no mercado quer uma conta que é a MULTIOPTI#$.
Ao seu dispor, bjs


Tulipa, agora já sabes! ;)


Thor, é estafante. E muitas vezes é mais estafante psicologicamente. Porque uma noitada pode ser divertida, mas quando nos estragam o trabalho, ficamos de rastos.



Marta, é...ainda bem que não tenho licença de porte de arma ;)


Zorze primo, aí está. Eles controlam o negócio e querem controlar também áreas que não dominam. E acabam por prejudicar o próprio negócio.


Menir, na parte criativa -a minha -não existe essa coisa Homem/mulher. Nós trabalhamos em duplas. E temos sempre um problema para resolver. Não me interessa se é o Zé a ter a ideia ou eu, o que interessa é que ela apareça.
As brincadeira são normais. Se uma rapariga se ofende porque chega de manhã e um dos gajos diz uma piada parva, então coitada. No meu caso já nem acontece, mas quando acontecia,respondia e no dia seguinte era eu a mandar uma boca.
Noutros departamentos, talvez Accouting , acredito que seja diferente.



Hindy, adoro os teus beijinhos :D
BJS

 
At 10:09 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Case, essa é tão fácil...a Coca-cola :D

 
At 10:41 PM, Blogger hole in my vein said...

É. Realmente é um trabalho aborrecido! Sendo assim, claro!
Enfim, estamos todos sujeitos ao tampão...

 
At 11:22 PM, Blogger ah e tal said...

eu gostei foi principalmente na piada da miudaaa a parte do
"DIZ LÁ AOS TEUS AMIGOS..."
tipo cambada de gente inútil e relaxada!

uando têm um mau gosto e uma falta de profissionalismo enorme.....e não sabem o conceito de metade das nossas (criativos) coisas nem querem saber! e nós dizemos querem ficar no prejuízo (pq a publicidade é essencial para as empresas) FIQUEM!!!!

 
At 11:26 PM, Blogger Nunovsky said...

Eheheheh! Eu até percebo um bocadinho de publicidade, ou não estivesse eu a namorar com alguém que estudou publicidade e procura trabalho nessa área!

Já agora, essa imagem é uma publicidade do domínio do fabuloso ;)

 
At 11:28 PM, Blogger Belzebu said...

De facto o mundo da publicidade deve ser fascinante quando podemos fazer exactamente aquilo que idealizamos, mas tal como em tudo, há sempre os tais alliens do mal que nos impedem!!

Quanto á imagem do amigo Pinóquio é a prova que os publicitários são uns exagerados!!!

eheheh!! Saudações infernais!!!

 
At 11:28 PM, Blogger ah e tal said...

vou-te contar uma campanha básica da danup proposta para nós e estavamos a concurso enquanto eu ainda estava na faculdade!epa!tinhamos todos ÓPTIMAS IDEIAS!!!!ÓPTIMAS!!!E O CABRÃO DO CLIENTE VAI-ME PÔR UM HOMEM NÚ A CORRER PELA PRAIA???????!!!!!!!!!!!!eu quando vi o spot só me apeteçeu partir a televisão e a campanha foi relativamente recente!!

 
At 12:06 AM, Blogger menir said...

Bom, mas vou-me então restringir ao assunto... Como trabalhei transversalmente na earea de animação e design acho que nos aconteceu de tudo nesse período de tempo... Desde ter de explicar o que são cores primárias até dizer frontalmente que a ideia não tinha leitura para um spot de 30 segundos (e a agradecer aos santinhos que assim fosse). Estou com o Zorze, espírito provinciano e mente fechada (com aquelas palas dos burros). Acho que o melhor exemplo ainda assim foi o de um caso em que o cliente se negou a ter uma reunião com um criativo porque ele tinha piercings...

 
At 1:13 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Hole ( covinhas) NÃO É UM TRABALHO ABORRECIDO! Eu adoro o que faço. Mas já gostei mais, quando comecei e estava cheia de ilusões.
Agora de aborrecido não tem nada, um dia nunca é igual ao outro.
bjs



Ah e tal, é isso mesmo mana. Não há mais a acrescentar!


Nuno, sem dúvida. É BRILHANTE :D


Belzebu lol Só tu



Mana, habitua-te LOL é o meu conselho e quanto mais depressa melhor. Cria calo, senão...OUCH!



Lud, quando se trata de algo que gostamos tanto, acabamos sempre por ser um pouco parciais. Mas como aqui retratei, o mundo em que vivo não é tão fascinante como muitos pensam. E acho que consegui destruir uma certa imagem que muitas pessoas tinham dos criativos. Para meu bem ou mal.



Ah ok menir, estás a falar de que tinhas de explicar ao cliente cenas básicas. Pois...não é novidade. Se é que percebi bem o teu comentário.

 
At 1:27 AM, Blogger ah e tal said...

mana e o MACHISMO QUE EXISTE???????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 
At 1:40 AM, Blogger ah e tal said...

em relação à bocas que atiram concordo mana qdo a menir focou o assunto /homem/mulher as duplas......LOL é o normal...é só palhaçada lolol ; )

 
At 2:38 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Mana, eu não me posso queixar. Tens de aprender a ganhar o teu espaço.Com a genialidade das tuas ideias.

 
At 3:23 AM, Blogger ah e tal said...

mas existe pa, quer a ideia seja boa quer não...desculpa lá mas não sou só eu que observo..

 
At 4:35 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Mana, nos departamentos Criativos por onde passei, nunca sofri desse mal. De cada vez que chegava a uma agência nova, já sabiam de onde eu vinha. Quando não sabim, no primeiro trabalho ficavam a saber.

Na tua situação é diferente. Não te esqueças disso.
bjs

 
At 4:42 PM, Blogger Dora said...

Oh Alien, tens a minah profissão de sonho!
Sniff Sniff...

Acrescenta-me no msn. O mail está no profile.

 
At 4:43 PM, Blogger Dora said...

By the way: esta pub está muito fixe. Não conhecia...

 
At 6:25 PM, Blogger 1/2Kg de Broa said...

E quem fez a publicidade do Azeite Gallo? Um prémio para essa pessoa!

 
At 7:01 PM, Blogger Catarino said...

Obrigado por esta explanação do mundo da publicidade, um mundo à parte e não tenho a menor dúvida que se vos deixassem trabalhar à vontade sairiam coisas grandiosas...
Aliás como tu disses-te os melhores anúincios são precisamente aqueles em que não há mão do Alien do MAl...
beijo

 
At 7:27 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Dora, não acredito que depois de tudo o que escrevi ainda aches que é um profissão de sonho ;)Eu sei que tu adoras Pub. Gosto bastante dos anúncios que escolhes para colocar no teu blog :D
bjs



Broa, O anúncio do Azeite Galo saiu das cabecinhas dos meninos da BBDO. E não foi uma só pessoa ;)


Um beijo Blackscorpion, com força havemos de eliminar os Aliens do mal, em todas as suas áreas! ;)

 
At 7:34 PM, Blogger Unknown said...

É a realidade de que, quem pode manda, mesmo que não mande nada de jeito nem saiba o que está a fazer...
Beijo

 
At 10:05 PM, Blogger Nomyia said...

É verdade que o cliente é que tem a faca e o queijo na mão mas, se contrata alguém para obter aquilo que não tem (criatividade) então mais vale deixá-lo fazer o seu trabalho. Até porque acho bem mais dispendioso efectuar uma campanha que depois na prática não surtirá o efeito desejado.
PS: Deixei-te lá uma resposta em relação aos mitos.
*****

 
At 11:00 PM, Blogger Faneca [de má raça] said...

Eu estou do outro lado... estou numa empresa que compra o trabalho aos criativos... enquanto estava a ler o teu post recordei-me do que se passa aqui todos os dias... e mete-me uma raiva os anúncios estarem a ser alterados e a ficar tudo cada vez mais feio, cada vez pior... o cúmulo é quando eles chegam a um ponto e pedem para ver o primeiro anúncio... aí é de bradar aos céus... só que depois... nós como somos as mediadores entre os big bosses e as empresas é que apanhamos com todos os ataques de fúria de um lado e do outro. Saimos daqui com um ovo cozido na cabeça... chiça... deem-me patroes do século XXI

 
At 12:17 AM, Blogger crt said...

Olá Alien!
Olá ha e tal! Como vão as meninas?
Pois é, se já advinharam vou pedirvos para ficarem caladinhas. ok? Vá lá, é um pacto de amigas. Fui obrigada a enterrar a nossa outra amiga!! Coisas da vida.
Recuperada da perda, estou de volta.
ah e tal, espero que na minha ausência não tenhas deixado de dar banho ao cão, ou era ao gato? Passou tanto tempo que já nem me recordo.

ps: Alien, desculpa a ausência.

 
At 2:21 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Cruzeiro, temos de continuar a combater os Aliens do Mal. Não desistir, ter esperança!:|
bjs


Nomyia, era tãooooooooooooooo bom que todos os clientes pensassem como tu, mas a realidade é aquela que eu descrevi no texto:|
MITOS URBANOS :D Já vou ler.
bjs



Bolachinha lol deu-me vontade de rir quando li a parte em que eles pedem para ver o 1º anúncio.Sim,o teu trabalho não é fácil, tu tens de lidar com os Aliens do Mal e com os Criativos.
Que os Deuses do Planeta Fritz te acompanhem sempre ( Deuses protectores);)
bjs



BX, pode ser humano, mas revela-se mais na publicidade. Infelizmente. :|


Crt, o teu segredo está guardado. As saudades eram muitas. Caraças!!! Tenho pensado em ti. A sério. É uma alegria ver-te voltar a casa.
Agora vê se ficas.
Um beijo do tamanho do mundo.
Epá eu , a demonstrar tanto carinho...o pessoal deve estranhar...a Ah e tal já percebeu.
bjsssssssssssssssssssssssss

 
At 3:20 AM, Blogger crt said...

Alien,
deixa um endereço no e-mail do meu mar. Quero enviar-te uma coisa.

 
At 3:23 AM, Blogger crt said...

Pois, é melhor que te contenhas!!!
Não quero cá confusões!! ehehehe
Obrigada pelas tuas palavras.
Mantenho a legitimidade outrora concedida? De comentar como me der na gana?
(sim? então sossega, voltarei certamente)

 
At 3:56 AM, Blogger crt said...

Apeteceu-me e fiz uma brincadeira contigo no meu MAR. Quis pedir-te autorização através do e-mail...como não chegou!!
Espero que não te zangues comigo!!
Se sim, peço ja desculpas antecipadas para atenuar alguma brotoeja que possa causar.
bjs

 
At 4:06 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Tu e a Ah e tal têm cartão verde para dizer o que vos der na cabeça lol São as únicas ;)

 
At 4:46 AM, Blogger ah e tal said...

Asna és mm tu?????????????????????????????????
voltaste?????

 
At 4:51 AM, Blogger Lord of Erewhon said...

Já imaginaste um anúncio para vender a merda? :)

 
At 7:33 PM, Blogger Alien David Sousa said...

LOrd, se me pedissem teria de o fazer e seria um desafio interessante ;)


Thor eu vou ver o desafio. Quanto ao MSN, os ALIENS não o usam ;)
bjs

 
At 7:42 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Crt, gostei da brincadeira, da invasão dos Aliens lol No worries amiga ;)

 
At 8:22 PM, Blogger Elisheba said...

Gosto emenso de publicidade! Acho muito interessante pois alem de ter um poder estrondoso é um mundo cheio de criatividade e aprecio as pessoas que trabalham nesse ramo(nao que conheça alguem!!)mas devem ser pessoas muito inteligentes e criativas.

APRECIO ESSENCIALMENTE PUBLICIDADE CÓMICA.ISTO PORQUE ADORO RIR, PES TA LARO!!

 
At 8:24 PM, Blogger Elisheba said...

... e eu calculei que trabalhasses nesse ramo devido aos teus posts!!!e á tua forma de estar!Bjos....nao é graxa!!!:D

 
At 8:33 PM, Anonymous Anonymous said...

...quanto á questao de nao quererem aceitar a sugestão isso é muito comum: atao nan vês que o cliente é que tem o negocio e so ele é que sabe o que é bom??'Hummm???

 
At 8:44 PM, Blogger hole in my vein said...

Ai.... lá tenho eu que explicar...
Aborrecido na prespectiva de que estão sempre a enfrentar bloqueadores de criatividade!!!!!!

 
At 12:41 PM, Blogger H said...

Cliente é:

- Design gráfico;
- Webdesigner;
- Publicitário;
- Criativo;
- Marketeer;
- (...)

TEM O CHEQUE!!!

E o mais giro... Às vezes paga a 3 meses... a 6 meses (porra)... e ainda é tudo aquilo que não teve coragem de ser quando escolheu estudar gestão, economia ou uma engenharia qualquer... pior ainda... pode não ter estudado nada...

MAS... TEM O CHEQUE!!!

 
At 3:32 PM, Blogger Enfim... said...

não há nem pode haver...ehehe. Muito fixe o post. quem manda é quem paga.Bjokas

 
At 7:45 PM, Blogger [A] said...

não tinha a mínima dúvida!e há tantos e tão bons criativos em Portugal...enfim!
não desesperes: passando esta geração, as coisas mudam!(fia-te na virgem e não corras!)
bijou

 
At 11:43 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Visi,é interessante. Sim. Desgastante.Sim. Apaixonante.Sim.Esgotante.Sim.É um mundo onde os dois polos se tocam,o ódio e o amor pela nossa profissão.
bjs



H. claro que espero que o dono da agência ao fim do mês me pague. Mas não é por aí, é dia após sofrer um desgaste enorme, que muitos de vós não fazem ideia de que um criativo sofre.



Enfim, obrigada. Agora já sabes ;)


A, era bom era ;)
bjs

 
At 10:55 PM, Anonymous Anonymous said...

realmente a publicidade que se faz em portugal é muito má, e falha de criatividade. As excepções são mesmo as executadas para as redes de telemóvel e pouco mais. Se a culpa é dos criativos ou do cliente?....Será que é só em Portugal que os criativos não têm espaço para a criatividade. Em outros locais do mundo, os anunciantes também não impõem as suas exigências?.

 
At 12:09 AM, Blogger Su said...

gosto de pub bem feita...infelizmente em pt ve-mo-la pouca....culpados? todos....
jocas maradas de coca...cola

 
At 3:33 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Silvia, lá fora alguns clientes podem meter o bedelho, mas acredita que não é como cá.
Estamos muito atrasados em relação aos restantes países.

 
At 3:48 AM, Blogger psac74 said...

É a triste mania de opinar acerca daquilo que nada sabemos.

Concordo quando dás os exemplos de bons anúncios nacionais. Mas dos que enumeras, os da Optimus são os "melhores"!

 
At 9:58 PM, Blogger Alien David Sousa said...

psac74, estas 3 marcas andam taco a taco sempre a tentar superarem-se umas às outras o que é saudável.
Eu já vi grandes campanhas de uma, e grandes campanhas das outras...o que é bom.

 

Post a Comment

<< Home