Tuesday, January 02, 2007

Image Hosted by ImageShack.us
-
Image Hosted by ImageShack.us
-
Quem anda às moscas?
-
Este tópico não pertende ser moralista, apesar de o ir ser.
Contraditório? Sim. Continuem a ler.
Agora que as festividades estão a chegar a um termino, resolvi abordar um assunto que me anda a chatear há bastante tempo. A forma como os terrestres andam a assassinar a língua portuguesa. E de uma forma que os torma mais ridículos do que o próprio assassinato em si.
-
Não sei precisar se tudo começou com as
"sms" ou com
os programas de "instant messages".
O que sei é que muitas vezes tenho dificuldade em ler o que me escrevem. Não que não o entenda, mas porque me custa ler tanto disparate.
O que mais me revolta e acho que também devia, pelo menos àqueles humanos que têm filhos, é o facto da comunicação publicitária - que até é a minha área de trabalho - estar a utilizar este assassinato da língua portuguesa para atrair os jovens.
-
Desculpem lá, mas pagaram uma fortuna para que o Bruno Nogueira fizesse figura de parvo a falar com uma galinha, para poderem mais tarde espalhar cartazes com a frase: " Keres voar?"
Há qualquer coisa estranha aqui?
Porque da última vez que verifiquei;a palavra "queres" ainda era escrita com um "Q" e não com um "K".
Segundo exemplo, andamos todos a sorrir e a dizer aos pulinhos uns para os outros: "mudasti"!
Pois é! Mas a última vez que verifiquei, escrevia-se "mudaste".
Pode parecer ridículo, mas se os putos do liceu já davam erros ortográficos, imaginem agora com a ajuda da publicidade e da nova linguagem usada nas sms e mensengers. Vai ser uma festa! Suicido em massa dos professores de português.
-
O meu pior pesadelo é saber que as línguas são mutáveis e imaginar se esta geração consegue realmente destruir a que temos no momento e, digamos que em 2016 ou por aí, vamos ter romances com diálogos do tipo:
- Já tens plans pa hj?
-Na mor!
-Pq?
-Px sabes na faxo plans pa nada.

-Queres ir dp amanha cinem?
-six
-pk nao jantamos antes?
- k,boa.
-8 tua casa gosto becas ti.

-Tb
-
E esta será a linguagem dos futuros romances da pátria . Lindo, huh?
Agora digam-me, eu devo andar a apanhar moscas por não aderir a esta moda. Um "K" numa sms de vez em quando lá vai, mas no msn, por favor, se estou a falar com a pessoa é porque ela tem tempo para me ouvir, não vou passar a escrever que nem uma atrasada mental que esta cheia de pressa paras apanhar um comboio imaginário.
Só mais uma coisa, imaginem a dor de cabeça que deve dar, ler um romance escrito com o tipo de linguagem que exemplifiquei no diálogo. Os amantes da leitura terão de começar a pensar em alternativas ou então, reler até à exaustão os clássicos porque o futuro não me parece brilhante nesta área.Quem pára os assassinos?
-
Eu sei que nada vai mudar. Cada vez se vai escrever pior em Portugal, mas tinha de desabafar. E se consegui mudar, ou fazer pensar pelo menos uma pessoa, já levanto os braços para o céu e agradeço aos meus deuses alienígenas.
-
Mas isto sou só eu.
-
Eça,perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.

83 Comments:

At 10:47 AM, Blogger Hidden_Romeo said...

Mas é que nao sabem mesmo...
lol
Eu ate tinha umas boas para dizer mas o champagne ta me subindo aqui acima...

 
At 1:41 PM, Blogger Diabba said...

Mau mau mau mau... grrrrrrrr

K'inferno!!! grunffff eu gosto de Kapas!!

Lá vai ter k ser... vou ter que te ridentar... ah pois vou!!

ops... tá ali um "que" escrito à moda antiga... raios!!

Beijo de enxofre

P.S. Tens razão, mas eu uso "K" em sms e no msn, mais por uma questão de rapidez de escrita k outra coisa, os dedos têm o mau hábito de não ter a mma velocidade que o meu pensamento!
Olha que eu faço grande uso da lingua portuguesa em forma escrita... e, não me socorro de dicionários, heheheheheh

 
At 6:38 PM, Anonymous Anonymous said...

Onde quer que estejas, por onde quer que andes, seja 2007, 8 ou 9... Nós, na Terra, passámos um novo ano. Para ti, desejo-te um Ano Novo cheio de sucesso!

 
At 8:43 PM, Blogger Casemiro dos Plásticos said...

mundaçam-se os tempos mudançam-se a vontades!
bom ano alien

 
At 10:36 PM, Blogger ah e tal said...

Mana...agora disseste tudo!!!!Nem eu diria melhor!!!(onde é que é a revolta?dia e horas??)
Aliás eu e tu já tinhamos discutido isso, lembraste daquela fan do grupo cujo o mail tornava-se aflitivo de ler, era só "k´s" "x´s" "becas" "bué" tudo junto em frases em frases tornava-se impossível alguém traduzir(se conseguisse reproduzir, reproduzia mas é uma tarefa quase impossível e infeliz)!!!

UM BEIJO GRANDE!!

p.s:o anúncio do Millenium tb é aflitivo....

 
At 11:23 PM, Blogger zé lérias (?) said...

Aperto-te a mão, concordando contigo.

Mas deixa lá, amiga, não vale a pena ficares triste e enfrentá-los, já que, mesmo sem esses "assassinatos", eles/elas não conseguem transmitir-nos grandes ideias.

Os "assassinos" já formaram uma federação de sindicatos a nível internacional. Vai ser difícil detê-los.

K s fdam! - digo eu, que nunca escrevi nada de jeito.

Um beijo astral com o desejo de que 2007 seja um bom ano para ti

 
At 11:35 PM, Anonymous Anonymous said...

a cereja em cima do bolo é a frase final: "Eça,perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.", eh eh! ;)

confesso q uso abreviaturas em sms e mm em comments de blogs, mas só uso aquelas q considero q ñ desvirtuam a língua, p exemplo para "que" uso "q" em vez de "k"...

 
At 1:04 AM, Anonymous Anonymous said...

Não te admires Alien, que até os que deviam preservar a língua materna, andam numa cavalgada para a assassinar com essa “treta” das TLEBS (Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário)… Não sei qual é a ideia dos sujeitos, mas julgo que é uma forma de justificarem o dinheiros que ganham, que por sinal não deve ser pouco…

 
At 1:21 AM, Blogger António Almeida said...

tens razão!

 
At 2:02 AM, Anonymous Anonymous said...

E que tal apenas dizer que não?

Não te percebo.

Não te compreendo.

Não gosto.

Por favor, repete, em termos de gente.

Chateia-me muito mais o "esqueces-te" em vez de esqueceste e outros que tais. Não acho que seja complicado, apenas basta saber ler e ver que a sílaba tónica não bate certo. Raios, em caso de dúvida, não usar o hífen. É mais frequente não precisar dele que o contrário...

Mas divago.

O que queria dizer é que se uns puxam para um lado que não agrada, convém "puxar-mos" (como viram, se tivesse dúvidas e seguisse a minha orientação, tínha-me safo) para o outro.

Bem mencionado dona Alien. Beijos

 
At 2:19 AM, Blogger Diabba said...

Não é "ridentar" é TRIDENTAR!!

ahhhhhhh... não gosto de Eça... dele só li o que me obrigaram... na minha já longinqua juventude!

beijo de enxofre

 
At 3:38 AM, Blogger Alien David Sousa said...

furacão das ilhas, dizes quando o champagne descer!;)


Diabba,os teus poderes podem fazer efeito nos humanos, mas em mim...ts ts ts não fazem minha querida.;)
" e, não me socorro de dicionários," LOL adorei.
Beijossssssssss



Paulo J. Ribeiro,um 007 cheio de coisas boas para ti!


Case, belo ditado. Neste caso, só me apetece berrar: Foda#$!!!!


Ah e tal, querida maninha espero que não tenhas abusado na passagem do ano!;)Depois falamos sobre isso.
Lembro-me perfeitamente lol era um disparate pegado!:| Eu não sabia que língua estava a tentar decifrar!lolNem eu, nem tu...enfim, agora imagina se essa pessoa decide escrever um livro e se um maluco qualquer o publica? Era giro.
Beijosssssssssssssssssssssssssss grandes


Zé Lérias,"sindicatos a nível internacional"
Meu deus?? Então a coisa está bem pior do que eu imaginava? Vou mas é pegar na minha malinha e bazar deste planeta.
Um grande 007 para ti Zé.



desempregada, não leves a mal o que te vou dizer,ou leva. Quem sou eu para te dizer o que sentir.
Mas isto:

"confesso q uso abreviaturas em sms e mm em comments de blogs, mas só uso aquelas q considero q ñ desvirtuam a língua, p exemplo para "que" uso "q" em vez de "k"... "

Não é um perfeito exemplo do que falo no texto? O que custa escrever " que"? Em vez de colocares um "q".

Um beijo Alienígena


Araj,fizeste bem em mencionar os TLEBS. Também não entendo a ideia por detrás deste disparate. E muito menos os professores que não estão preparados para explicar aos alunos algo que eles próprios ainda não entendem.



Meu António, nunca, mas nunca mais te estrago nenhum electrodoméstico. Tenho tido pesadelos.
Bjs



Meu monarca, antes de mais. Claro que há sempre dois lados para cada questão. Isso não é novidade para ninguém.
Tu aqui não te colocaste do outro lado. Estás do mesmo lado que eu. Continuamos a falar em indivíduos que escrevem mal. Ou que não sabem escrever. A única diferença é que no meu texto eu referi um "grupo alvo" específico. Os que escrevem daquela forma. Enquanto tu, descreves outro grupo alvo. Mas ambos têm algo em comum, escrevem mal. Assim sendo, são parte do mesmo lado da questão. Entendes?
Um beijo.




Diabba, regressaste para terminar o trabalho e acabar comigo?? lol
Estou a brincar, eu percebi o engano no primeiro comentário. ;)
Bjs
p.s o problema é esse, leste obras do Eça quando ainda não estavas preparada. Se naquela altura, te tivessem dado para ler "O mistério da Estrada de Sintra",eras capaz de ter ficado mais interessada por ele. Apesar de ter sido um livro escrito em parceria com Ramalho Ortigão.

 
At 4:19 AM, Blogger Nomyia said...

oia alien n to a ver d k tas a flr.. n sei s tas a ver a cena mas o ppl fala td axim. è giro, mta kidu e fofuxo.

:D

PS:(foi só uma provocaçãozinha)
*****

 
At 4:40 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Nomyia LOL LOL You got me! lol
Beijossssssssssssssssss

 
At 5:19 AM, Anonymous Anonymous said...

eu kdo entrei na moda dos msn's escrevia td cm deve d ser e criticava inclusive a substituiçao do "x", mas akabei por m contagiar com exax coixax,lool! na escola tenh mts abreviaçoes e curiosament n uso "x" nem "K", eh msm so aki na net, kdo eh "a serio" deixo-m dexax coixax!
bm post!

 
At 3:18 PM, Anonymous Anonymous said...

Um post muito interessante o teu, que lança uma questão, importante. Cada vez menos portugueses se sabem ler e compreender. Boa semana

 
At 5:14 PM, Blogger MariaTuché said...

Amiga Alien, sem tempo para te ler mas vim deixar o desejo de um bom 2007, mais tranquilo que 2006 se possivel.

Beijos da amiga terrestre Tuché

 
At 5:16 PM, Anonymous Anonymous said...

Só agora é que te apercebeste disto? :P

 
At 5:30 PM, Anonymous Anonymous said...

abreviaturas em sms, ou em rascunhos (ex.:aulas na universidade), ñ me irritam desde q p'lo menos tenham alguma coisa a ver c a palavra original (o q ñ é grande desculpa, pois temos sempre a opção de escrever palavras inteiras e correctas)....
já posts em blogs (cm já vi) escritos do princípio ao fim dessa maneira, cm se fosse a correcta, já é uma coisa q me irrita! publicidades e afins, cartas, e-mails pessoais e postais (de Natal, aniversário ou outros) escritos com pk, k, faxo, six, etc, também são coisas que me irritam!
é errado abrir excepções, bem sei, mas sou tolerante só até certo ponto!
(e acho que jovens e crianças, que ainda ñ têm um bom domínio da língua, deviam ser proibidos de usar palavras escritas c K ou no futuro teremos diálogos românticos escritos cm exemplificaste... brrrrr!)

 
At 6:13 PM, Blogger Diabólica said...

ALIEN,

Brilhante texto, como não podia deixar de ser.

No entanto, devo confessar que no MSN e em alguns SMS, também já fui contagiada por estes "pontapés na gramática"! LOL

Acho que é mais uma forma de abreviar, mas compreendo que possa ser um mau princípio, sem dúvida.

E esta nova geração de facto exagera, basta ver a sua oralidade, no fundo o que acontece é que escrevem exactamente como falam, ou seja: " MAAALI"!!

Mas, o que me preocupa, é tal como tu ,o futuro literário deste nosso país....

Sim, porque a andar assim não sei onde vamos chegar!!

Beijos.

 
At 6:34 PM, Blogger Haddock said...

Bué de fixe o teu post! Algures escrevi um sobre o "não me acredito" nacional, que nem sequer tem a desculpa da linguagem sms! É a estupidificação total. Só resta "parabenizar" os imbecis, aqueles que nem sequer sabem conjugar o conjuntivo. Abraço.

 
At 9:00 PM, Blogger Pedro said...

*Excelente postagem*



Alien publicitário?!!? (coisa estranha) =)

Tem toda a razão... eu felizmente quase não uso essas expressões.

Numa conversa informal no msn não há nenhum problema mas sem exageros claroo!!

"Putos do liceu" ?!?! Respeitinho...!

Em relação ao seu comentário no meu blog:
Não. O Garfield não tem nenhuma gatinha.

*está muito original o seu blog*

FELIZ ANO 2007

 
At 9:10 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Mymind,tu sabes que eu respeito a tua opinião e gosto que me visites. Mas deixa-me que te pergunte uma coisa: após teres lido o meu texto, não me podias ter feito feliz e ter escrito o teu comentário em português?
O que dizes nele é importante e fiquei contente por saber que não escreves desta forma na escola. Eu mereço menos porquê?
Um beijinho



Barão da Tróia II,é triste. Tu não és um deles. Não penses porque eu não comento todos os teus textos/histórias que não os leio.
bj


Querida Tuché, um 007 em grande para ti e para a famelga.
Beijos



peace_love, não! Mas só agora é que finalmente resolvi escrever sobre o assunto.
S.alienígenas



Fábula,
"e acho que jovens e crianças, que ainda ñ têm um bom domínio da língua, deviam ser proibidos de usar palavras escritas c K ou no futuro teremos diálogos românticos escritos cm exemplificaste... brrrrr!)"
São esses os que me preocupam Fábula. Apesar de achar que existem muitos meninos/as na faculdade que não sabem dividir uma frase.
Beijos



Diabólica, nas sms eu compreendo. Até admiti no texto que um "K" lá vou enviando.
Agora escrever que nem uma atrasada mental, só se perder as minhas faculdades mentais por completo. Não as tenho todas ;)
Bjs




Haddock,"que nem sequer sabem conjugar o conjuntivo." lol SO TRUE!
E digo mais, como já afirmei noutro comentário: nem sequer sabem dividir uma frase.
Bjs grandes
p.s estás a conseguir ultrapassar a cena do top gun?



Pedro,podes tratar-me por "TU".
Quanto à CAT, pensei que fosse a gatinha do Garfield ;)
Em relação aos "putos do liceu"...não te ofendas porque também existem "putos na faculdade" a escrever mal!
Saudações alienígenas ;)

 
At 10:05 PM, Anonymous Anonymous said...

Não tomei lados, apenas referi que dentro do grupo que escreve mal, acho piores aqueles que não sabem usar a linguagem do que aqueles que acham que têm melhores formas de representação.

Porque é disso que se trata. O correcto emprego de signos linguísticos.

Agora essa dos lados? Não percebi donde veio...

 
At 10:15 PM, Blogger hole in my vein said...

EHEH.. este ano tive a feliz ideia de enviar mensagens de natal em que dizia explicitamente que era uma mensagem massificada e em bom português!! claro que fiz essas coisas dos ks e afins! Não sei, cansei-me e decidi chatear os outros! claro que recebi uma mensagem de uma pessoa a dizer que realmente eu não passava do típico portugês!! fabuloso... mas eu sou portugês! E a intenção era mesmo essa!!! :) enfim, se calhar era também pelo facto de eu ter desejado para o novo ano gajos e gajas bons/boas conforme o gosto... mas que raio, a conversa é só essa!!! apeteceu-me também desejar isso!!! o povo fala de futebol e fodas.. para esses temas que se usem os ks e afins... assim menos percebo e não me incomodo!

 
At 10:48 PM, Anonymous Anonymous said...

ja me mudaste a mim lool Brigada alien !!

 
At 1:14 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Meu monarca, apenas me referi aos lados por isto que mencionaste no comentário anterior:
"O que queria dizer é que se uns puxam para um lado que não agrada, convém "puxar-mos" (como viram, se tivesse dúvidas e seguisse a minha orientação, tínha-me safo) para o outro.""

Fiquei com a ideia errada sobre o que pretendias dizer, quando te referias aos lados e a cada um puxar pelo seu.Tens razão no que dizes quanto ao correcto emprego de signos linguísticos, isso é óbvio. Se houve um mal entendido quanto ao resto...blame it on the Alien! ;)

Bjs



Hole,sabes que mais? Fizeste tu muito bem! lol
bj


Dark Rose,não sei se esse "brigada" é irónico ou sincero lol de qualquer das formas; um grande beijinho.

 
At 2:06 AM, Blogger david santos said...

Ó David, até acredito que não queiras ser politicamente correto, mas tenho que ser sincero. Mais correto do que o que aqui apresentas, sinceramente, não vejo onde...
Este trabalho, até um limpinho, "manga de alpaca", era capaz de o publicar num dos jornais diários mais lidos em qualquer parte do mundo. Pois ficas a saber, se me autorizares o plágio, podes ter a certeza que eu próprio o publicarei nos jornais de maior tiragem. Não é que eu seja manga de alpaca, mas...
Parabéns David. E que tal o meu aproveitamento? Pode? Pois se puder ser é só fazeres uma declaração de autorização. O resto é comigo.
A autorização, caso venhas a conceder-ma, tem que a enviar para o meu Mail, que se encontra junto ao meu profile.
Fico à espera, obrigado.

 
At 2:33 AM, Blogger Vegana da Serra said...

Bem, eu adoro ler, e se a malta começa a escrever assim, adeus leitura! Parecem imbecis a escrever, com a agravante de não terem, de facto, nenhum problema mental!!!

 
At 2:58 AM, Blogger Å®t Øf £övë said...

Alien,
Tens toda a razão. Mas este é um caso em que me apetece dizer:
Se não os podes vencer junta-te a eles.
É que o futuro do Português passa mesmo por se escrever dessa forma, e a prova disso mesmo é que até já encontrarmos publicidade a fazê-lo, o que prova que a nossa sociedade está a aceitar a nova linguagem... é pena...
Bjo.

 
At 5:28 AM, Anonymous Anonymous said...

em relação a mim a culpa é da faculdade, porque foi a escrever o que os profs diziam que apanhei o jeito...dps sms, e a koisa foi descambando, tásse, tás a ber?


:p

bjokas

 
At 8:27 AM, Blogger Thiago Forrest Gump said...

Finalmente alguém coerente!

Detesto esta moda de escrever tudo errado!


Abraço

 
At 2:46 PM, Blogger Maria Romeiras said...

Comunicar de forma correcta é importante. Não sou purista nem boa conselheira, mas tenho um filho adolescente que fala e escreve Português (já deixei obra feita no mundo, portanto). Trabalho com outras línguas, de outros mundos: convém que se fale BEM Língua Gestual Portuguesa, convém que se leia BEM Braille (o sistema de abreviaturas existe, naquele caso é lógico por uma questão de economia de matrizes, o que escreves a tinta triplica em escrita braille). Escrever é mais complexo ainda, escrita em espelho. Erros ou variações criativas não podem existir. Voltando à Língua Portuguesa, se a leitura fosse uma paixão, ninguém escreveria "k" para poupar dois caracteres porque sentiria a melodia dos signos. Considerando que um livro pesa mais que telemóvel... Acção directa!

Gostei muitíssimo da tua chamada de atenção. Falarei dela com os meus habitantes das margens, nos quais me incluo com orgulho.

 
At 3:41 PM, Blogger Kaos said...

Eu que em toda a minha vida sempre dei dois ou três erros por palavra que escrevo até vejo a nova forma de comunicação como uma vantagem. Passo a escrever com toda a gente já que os erros deixam de existir. Na verdade também não gosto nada de ver a nossa lingua a perder força e forma com essa nova mania de escrever abreviado, mas há coisas que são inevitáveis e a lingua é viva e muda. Teremos de nos habituar ou então um dia destes deixamos de saber ler aquilo que os nossos filhos escrevem.
Bué de beijinhos

 
At 6:38 PM, Blogger Haddock said...

Alien, há traumas para toda a vida... mas fico muito sensibilizado com a tua preocupação. Qualquer dia peço-te TAMBÉM o endereço msn, cara ad hoc(a)!!! Abç.

 
At 8:43 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu sou daquelas que não tenho o habito de usar os k's e os x's para td. De vez em quando lá escapa...tb me faz confusão ler tanto português mal escrito!

Beijokas

 
At 8:48 PM, Blogger Vício said...

e no msn não tens ninguem que tenha um boneco a chorar e nas mensagens te mande um lol vez sim, vez não sem se enquadrar no contexto da conversa?

também de irritam essas coisas mas há uns tempos ri-me por encontrar um blog duma pita que escrevia assim e no perfil dizia que tinha dificuldades nas aulas de português... dahhh

 
At 9:45 PM, Blogger Elisheba said...

E olha os nossos governantes:
nan se preocupem, táse bem...exte ano ax koixax vao melhorar...é prexixo konfiar que a noxa ekonomia vai crexer.......


opa tu tb!!!!!!!!!má lingua!!!

 
At 11:23 PM, Blogger Belzebu said...

É verdade, estão a assassinar a nossa língua! Imagina que até há escritores famosos, a receber prémios internacionais, escrevendo em português, sem utilizarem pontuação do inicio ao fim!

Esta juventude está perdida!


eheheh!! Saudações infernais!

 
At 2:04 AM, Blogger Alien David Sousa said...

David, sinto-me honrada por teres gostado assim tanto do meu texto.Quanto a o plagiares,a minha resposta vai ter de ser em privado.



Minverva,adorei esta frase tua: " (...) com a agravante de não terem, de facto, nenhum problema mental!!!(...)"lol
É mesmo isso, parecem atrasados mentais, sem o serem.
Bjs



Å®t_Øf_£övë, Se não os podes vencer junta-te a eles? Nunca!Prefiro continuar a escrever como sempre o fiz, dando uns erros de vez em quando, como toda a gente, mas construindo frases com o sujeito, predicado e complementos... e lá vou indo.
Quanto à publicidade, digo-te uma coisa, como Directora Criativa da agência que criou a campanha do BCP, eu nunca aprovaria aquela proposta. Mas isto sou só eu.
bjs alienígena



Nokas, tou a ber e não tou a gostar! ;)
beijos


Thiago Forrest Gump,também eu. E espero sinceramente que seja só uma moda. Porque se assim o for, quer dizer que vai acabar por passar.
Bjs




Maria,antes de mais, parabéns pelo facto de o teu filho não fazer parte dos K falam axxim!

"se a leitura fosse uma paixão, ninguém escreveria "k" para poupar dois caracteres porque sentiria a melodia dos signos"

Tens toda a razão. Lê-se pouco em Portugal e o que vende, a meu ver , é a leitura de cordel. O que não ajuda nada à evolução de um jovem. Há quem diga que se começa por uma Margarida Rebelo e depois se passa para um Douglas Coupland. Eu não acredito nisso. Acredito que se passa de uma Margarida, para outra Margarida estrangeira.

"Considerando que um livro pesa mais que telemóvel... Acção directa!" lol Brilhante...

Um grande beijinho, também gostei bastante do teu comentário.




Kaos,erros de vez em quando todos nós damos. Escrever omitindo determinadas letras propositadamente é escrever que nem anormais. É ter preguiça para escrever como dever ser! :|
Desculpa mas não me vou habituar a escrever e a ler koisas k xão mt pvas!kero maix pa a ling port.
Beijos



Haddock,tu sabes que eu me preocupo contigo. Sei que o trauma foi forte e que a bebida é o teu escape. Eu estou aqui amigo!
lol para o endereço de msn
Beijos desta tua amiga
Alien ad hoc(a);)



Jom,és tu e eu. Bora abrir uma associação de apoio às vitimas dos bombardeados pelos erros ortográficos idiotas?;)
Beijos



Vício, graças aos meus deuses alienígenas as pessoas que tenho no meu MSN são escolhidas a dedo! lol
Não tenho desses! :D
Essa da pita é hilariante. Até dá vontade de lhe deixar lá uma mensagem! :|
Beijos



Visi,minha querida amiga...o que te deu??? Quem raptou a minha visi e colocou no seu lugar uma atrasada??? QUERO A MINHA VISI DE VOLTA JÁ! ;)
Adorei visi! :D
Beijos grandes...não me esqueci do teu mail. Vai ao post da passagem do ano.



Belzebu,como sempre consegues ser brilhante:
" escrevendo em português, sem utilizarem pontuação do inicio ao fim!

Esta juventude está perdida!" lol

O tipo já não é muito jovem! lol
Recado dado e já agora, neste caso estou 100% de acordo contigo!
bjs alienígenas
p.s ah e que odeiam Portugal...

 
At 4:41 AM, Blogger david santos said...

Homónima, temos tempo!
Vou estar em Lisboa, Março, talvez, vamos ter tempo de ver esses escritos. Se viveres perto da Universidade Moderna, é por aí que vou estar uns dias, poucos, mas vou estar.
Quanto à honra, eu é que me sinto honrado por ter o privilégio de ler coisas tão importantes, só ao alcance de poucos. Por isso, quem te está grato, sou eu. Mas atenção! As pessoas que assim escrevem, podem não ser as culpadas. É que podem mesmo não saber escrever.
Parabéns.

 
At 5:53 AM, Blogger Hidden_Romeo said...

Max kal eh a conklusao a k xegaram acerca dexte tema? lol
Eu so uso smileys e o mais que famoso lol.
Daqui a pouco vamos ter um novo verbo: o verbo lolar.
Eu lolo
Tu lolas
Ele lola...
Eu acredito em tudo desde que o "bué" passou a ser parte constante dos nossos dicionarios.
Para nao falar do facto de por vezes substituirem letras por letras sem que se faça uma reduçao de letras na palavra...
Epa... Isto saiu me ca uma sopa de letras...

 
At 8:59 AM, Blogger R.O said...

Kara amiga Alien
axo ke tenz raxão :-)
lol

Isso é linguagem da net e das sms para abreviar,
de vez em quando tem piada.
Epá mas ás vezes recebo sms em que o pessoal escreve TODAS AS LETRAS trocadas, e é sobrecarga de linguagem sms,
por exemplo

"poxo dixer ? kx bjx " metem bué xxx xxx (xis) em tudo,
lol

 
At 9:01 AM, Blogger R.O said...

Amiga ALIEN

falaste no millenium bcp?
ah aproveito para comentar.

JÁ ME ENJOA o Bruno Nogueira, porque é que ainda existem que ache piada ao rapazito?? cabelo despenteado, ar magrela, e a dizer piadinhas sem graça.
e quanto à galinha branca no video do banco, só me ocorre uma ideia:
A Galinha representa os BANCOS,
porque " grão a grão, enche a galinha o papo"

 
At 9:15 AM, Blogger R.O said...

amiga ALIEN

uma boa noticia, a Agência espacial francesa vai divulgar arquivos ovni, são mais de 6000 relatos, alguns deles de pilotos profissionais.
le a noticia no meu blog..

bjs

 
At 2:40 PM, Blogger Elisheba said...

Olá Olá!!!Já tirei as TEIAS!!!!!!!!lololololol...........

 
At 4:23 PM, Blogger Faneca [de má raça] said...

Eu acho que isso do "K"eres e do "Mudasti" é uma das tácticas da Publicidade, baseada no erro, de forma a chamar mais a atenção. o Neolologismo insere-se na conversa por esse mesmo erro... mas isto sou eu de Comunicação Social a falar. Tu deves saber mais que eu sobre este assunto.

Agora em relação às SMS e a algumas mensagens do MSN, digo-te, há algumas que nem entendo... tal é a panóplia de "K"'s e "x" em vez de letras normais.

Acho que se o Eça estivesse aqui hoje, não morria de de doença gastrointestinal de carácter consumptivo, mas de ataque cardíaco.

Valha-nos o Pedro Paixão! LOL (e eu quem sabe num futuro próximo)

 
At 6:31 PM, Blogger Elisheba said...

a publicidade existe para CONVENCER.E para isso quase tudo vale, inclusive assassinar a lingua de Camões.Se a mensagem é dirigida ao jovens, entao há que chegar de uma forma que eles gostam, aliciante e jovem tb.

Até para as crianças já se usa o "bate pé" na publicidade....querem lá saber da educação...qual quê....

As abreviaturas até compreendo que dêm jeito mas os putos acabam mesmo por exagerar tipo colocar um x em vez de um s...nao faz sentido.
(xegar em vez de chegar; keres em vez de queres...)mas uma letra por outra nao.


TOPAX??????;D

 
At 6:37 PM, Blogger Elisheba said...

Opá...esqueceste-te do famoso LOLOL...e esta hein???

 
At 10:11 PM, Blogger Haddock said...

Pois! LOL, LOL, LOL, mas a menina não sai disto! POST NOVO, JÁ! Abç.

 
At 10:55 PM, Anonymous Anonymous said...

Que GARGALHADA amiga ALIEN!!!!

Para além de ter adorado o diálogo, é a primeira vez que vejo alguém escrever o que eu defendo há imenso tempo.
Mas eu sou mais radical.. recuso-me a ler tudo o que assassine a nossa lingua.
Respondo com um: "Não entendi o que escreveste!"

 
At 10:58 PM, Anonymous Anonymous said...

Epá.. num xei pruqueí que ixto duplicou (não sei reduzir esta)

Ixto acontexe xempre no teu belógui

 
At 12:00 AM, Anonymous Anonymous said...

tens toda a razaõ e não estamos cotas. Mas a minha sobrinhe e filho muito se riem quando o meu marido escreve Ok e coloca um ponto final no fim.! estamos meio aliens
jinhos

 
At 3:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Influências brasileiras,
mensagens, o msn, inglês...

Imagina palavras em espanhol,
ou russo...era giro :)

Mas o que eu gostava mesmo era em Alienês!!!

Era sinal que eles tinham chegado!

 
At 3:02 AM, Blogger Alien David Sousa said...

David, eu envio-lhe um email a explicar o que sinto em relação ao plagiar o meu texto.



Furacão Das Ilhas, LOL para essa do verbo LOLAR ;)


Silvo brother,"A Galinha representa os BANCOS,
porque " grão a grão, enche a galinha o papo"
Gostei da comparação :D
Quanto aos relatos de pilotos profissionais...vou passar MESMO pelo teu BLOG. Mal tenha tempo. É um assunto que me interessa.
Bjs alienígenas



Bolachinha de Aveia,concordo 100% contigo...só vou discordar numa coisa ;) no Pedro Paixão...ele às vezes também tem uma certa tendência para lançar livros que não fazem sentido nenhum! Mas isto sou só eu.
Um grande beijinho




Visi,"acabam mesmo por exagerar tipo colocar um x em vez de um s...nao faz sentido.
(xegar em vez de chegar; keres em vez de queres...)mas uma letra por outra nao."

É mesmo isso!
Quanto à Publicidade. Eu sei muito bem que na Guerra, no Amor e na Publicidade tudo vale, desde que não se vá contra o código da publicidade porque o cliente não gosta de pagar multas :|
Bjs



Haddock, meu amigo...dá-me tempo para respirar! Eu não sou uma máquina! ;)
Prometo para breve um post novo, isto porque estar a exigir, se estivesses a pedir delicadamente não levavas nada lol
bjs



Sofia, antes de mais; pois é! Não sei o que se passa contigo e com o meu blog mas já chegaste a publicar 3 comentários iguais uma vez lol
Hoje foram só dois, vá lá ;)
Quanto à tua atitude, é a correcta. Acho que se todos nós - os que gostamos da nossa língua - começássemos a fazer o mesmo, talvez as pessoas que omitem letras mudassem de atitude.
Um beijo
p.s lol para o segundo comentário. Acho que ficas demasiado ansiosa por publicar a tua opinião que vêm em duplicado lol



Isamar,eu sou uma alien...mas será que eles querem ser alien ou serão mesmo assassinos? :|
Beijos



JJ,"Mas o que eu gostava mesmo era em Alienês!!!"
Eu nunca faria uma coisa dessas à língua portuguesa JJ. Eu tenho a minha e respeito a portuguesa! ;)

 
At 3:03 AM, Blogger ah e tal said...

mana........LOL.....estou a gostar das tuas respostas em relação aquele assunto!!e o derradeiro final vai ser um espectaculo, estou a ver!

 
At 5:30 AM, Blogger Hidden_Romeo said...

Ve este link.
Vais te partir a rir Alien.
http://www.youtube.com/watch?v=H015m4nXqfs

 
At 6:35 AM, Blogger  said...

a canhona esta de volta ao gado!
curte 2007 antes k ele te curta a ti!

 
At 6:52 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Mana, obrigada por seres quem és!
Beijos
p.s going to bed now :|

 
At 6:55 AM, Blogger poca said...

grande post!
beijinhos

 
At 7:07 AM, Anonymous Anonymous said...

O SMSês está ai por todo o lado!

 
At 3:33 PM, Blogger Haddock said...

... pleeease!!!

 
At 6:55 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Furacao Das Ilhas, chorei a rir. Mesmo o que estava a precisar neste momento. Hilariante.
Cat, tens de ir a este link mana. lol


off, obrigada.:D
beijos


Zuko, ai andam andam! ;)
Bjs


Haddock,meu querido viciado estou a trabalhar no novo post. Stay cool! ;)
Beijos

 
At 7:49 PM, Blogger Catarino said...

A prpósito, recebi hoje um mail que apesar de não ir na linha das abreviaturas, também assassina a lingua portuguesa, se não, vê:
Novo Dicionário de Língua Portuguesa

Parte humm

Alevantar- O acto de levantar com convicção com o ar de " a mim ninguém me
come por parvo! Alevantei-me e fui-me embora!"

Aspergic- Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.

Assentar- O acto de sentar, só que com muita força, como fossemos
praticamente um tijolo no cimento.

Capom- Porta de motor de carros que quando se fecha faz POM!

Destrocar- Trocar varias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.

Deus- Treinador de todos os jogadores de futebol brasileiro que nunca se
esquecem de lhe agradecer nos finais dos jogos.

Disvorciada- Mulher que se diz por aí que se vai se divorciar.

É assim- Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer
dizer nada e não serve para nada. Deve ser colocado no inicio de qualquer
frase. Muito utilizado nos concorrentes do Big Brother.

Entropeçar- Tropeçar duas vezes seguidas.

Eros- Moeda alternativa ao Euro adoptada por alguns portugueses.

Exensar- Termos que para ser bem utilizado tem que ser dito rápido para que
algumas pessoas percebem que se quer dizer "deves pensar".

Falastes, Dissestes e afins- Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex: EU
falei, TU falaste. ELE falou , TU FALASTES:

Fracturação- O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa
comercial. Casa que não fractura ... Não predura.

Inimigos- O que vou ganhar depois de alguns lerem este Dicionário...

Mô- A forma mais pratica de articular a palavra MEU e dá um ar afro à língua
portuguesa , como Bué ou Maning (muito em Moçambique). Ex: Mô Tio.

Nha- assim como Mõ, é a forma mais pratica de articular a palavra Minha.
Para quê perder tempo não é? Fica sempre bem dizer Mô Tio e Nha Mãe por
exemplo, e poupa-se imenso tempo.

Numaro- Já está na Assembleia da Republica uma proposta de lei para
deixar-mos de utilizar a palavra NÚMERO que está em claro desuso. Por mim
acho um bom numaro!

Parteleira- Local ideal para guardar os livros de português do tempo da
escola.

Perssunal- O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol.
Ex:" Sou perssunal de futebol". Dica: Deve ser articulada de uma forma
rápida.

Pitaxio- Aperitivo da classe do Mendoim.

Prontus- Usar o mais possível. É só dar vontade e podemos sempre soltar um
Prontus! Fica sempre bem nos lugares mais bem frequentados da sociedade.

Prutugal- País ao lado da Espanha. Não é a Francia.

Rondana- Uma roldana que ronda à volta de si mesma.

Shampum- Liquido para lavar o cabelo que quando cai na banheira faz PUM.

Stander de vendas- Local de venda. A forma mais famosa é sem duvida o
Stander de Automóveis.

Tçou, Tçi e afins- Inicialmente usado por músicos da zona da Baía de
Cascais, rapidamente se estendeu a outros tipos de utilizadores. Atender o
telefone e dizer "Tçou" é uma experiência aconselhável a qualquer cantor com
ligações familiares à cantora Ágata.

Tipo- Juntamente com o "É assim", faz parte das grandes evoluções da língua
portuguesa. Também sem querer dizer nada e não servir para nada, pode ser
usado quando se quiser, porque nunca está errado nem certo. É assim ... Tipo
tas a ver?

Vosso mail- Se alguém não atende o telemóvel obviamente que vai para o vosso
mail. Esta era escusada ...




Este é um dicionário de Ficção. Qualquer semelhança com a realidade é pura
coincidência.


Ps: Obrigado a todos os que me inspiraram para escrever esta obra de import
â ncia única para a cultura portuguesa.

 
At 8:18 PM, Blogger ah e tal said...

maninha, "gosto becas ti."!!:D
beijo enorme!!

 
At 8:19 PM, Blogger ah e tal said...

ps- vou ver o link

 
At 8:22 PM, Blogger ah e tal said...

já vi! é a floribella revela-se!está demais o video!!
vejam este tb mana e furacão das ilhas:
http://www.youtube.com/watch?v=ndZFgYzaxtE

 
At 10:48 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Catarino, hilariante...é o que posso comentar! ;)
Beijos


Mana...eu dou-te o "becas" ;):D
Vou ver o link.
beijos

 
At 12:45 AM, Blogger Nunovsky said...

Acredita que essa mutação da língua portuguesa é das coisinhas que mais me irrita no quotidiano. E acho um absurdo completo a publicidade já ter pegado nisso. É demasiado triste para ser verdade. Esse diálogo que imaginas para 2016 já existe em 2007. Muitas vezes dou por mim a tentar perceber algumas mensagens que recebo... nunca pensei que tivesse que chegar a este ponto :(

"FDX" pra isto!

 
At 5:02 AM, Blogger Ana said...

é verdade que já cedi a algumas "novas" palavras tanto em sms como no mensager ou ate a deixar alguns comentarios, mas tenho consciencia que é uma forma de tornar o nivel do portugues dos estudantas mais baixo...e espero que a nossa ligua/escrita não sofra estas mutações seria terrivel! vamos a ver...

 
At 5:26 AM, Blogger Hidden_Romeo said...

Ta fixe Azinha e tal... :D
Ainda bem que ha gente tao creativa por ai...

 
At 7:00 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Nunovsky, eu sei que é fodi$#, foi por isso mesmo que escrevi o texto. E tens razão quando dizes que o diálogo que descrevo já se desenrola nos nossos dias. O meu medo é vê-lo nos livros! :|
Beijos



Anocas,seria um desastre. Já o é. Acho tão triste ler determinadas frases onde faltam letras sem motivo aparente. Acho ridiculo mesmo!
beijinhos


Furação,isso da AZINHA E TAL é para a minha mana a AH E TAL? lol lol estou a chorar rir romeo ;)
Beijos

 
At 8:03 AM, Anonymous Anonymous said...

Levantaste uma excelente questão, cara amiga.
De facto, se a Língua Portuguesa fosse um ser humano, já tinha um cartão de Cliente Frequente da APAV e do Hospital de S. João, pois são tantos os atropelos e os pontapés na gramática...
Começo por teorizar sobre a dicotomia escrever/falar. As pessoas de Lisboa gostam muito de falar da pronúncia do Norte, chegando mesmo a gozar com o exagero, mas cada parte do País tem a sua forma de falar. Além disso, se reparares, as pessoas com sotaque mais acentuado por norma são as que têm menos escolaridade ou as que vivem sem contacto com outros sons linguísticos. No Porto, é comum ouvir as pessoas dizerem "alevantar", "assentar", "amostra" em vez de "mostra", mas, por incrível que possa parecer, escrevem correctamente. Por isso, existe uma grande diferença entre o que se diz e o que se escreve.
Em segundo lugar, em conversa recente com um jovem amigo de 17 anos, foi-me explicado (se bem que, na minha opinião, a explicação era tão ou mais idiota que o erro, tal como lhe fiz ver) que a moda dos "x" nos telemóveis começa porque, se repararem, é mais rápido pressionar a tecla 9 duas vezes do que a tecla 7 quatro vezes. Tem a sua lógica mas continua ser desnecessário. Quem tem pressa para falar muita coisa não manda SMS, liga...
Mas, pior do que isso, assiste-se à proliferação da má-escrita por todo lado. Num país que, quase ironicamente, tem mais escritores do que leitores, esperava o contrário, mas não...
As crianças saem do ensino básico extremamente mal preparadas porque, ao contrário do que acontecia na minha geração, os professores, para não terem muito trabalho (e sem querer generalizar, mas já generalizando) passam os meninos de ano sem se preocuparem muito com as suas qualificações. Ainda por cima, num país onde as crianças não sabem falar a Língua Materna, aposta-se no ensino do Inglês que, mais cedo ou mais tarde, se irá tornar dialecto oficial tal como o Mirandês, está bem de se ver.
No ensino secundário, preocupou-se em dividir o ensino do Português em A e B, como se um fosse mais ou menos importante que o outro. A minha geração estudou os autores de um e outro, e ainda aqui estamos, vivos, para provar que nunca nenhum mal adveio desse facto (pese embora, ainda hoje, os Lusíadas me causem algum enfartamento e azia...). E, desta forma, os alunos chegam ao Ensino Superior sem saber ler nem escrever. O que é mau quando se tem um professor de Introdução ao Estudo do Património, como o meu, que descontava um ponto por cada erro ortográfico dado. Conheci muita gente sabedora da matéria que reprovou por isso.
Terminado o curso, muitas vezes "às très pancadas", partem para a vida profissional convictos de uma realidade que não existem: vão para empresas sem saber escrever, vão para publicitários escrever Queres com K, vão para jornalistas e é o que se lê e vê todos os dias com vergonha, ou pior, escrevem como a Margarida Rebelo Pinto. No cúmulo, vão para professores, ensinando às criancinhas como (não) escrever.
Não te preocupes com o descalabro da Língua Portuguesa, Alien. Quando e se tiveres um "alienzinho", preocupa-te em que ele a saiba correctamente... Vai ser um dos poucos...

 
At 8:06 AM, Anonymous Anonymous said...

Errata:

Onde se lê "très", deve ler-se "três". A isto chama-se gralha e não erro!

 
At 8:58 AM, Blogger Hidden_Romeo said...

Estava me referindo a ela sim Alien.
Era um termo mais... hmmm carinhoso (?)...
lol ( Laugh Out Loud - Gargalhada )...

 
At 8:21 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Karl, "cartão de Cliente Frequente da APAV e do Hospital de S. João,"

Esta foi de quem está inspirado!:)lol
Em relação ao falar versus escrever, tens aí uma certa razão. Claro que não estamos a falar daquelas pessoas que mal têm a quarta classe, mas entendi o que querias dizer.
Quanto ao teu amigo, essa é de quem ainda não pensa com todos os seus neurónios.

"Num país que, quase ironicamente, tem mais escritores do que leitores, esperava o contrário, "

Esta só comento dizendo: nem mais! hehe

"descontava um ponto por cada erro ortográfico dado"
Olha, não há muito tempo atrás a minha professora de história de arte moderna, fazia o mesmo. Temos isto em comum.
E acredita que no dia em que tirei um 16 no final do curso - tirei notas mais altas noutras cadeiras -fui ter com ela e disse-lhe que aquele 16 era um 20 para mim.

O que me assusta foi o que referiste em relação a esses seres irem ensinar criancinhas, quando eles não têm capacidade para ensinar nada a ninguém. Só vão fazer estragos.

LOl Quando esse Alienzinho vier ao mundo, acredita que vai aprender antes de mais a apreciar a leitura e depois por si a dar valor às palavras.;)

Errata lida ;);D

Um beijo enorme Karl, adorei o teu comentário



Furação, um termo carinhosa para a minha mana AH E TAL...hmmmm, temos de lhes perguntar o que ela achou desse termo LOL lol ;)
Estou a brincar contigo furacão...não ligues, eu ando a bater mal! :D
beijos

 
At 2:56 AM, Blogger ah e tal said...

ahahahaha azinha e tal......furacão das ilhas obrigado pela simpatia pa!:D
beijinhos

 
At 12:05 AM, Blogger Maria Romeiras said...

Alien, citei-te em ligação directa. Este teu post é demasiado importante. Um abraço.

 
At 6:03 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Maria, já li o teu texto. Está muito bom. Parabéns.
beijos

 
At 4:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Um destes dias, à procura de novos mundos, encontrei-te.
Gostei do nome e de ti.
Hoje voltei para ler um pouco mais e quero dar-te os parabéns pelo blog.
Agradeço a força, a alegria, a graça na irreverência das imagens que me transmites.
É preciso haver pessoas como tu... nos lugares certos.
Deixo o comentário neste post pq é o que mais tem a ver comigo.
Obs. - Só podias ser do signo Gémeos!

 
At 5:00 AM, Anonymous Anonymous said...

ola, so vim fazer numero. Tanto comment junto, nunca tinha visto nada assim. Parece hora de ponta em bangkok.
Não vou assinar isto, ké p nao ter 80 bloggers a invadirem-me a casa, ainda me avariam o pc ahahaah

 
At 10:31 PM, Blogger Alien David Sousa said...

jawaa, UAU! Obrigada pelo teu comentário.Só agora o li e fiquei deveras sensibilizada. Ando a ser observada :D Ainda bem.E eu é que agradeço as tuas palavras. São comentários como os teus que me fazem andar para a frente.
Um beijo



Anonymous,lol não tenhas medo eles não te fazem mal são pacificos.
Fica bem e volta sempre sem medo para comentar os textos
bjs

 
At 11:10 PM, Blogger Alien David Sousa said...

GRAÇAS À VERSÃO BETA, tenho o blog cheio de Anonymous que conheço muito bem! Coisa mais estupida!!!!
Peço desculpa aos comentadores.
Saudações alienígenas

 

Post a Comment

<< Home