Friday, May 23, 2008

Image Hosted by ImageShack.us
-
Vânia sem truques.
-
Ontem enquanto jantava assisti a um rol de figuras saídas de um filme de terror, com a diferença de que em vez de empunharem um machado, detinham um microfone na mão. Nunca pensei ver um papagaio ou um pato de peluche - não entendi que raio de bicho era aquele - a cantar, mas vi. Saídos de um qualquer navio, surgiram em palco uns esfarrapados piratas, não tenho palavras para descrever tamanho mau gosto.
-
Pelas minhas contas, umas cincos shakiras andaram por lá aos berros. O ambiente mudou e uns roqueiros que só podiam estar "ganzados" surgiram em palco, dei um desconto aos rapazes, provavelmente enganaram-se no local e só deram por ela no final da actuação. Assisti a cantoras que faziam acrobacias sendo elevadas bem alto pelos seus parceiros, enquanto cantavam . Que mais? Eu sei lá! Aquilo era tudo menos o velhinho festival da canção, era um circo. Até a fogo de artifício eu assisti numa das canções. Lamentável. Mas lá fui jantando, pensando como estaria a Vânia a ver aquelas aberrações umas atrás das outras. Estaria a ficar motivada ou a pensar se Portugal não deveria ter coreografado algo com naus e ondas a rebentar por detrás das mesmas.
-
No final a Vânia lá entrou com os seus colegas. Sem truques na manga. Sem bonecos de peluche, sem fogo de artifício, cantou, cantaram. Tinham uma coreografia simples, mas o que tiveram de melhor foi a conjunção das vozes.
-
Vou ser muito sincera, nunca pensei que a nossa canção se qualificasse para o Festival da Canção, corrijam-me se estou errada mas já lá vão 6 ou 7 anos que não participamos nesta competição.
A Vânia não é o Figo, não é o Ronaldo nem a Vanessa, mas estranhamente ontem quando vi as bandeiras portuguesas no pavilhão e a apresentadora a brincar com os portugueses para berrarem pelo nome de Portugal - após já ter visto que era Portugal o qualificado - antes de ela revelar o último qualificado e, após ter dito o nome de Portugal não consegui deixar de sentir um imenso orgulho de ser portuguesa.
-
Ok, não é uma medalha de ouro, ok, não é um campeonato europeu, mas tenho de agradecer à Vânia. Obrigada. Posso ter sido a única pessoa que se emocionou com o feito, por isso mesmo quero que fique aqui registado.
-
Sei que tem uma tarefa impossível pela frente, mas de qualquer das formas após tantos anos sem ver o nome de Portugal no Festival - afinal fazemos parte da Europa, devias-mos de estar presentes mais vezes - só posso agradecer à Vânia.
-
Para finalizar, não me interessa se Portugal entra numa competição de berlindes ou num campeonato mundial. Se ganhar o de berlindes, e eu vir a minha bandeira e ouvir o nosso nome, sentirei a mesma emoção e orgulho.
-
A canção portuguesa "Senhora do Mar" está apurada para a final do Festival Eurovisão da Canção 2008 em Belgrado na Sérvia! E foi limpinho, sem truques.
-
Mesmo que o jogo não seja da minha eleição, quando é Portugal quem joga vou sempre apoiar.
-
Mas isto sou só eu

24 Comments:

At 2:48 AM, Blogger Benfiquista said...

Curiosamente mal eu tinha chegado a casa liguei a tv e estava a dar a portuguesa a cantar...

Também posso relatar que passei a ver assim um momento único de música. Atenção ao detalhe, lá por ser unico nem sempre tem de ser bom...Foi, uma boa....porcaria :)

bjnho^^

 
At 4:03 AM, Blogger Enfim... said...

sim é sempre gratificante...esperemos que tenha sorte agora...so acho é que a musica poderia ser outra...sempre a mesma musica lol

beijinhos
bom fim semana

 
At 4:09 AM, Blogger Iasnara said...

Como explicar uma paixão incondicional e gratuita, na alegria ou na dor? É coisa esquisita, mas, nascemos com esse amor que dá arrepios quando olhamos nossas cores exaltadas. Um misto de orgulho e sabor de conquista nossa - não há como não ser. Ter condições de competir e vencer já é muito bom. Mas, ter consciência que um conteúdo simples, mas rico, sobressaiu a suntuosas embalagens ou magníficos e hipnotizantes recursos “não tem preço”.

Um findi bem bacana. Beijo grande.

 
At 4:31 AM, Blogger Alien David Sousa said...

João
"Atenção ao detalhe, lá por ser unico nem sempre tem de ser bom...Foi, uma boa....porcaria :)"

Neste caso para mim o momento foi de salientar, como o disse ela consegui algo que nos fugia há 6 ou 7 anos e isso para mim fez daquele um extraordinário momento para Portugal. Bolas, já era sem tempo. Não acho que tenha sido porcaria nenhuma o que aconteceu naquele palco, ela fez BOA FIGURA. Cantou bem e não envergonhou Portugal, pelo contrário. Envergonhada teria ficado eu se fosse de um daqueles paises que levaram piratas e bonecos de peluche, aí sim diria "boa porcaria!"
Beijinhos



Enfim
Concordo contigo, não era a canção que eu escolheria para levar MAS, vai na volta pela porcaria que vi, as "DITAS FESTIVALEIRAS", vai na volta o trunfo da nossa canção foi ter fugido ao resto. Eu teria levado algo mais moderdo...mas ....esta passou por alguma razão ;)

Beijinhos




SENTIR
"Mas, ter consciência que um conteúdo simples, mas rico, sobressaiu a suntuosas embalagens ou magníficos e hipnotizantes recursos “não tem preço”."

As tuas palavras são sempre mágicas, porque tens o dom de me entenderes tão bem. De entenderes o que escrevo nas entrelinhas. :)

Foi mesmo essa a sensação que tive durante todo aquele circo quando chegou a vez da nossa canção. Parecia que tinhamos entrando noutro concurso. Durante toda aquela palhaçada, surgiu uma voz acompanhada por outras 4 vozes se não me engano que representaram portugal de uma forma que nada tinha a ver com o que tinha visto até ao momento. Apenas as vozes, nada mais. Goste-se ou não da musica, foi uma boa representação que nos valeu uma entrada no Festival da Canção.E o resto são são opiniões...o mérito da canção ter feito o que há 7 anos não conseguiamos ninguém pode retirar aqueles 5.

Beijinhos linda
Um excelente fim de semana
p.s E sim tens razão: "esse amor que dá arrepios quando olhamos nossas cores exaltadas." ;)

 
At 5:22 AM, Blogger Astray said...

Os Filandeses eram os melhores...

 
At 7:20 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Astray
Respeito a tua opinião, mas a minha é um grande LOL. Esses roqueiros enganaram-se no pavilhão aonde deveriam de tocar ;)

Beijinhos

 
At 3:58 PM, Blogger Olá!! said...

Quase não vejo TV e desse tipo de concursos fujo a sete, não oito, pés... mas fico contente por dizeres que Portugal brilhou, já que andamos tão "fundidos" a quase todos os níveis ;)))
Bom fds com muita música da que mais gostamos
***

 
At 4:11 PM, Blogger peace_love said...

Realmente fomos bem melhores que muitos que por lá passaram..

 
At 5:50 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Olá,
Pelo menos não fizemos má figura, deixá-mos esse papel para os piratas, para as shakiras, para os travestis,enfim...não foi mau, não senhora.Merecemos passar à final e mais nada! ;)
Beijinhos



PEACE
Concordo contigo...passou um ZOO pelo palco. Estivemos bem, temos de reconhecer quando acontece. Gostei, merecemos passar à final.
Beijinhos

 
At 10:08 PM, Blogger Benfiquista said...

Eu explico o porquê de dizer que é uma porcaria...sucede que de Portugal existem apenas três interpretes que dou realmente crédito, Sergio godinho e Jorge palma, e os xutos, tudo o resto a meu ver é puramente banal, salvo algumas excepções claro....

 
At 10:43 PM, Blogger Gata Verde said...

Esta jovem conseguiu pôr os meus pelinhos em pé!!!
Espera-se um grande futuro...

beijos

 
At 1:14 AM, Blogger Nomyia said...

Não sou fã da Vania. A voz dela não me convence, mas teve o mérito de chegar onde chegou e só o facto de em não sei quantos anos Portugal ter chegado à final da Eurovisão já merece aplausos. Se ficarmos em último... bem, também não é nada de novo se não optimo ;)
*****

 
At 3:30 PM, Blogger Canephora said...

e tenho que comentar que, esta música toca-me... mereceu ser qualificada... mas infelizmente não tem bonecos nem palhaços às piruetas... e são esses que levam os pontos

Enfim... à que esperar por melhores dias... ou que tenham eventualmente melhor gosto, qto ao tipo de apresentação que fazem em palco.

 
At 3:43 PM, Blogger aquelabruxa said...

acho que é das coisas que mais me fazem sentir portuguesa, a cena de portugal estar a jogar futebol ou entrar no festival da canção, dá-me cabo do coração... é estúpido, mas emociono-me sempre.
são instintos incontroláveis :)

 
At 4:08 PM, Blogger Vício said...

estás a falar daquele 13º lugar que conseguiram com os seus 69 pontos?
sem duvida que não é todos os dias que se conseguem 2 numeros tão famosos! (13 e 69)

 
At 6:55 PM, Blogger Å®t Øf £övë said...

Alien,
Infelizmente o Festival da Canção já não tem o carisma de há umas décadas a trás, em que conseguia, como que por magia, juntar em frente aos ecran de TV toda uma família, desde os avos até aos netos.
Hoje está completamente banalizado e desvalorizado, ao ponto de eu que era um acérrimo seguidor, já nem saber quando, onde, e com que países participante se realiza.
Bom domingo.
Bjo.

 
At 9:51 PM, Blogger Su said...

ela tem uma excelente voz

eu faria pior:)))))))
tenho dito

jocas maradas ......

 
At 3:41 AM, Blogger Alien David Sousa said...

João

Entendi. São gostos
Kisses


GATA
A mim também. Não sei se seria a canção que levaria ao festival, mas a Vânia tem um talento inegável e surpreendeu no festival, agora que já sabemos que conseguimos um bom resultado. Repara, ficamos em 13º lugar se retirares da frente da nossa canção todos os paises do leste, teriamos ficado em segundo ou terceiro :D
Beijinhos



Nomyia
Não ficámos em úlimo :D como dizia à gata.
"ficamos em 13º lugar se retirares da frente da nossa canção todos os paises do leste, teriamos ficado em segundo ou terceiro :D"
Beijinhos





Canephora

Esta canção foi uma surpresa. Primeiro a qualificação e depois o 13º lugar. Lá vou eu fazer um COPY/PASTE outra vez, mas repara nisto:
ficamos em 13º lugar se retirares da frente da nossa canção todos os paises do leste, teriamos ficado em segundo ou terceiro " :D

Ah pois é! hehe
Beijinhos



Aquelabruxinha
Eu percebo-te, sou como tu! Tu estás é mais longe. :D Eu quando mencionei os berlindes no texto não estava a brincar...eu fico mesmo emocionada quando vejo a nossa bandeira, oiço o nosso nome...é estranho porque eu nem sequer nasci neste planeta ;)
Beijinhos



VICIO
Só TU!! Só tu para arranjares forma de comentar com os números! Que dizer?!? :P
Beijinhos viciante vicio




Å®t Øf £övë


Art, tens toda a razão! E sabes o que é mais engraçado? Essa mistica têm agora os paises do Leste, que dominam por completo o EuroFestival.Por lá é uma loucura. É como era por cá à uns anos, como tu muito bem descreveste. Porque o nosso está moribundo não sei? O deles está bem vivo porque é ainda um bebé. De qualquer das formas, estou muito feliz por este ano termos sido qualificados e termos conseguido um honroso 13º lugar.
Beijinhos



Su
Concordo contigo em relação à Vânia. Quanto a ti temos de combinar uma audição ;)
Beijinhos

 
At 4:46 AM, Blogger Astray said...

Os filandeses foram os únicos que vi que tocaram uma música composta por eles próprios na sua língua em vez de apostar sempre na mesma coisa/música, em vez de ter sempre as mesmas cantoras apenas com mini saias diferentes
ou ter músicas feitas por americanos (sim, é a Rússia...).
Não quero entrar em conflito com ninguém mas para mim só é músico quem cria as músicas que toca ou canta.

Para mim aquele concurso é uma fachada e os finlandeses provaram mais uma vez sabe-lo.

Beijos...

 
At 8:29 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Astray
Entendo o teu ponto de vista,mas apesar de o compreeder não faz com que eu goste daquilo que foi apresentado. Noutros festivais, já tivemos mais do mesmo, outros grupos como este e não foi por isso que eu gostei mais deles do que de outras musicas. Mas claro que respeito a tua opinião.
Mas digo-te mais, a espanha apresentou um palhaço que também - segundo me constou - era o compositor da musica, e aquilo não tinha ponta por onde se pegar. Enfim...a fachada sabes qual é? O festival morreu desde que os países do Leste entraram. Sabes quem é o país recordista de vitórias nos Festivais? A Irlanda. E sabes que mais? A Irlanda actualmente nem se consegue qualificar para o Festival. Os países do leste são tantos, e votam entre si. O resultado é que qualificam-se uns aos outros para o festival e depois das 25 canções finalistas a maioria são do leste. Se reparares este ano as 15 primeiras são praticamente TODAS de países do leste - nós lá ao barulho - e vai continuar a ser assim. Isto é que é triste. Podes ter a melhor canção do MUNDO, mas nunca irá ganhar com este sistema.

Beijinhos

 
At 5:50 PM, Blogger Nando said...

Caramba, até me arrepiei ao ler este texto! Gosto sempre de ver pessoas a acreditarem nos nossos talentos! Ouvi comentários (apesar de não ser um expert nem um profundo seguidor do Festival) que segundo a imprensa internacional, Portugal era apontado como um dos presentes no top 3! Ficamos em 13º, eu não desgostei! Já há muitos anos que não ouvia a música portuguesa presente a concurso duas vezes (uma na meia-final e outra na final)! ;)

 
At 11:07 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Omitígeli
Sabes uma coisa, nós ficámos mesmo no TOP 3!

O que se passa é que desde que os países do Leste entraram os 15, 16 primeiros lugares são sempre ocupados por esses mesmos países porque como são muitos votam uns nos outros.

45 Países votaram nas 25 canções finalistas e a maioria eram países do Leste, assim, o resultado foi que os 15 primeiros lugares foram praticamente todos para paises do Leste.

Se fizeres este exercicio. Nós ficámos em 13º lugar ( excelente lugar) se retirares da nossa frente todos os países do leste, a canção portuguesa teria ficado em 2º lugar ou 3º lugar se a memória não me falha. Sem ser do leste, nos primeiros 13 lugares ficámos nós...e nem sei se a holanda o conseguiu...já passou algum tempo e a minha cabeça não dá para tudo lol
Mas sei que na altura fiz as contas com um amigo e sim!, teríamos ficado com um 2º lugar ou 3 lugar.

Também te digo se algo não muda o festival acabou, morreu. Porque assim, não tem piada nenhuma.

Mas a Vânia conseguiu agradar a quem eu nunca pensei que ela conseguisse como já o disse. E sim, fiquei orgulhosa, não é por se achar o festival da canção algo foleiro que não devemos de apoiar os nosso quando estes vão defender as nossas cores.
Kisses

 
At 4:17 AM, Blogger Å®t Øf £övë said...

Just a kiss...

 
At 8:15 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Å®t Øf £övë

:D

Another one to you my dear ghost ;)

 

Post a Comment

<< Home