Wednesday, February 27, 2013

crazy-faces-photgraphy-38.jpg

Quem são os malucos?
 
Hoje apetece-me falar a sério - dentro das minhas limitações - sobre um assunto que é um não-assunto para a maioria dos terrestres.
Cada dia que passa por mim a correr, mais reforça a ideia de que os terrestres estão cada vez mais antipáticos, mais egoístas, mais insensíveis, sofrendo de graves lacunas no departamento da empatia, poderia continuar, mas ficamos por aqui.
 
No passado fim-de-semana, encontrava-me a comer uma tosta mista com o Alien macho, quando um terrestre com uma idade que devia de rondar os trinta anos, me pediu um cigarro. Sorri. Ofereci-lhe o cigarro.
A empregada - nossa conhecida - de imediato nos deu a dica: " Ele fala com toda a gente".
 
E não é que falava mesmo. Perguntou-me se tinha vindo de Lisboa ao que respondi afirmativamente. É óbvio que era perceptível que este humano não era "igual " aos outros. Tem um problema, é considerado por todos como um maluquinho, um ser que geralmente é tratado de uma forma condescendente, ou ignorado por completo.
 
O facto é que fomos conversando enquanto ele desfrutava do cigarro que lhe tinha oferecido. Perguntou-nos se tínhamos apanhado muito trânsito, ao que respondemos que não. Enquanto eu e o Alien macho trocávamos umas palavras ele ia falando com outros terrestres, sentados na mesa ao lado. A empregada brincava com ele. Seu nome: João.
 
Virou novamente a atenção para nós e continuou a satisfazer a sua curiosidade. Como se de uma criança se tratasse. Que gosta de saber os porquês de tudo o que o rodeia. Não o tratámos como um ser diferente. Falei com ele como se falasse com um terrestre "normal".
 
Agora, é aqui que tenho de parar. Normal? Quem define o que é normal? Quem decide o que são comportamentos normais? A sociedade, os médicos? Se é a sociedade, então nós é que somos os malucos, porque aquele ser humano, era uma simpatia, era genuíno, não tinha qualquer tipo de filtro.
 
Se todos os humanos tivessem um comportamento similar ao do João, a nossa sociedade seria um cenário bem mais agradável para se viver. A maioria dos terrestres acha que andar carrancudo, ser anti-social, é o comportamento a ter, para fazer parte de um grupo de humanos que acreditam que um sorriso vale milhões.
 
Hoje em dia, é complicado encontrar pessoas simpáticas. E o mais estúpido é quando um ser é simpático por natureza e esbarra sempre contra este dilema: É simpático e os outros humanos reagem de forma positiva à sua postura, retribuindo da mesma forma; ou então a sua simpatia é encarada como falta de personalidade e são tratados com um certo desprezo.
 
É só fazer o teste. Entrar numa loja, onde a senhora está com cara de quem comeu e não gostou. Se somos simpáticos, recebemos em troca antipatia. Se colocamos uma cara arrogante, somos bem tratados. Experimentem. Mas, este foi um exemplo aplicável a muitas outras situações.
 
Voltando ao João. Naquela esplanada, quem era o maluco? Nós, ele? Neste caso nenhum de nós porque conversámos sem tabus, sem julgamentos pré-definidos.
 
Para finalizar, quero deixar aqui a minha desaprovação por aquilo que fizeram a seres humanos como o João, que costumavam passear de um lado para o outro na Av. do Brasil. Não me perguntem quem levou a cabo esta medida, apenas sei que os seres inofensivos que se encontravam à porta do Hospital Júlio de Matos, foram todos escondidos, provavelmente em algum buraco bem fundo.
 
Se repararem, já não encontram nenhum desses seres a pedir uma moedinha. É triste, quando uma sociedade despreza humanos que não têm culpa de serem, apenas, diferentes.
 
Voltando ao início deste texto.
O problema reside nesta sociedade em que vivemos, onde o ser diferente é merecedor de desprezo, merecedor de ser ignorado, merecedor de ser invisível.
 
Eu ainda consigo ver. E vocês?
 
Mas isto sou só eu

12 Comments:

At 2:30 PM, Blogger Vício said...

eu também acho que é mais ou menos isso e vice-versa!
tendo em conta a opinião que tenho dos humanos, por regra, simpatia e elogios deixam-me desconfiado (regra com possibilidade a serem aplicadas excepções)

 
At 9:23 PM, Blogger Alien David Sousa said...

VICIO

Compreendo,claro que sim, mas para mim simpatia não implica necessariamente elogios.
kisses V.V

 
At 12:43 AM, Anonymous Anonymous said...

Quem meteu os ditos cujos bem escondidinhos dentro do JL foram os residentes da zona, porque estavam a desvalorizar o local em termos de imobiliario..............................................................................................


OPIUM99

 
At 6:44 AM, Blogger Alien David Sousa said...

ANÓNIMO

Se esse foi deveras o caso, cada vez gosto menos dos humanos. Se estás apenas a brincar, whatever!

 
At 3:10 AM, Blogger Tétisq said...

Os Aliens comem tostas mistas!?! Isso é normal? :)
muito bom! belo texto, subscrevo!

 
At 7:57 PM, Blogger M. à conversa said...

E também consigo ver e trato estes " seres" com mais respeito e simpatia, qu alguns ditos normais que anda por aí.Por ser demasiado simpática já levei por tabela com más educações e antipatias, nomeadamente em estabelecimentos em que me vi obrigada a responder de uma forma mais brusca para receber um melhor atendimento... Mas não é por isso, que deixo de sorrir a quem me apetece, quem está mal que se mude e este Mundo está todo mal. Gostei muito deste post e comcordo plenamente :)

 
At 7:59 PM, Blogger M. à conversa said...

Ai desculpa os erros cara Alien, é o que dá por-me a comentar no ipad hihihi :)

 
At 9:41 PM, Blogger Alien David Sousa said...

M.

"de uma forma mais brusca para receber um melhor atendimento... "

É triste mas é frequente. Eu sei que todos temos problemas, mas, não custa nada ser simpático. Por agora não paga imposto.

Erros? Nem dei por eles, não dou pelos meus...por isso acredita que não dou pelos dos outros ;) lol
kiss

 
At 10:31 PM, Blogger ► JOTA ENE ◄ said...

Eh pah, este gajo é do teu planeta? É lindoooooo !!!!!

Jokinhas

PS - E tens lá no tasco novo post, polémico, como tu gostas !

 
At 9:33 PM, Blogger Alien David Sousa said...

JOTA

É bem capaz de ser do meu planeta. É um ser humano puro demais para pertencer a esta bola azul.

Novo post???----------»on my way

Kisses

 
At 6:58 PM, Blogger Canephora said...

Aí está o problema dos "humanos", achamo-nos sempre superiores.... Aquele é maluco. E eu? sou normal?
Nestes casos lembro-me sempre da analogia da Caverna... afinal o que é que era real, as sombras ou as pessoas?
Além disso, se por acaso entrassemos numa aldeia onde toda a gente tem um parafuso a menos quem é que era "normal"? Nós?
É como no teu caso... que é que é Alien? quem é que efectivamente está a destoar?

 
At 9:09 PM, Blogger Alien David Sousa said...

CANEPHORA

Tenho pouco para te dizer, a não ser que adorei o teu comentário. De uma forma muito simples descreveste o que eu tentei num longo texto e, sim tal como na analogia da caverna, é complicado descobrir quem são os malucos neste nossa sociedade
kisses

 

Post a Comment

<< Home