-
Acabei de ver o último filme do Woody Allen.
Não sei bem porquê, mas tenho uma certa irritação a borbulhar dentro de mim.
Ok, percebi o conceito da sorte e infelizmente, até concordo com ele. Achei brilhante a metáfora pictórica do início do filme. A rede, a bola, que tanto pode cair de um lado da rede como do outro. Sim, gosto do Woody e acho este senhor brilhante.
No entanto, sinto uma irritação à flor da pele. Aqueles que ainda não viram o filme parem de ler AGORA, depois não se queixem à administração da Blogosfera de que vos estraguei o filme. Os que já o viram, ok, boa, continuem a ler, porque esta minha irritação não me deixa em paz. Apetece-me escrever um texto de 600 páginas sobre este filme.
A loira - Scarlett Johansson - não devia ter morrido. Sim, eu sei, sem a morte dela o filme não se consagrava. O que me irrita é que identifico-me com a loira. Não tenho porra de sorte nenhuma. Eu queria que ela vivesse por mim. Seria uma pequenina esperança que o Woody me daria, de que as nossas vidas - o seu percurso - não depende somente da sorte. No Blog do Citizenzuko, li isto : "Woody Allen desmascara-nos, expõe-nos e confronta-nos com a nossa própria natureza, arremessa-nos contra uma parede e obriga-nos a olhar para dentro de nós. E deixa a seguinte pergunta no ar: Em situações-limite, não seremos todos capazes de matar?"
Situações-limite? Por favor, o rapaz não se encontrava em nenhuma situação-limite, milhares de portugueses a encaram diariamente. Ele só tinha de optar por contar à mulher sobre a amante, ou ficar com a mulher e acabar com a amante mesmo correndo o risco de esta ir contar tudo à sua querida esposa. Era preciso matar-me? Desculpem, matar a amante? Em termos artisticos, claro que era, porque a imagem que define o final do filme não teria sido possível se ele não a tivesse morto. A imagem em que a aliança em vez de cair no rio cai no chão.
Em resposta ao texto do Citizenzuko: Esta não era uma situação limite. Uma situação limite, seria ter uma arma na mão e ver alguém a ameaçar com outra arma, alguém de quem amo. Uma situação limite é ter de matar para comer, ou qualquer coisa do tipo. A infidelidade não é uma situação limite para matar. Resumindo: o argumento é brilhante e a direcção também. Se gostei do filme. Não sei. Ainda estou com a tal irritação borbulhando dentro de mim. Não gosto de morrer. Perguntem-me daqui a uns dias.
17 Comments:
Oi, se depois de o filme acabar a tua cabeça fica a remoer a história então é porque deves ter gostado. Quanto a teres morrido/ a loira morrer...Acontece a todos não? Er..shit happens? Obrigada pelos comments no blog.*****
Oh nomyia, não me agradeças, por favor! Cada vez que comento algo de que gostei,vem alguém até aqui agradecer.
Fico muito mais contente se leres os meus textos sem me estares a fazer um favor por ter lido os teus. E se os comentares porque te apetece.
Só comento se me diz algo. E os meus comentários no teu Blog foram limpos de segundas intenções. Já o tenho nos meus favorites.
Fica bem, e não te esqueças deste cantinho...és sempre mais do que bem vinda.
Situação limite porquê? Isto é tudo muito simples, o woody allen, apesar de judeu, é americano e os americanos não percebem nada destas artes do amor. O truque consiste em ter mulher e amante, cada uma sabendo da existencia da outra e sem no entanto não dizerem nada.Mas para isso é preciso um homem esforçar se, comer muita carne e fazer muito exercicio. Será que vale a pena o esforço aturar duas mulheres só pelo sexo?
C
C, é uma pergunta para a qual não tenho resposta. lol Diz ao X que eu lhe mandei um beijinho.
Oi!De novo!Também o meu comentário foi limpo de segundas intenções:)
Li porque gostei, comentei porque quis etc, etc... E, já agora, é sempre interessante descobrir quem é que neste planetazinho absurdo é um alien. *****
Vão ver o coisa ruim e caguem nessa merda de woody allens e companhia
C
Oi Nomyia, foi um desabafo sincero. Ainda bem que gostas de comentar os meus textos! :)
Volta depressa!!
Ó "C", manda cá vir o X, estou com saudades dele. Quanto a ti...bem também és bem vindo, mas o meu fraquinho é pelo X
Nem de propósito...
Efectuei um "post" sobre isso há tempos
http://santamargarida.blogspot.com/2006/01/106-woody-allien_06.html
Quanto ao filme... depende muito da pessoa com quem te identificas... a bola cai que dum ou do outro lado da rede é o espermatozóide que fecunda a "mulher errada".
Pedro,já comentei no teu Blog, mas de qualquer das maneiras aqui fica um paste de metade da resposta:
"Não faz sentido é matar por uma questão de infidelidade, como li no Citizenzuko. Não faz sentido. O rapaz tinha tanta imaginação, podia ter feito outra coisa qualquer lol
Quanto ao espermatozóide ter engravidado a amante e não a mulher, acho que se deve ao facto de com a amante ele ser livre e com a mulher havia pressão a mais."
Fica bem
Alien,
O filme é muito mais complexo que aquilo que parece à primeira vista.
Faz-nos pensar, questionar e questionarmo-nos...
Deste por ti a pensar... o que faria eu?
Esse é um dos triunfos dum bom filme, esquecermos que é ficção e "pesarmos" as nossas dúvidas e certezas.
Recomendo-te, isto:
http://filhodo25deabril.blogspot.com/2006/02/769-sala-de-cinema-match-point.html
O Ricardo, é na minha opinião, uma das pessoas que melhor escreve na "blogosfera".
[a dedicatória no meu "post" era uma piada ao "post" do "beijinho grande", espero que tenhas gostado...]
Eu parei de ler a meio porque ainda não vi o filme! :)
Pedro, vou dar um salto ao Blog do Miguel.
Concordo, o filme é complexo, é por isso que ainda não sei se gostei ou não.Sendo, sem vergonha, uma admiradora incondicional do Woody. Ele provou que não é capaz de fazer somente comédias hilariantes.
Quanto à dedicatória, Adorei! lol Fez-me rir.
bjs
Fica bem
LOL cruzeiro. Muito bem!
MW, obrigada pelo teu comentário. Eu fiz questão de avisar o Citizenzuko do excerto que retirei do texto. Gosto de fazer as coisas bem feitas.
Percebo o teu ponto de vista.
No entanto, a morte dela, não podia deixar de acontecer se não o argumento não fazia sentido. Mas, queres apostar se o Woody fizesse uma sequela, o assassino andaria infeliz e a planear o assassinato da mulher! ;)
não vi ainda, mas depois comento. parei de ler onde disseste.
*эякѕ* LOL
bjs
Fica bem
Post a Comment
<< Home