Monday, July 17, 2006

Image Hosted by ImageShack.us

Governo reforça combate aos fogos.
-
Num ano tanta coisa pode acontecer. Casamentos vão para o esgoto. Bebés nascem. Idosos morrem. Prédios são construídos, outros vão abaixo. Governos caem dando lugar a outros, enfim, um ano é tempo suficiente para o nosso governo cumprir as suas promessas e, reforçar os departamentos dos bombeiros. Pois é, fizeram-no agora. De uma forma ortodoxa.
-
O Governo vai chamar cerca de dois mil e quinhentos desempregados inscritos nos centros de emprego e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) para trabalhar na limpeza de matas e manutenção de infra-estruturas de combate aos fogos florestais.
São desempregados, que interessa se forem chamuscados por umas quantas chamas?, tendo em conta a sua nula experiência.
-
Eram estes os reforços de que o governo falava? É que eu sou uma Alien um pouco alienada e, quando os ouvi falar, pensei logo em melhores meios de transporte para os bombeiros. Melhores equipamentos. Mais meios aéreos, coisas do género. Que fazem falta!
-
Por este andar, como a foto tão bem demonstra, o governo vai recrutar os animais para ajudarem visto serem estes uma parte interessada.
-
E depois digam-me que este governo está a governar bem. Por favor.
-
Faz-me lembrar o tempo da lepra. Vamos chamar os leprosos - sem emprego -, para irem para o meio do mato.
-
Para quê gastar dinheiro no que realmente é necessário?
Temos tantos leprosos no nosso país!
-
Agora que o pais está a arder é que se pensa na prevenção?
Depois da casa vir abaixo, pensa-se na prevenção?
6 Bombeiros morreram e pensa-se na prevenção?
-
Eu sou mesmo uma Alien

47 Comments:

At 4:53 AM, Blogger Belzebu said...

Apesar de todas as barbaridades que este governo nos habituou, não posso deixar de concordar com esta medida!

É que eles não vão combater os incêndios, nem podiam porque não estão preparados, mas vão como dizes no post, colaborar na limpeza das matas e na preservação de infra-estruturas de combate aos incêndios!

É um trabalho que podem e devem desenvolver enquanto estão desempregados e que no fundo é essencial para a prevenção!

Saudações!

 
At 5:27 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Ok Belzebu , deu trabalho aos desempegdos. Mas é esta a PROMESA QUE ELE FEZ DE MELHORAR AS INFRA-ESTRUTURAS DOS DEPATAMENTOS DOS BOMBEIROS. É ASSIM??

Onde estão os meios aereos?
Onde estão os meios terrestres?
Onde estão melheroes equipamentos?

Só vejo os desempregados nas matas.
E quando os fogos atacam? Eles também vão dar uma ajuda. QUERES APOSTAR?

Saudações alienígenas

 
At 7:09 AM, Blogger [A] said...

olá alien...desculpa ,mas concordo com o Belzebu.
se as florestas estiverem devidamente tratadas, organizadas e vigiadas, tarefa que qualquer um pode executar(digo-te pela experiência de beirã...rs), concerteza que não se verificariam tantos incêndios, com a probabilidade de não serem necessários tantos recursos técnicos.
os bombeiros voluntários têm formação? certamente que sim,mas não será uma aprendizagem assim tão complicada...quando um fogo se inicia quem são os primeiros a chegar? por norma a população local sem formação. só quando as coisas fogem de todo a esse 1º controlo é que chegam os bombeiros.

1ºesta medida não é de todo um incremento das infra-estruturas, mas um método de prevenção utilizando força de trabalho disponível

2ºacho muito bem que se ocupem todos quanto recebem subsídios de desemprego e outros, em serviços comunitários à semelhança do que se faz noutros países.

estou em crer que muitos dos desempregados(nem todos!)arranjariam emprego muito mais rapidamente.

beijinhos alien.
P.S.- espero não ter espantado a ah e tal...

 
At 11:29 AM, Blogger travis said...

Eu percebo o que a Alien quer dizer, mas já foi mais que provado que a verdadeira forma de combater os incêndios é prevenir e essa prevenção faz se com a limpeza das matas. Se formos ver bem não faltam meios aos bombeiros portugueses se a prevenção for feita como deve ser, aquilo que falta é formação, o bombeiro voluntário, por muito boa vontade que tenha, não é um bombeiro profissional (com tudo o que isso implica).
X
Ps: By the way, não preciso de descontos por estar bêbado, mesmo nesses estados sei muito bem o que digo ;)

 
At 2:39 PM, Blogger Totoia said...

Desculpa Alien, mas tb concordo com a belzebu, afinal tudo começa na prevenção e assim combatem dois problemas. Limpam as matas para prevenir os fogos e evitam situações de pessoas que vivem do fundo de desmprego, que não procuram, nem querem arranjar trabalho.

 
At 3:09 PM, Blogger Karl Macx said...

Tenho de concordar com o Belzebu. Com a ênfase na prevenção, não há necessidade de gastar verbas em equipamentos que nem deveriam ser necessários.
Se não houver incêndios, não há necessidade de meios aéreos.
Mas já vi que tu, Alien, não és grande fã deste governo, mas não deixes que isso te "tolha" o raciocínio... ;)

www.vidairritante.blogspot.com

 
At 3:21 PM, Blogger Dora said...

Eu moro em Santarém e escusado será dizer que isto é um forno e todos os anos os fogos dão cabo das redondezas e não há meios para os combater...
Continuem a gastar milhões em merdas de estádio de futebol e TGV's que isso é que faz o país andar para a frente...

 
At 5:37 PM, Blogger Kaos said...

Embora me pareça que a ideia não é mandar os desempregados para o meio do fogo, mas sim trabalhar na limpeza das florestas antes do fogo, não me parece muito correcto utilizar essa mão de obra, não especialaizada nem motivada, para ir fazer esse trabalho a preço da uva mijona. Será a forma de retirarem essa gente das listas e assim apresentarem números mais baixos para o desemprego? Parece-me ser mais esse o objectivo que realmente acabar com os fogos.
bjinhos

 
At 5:44 PM, Blogger Barão da Tróia II said...

Olha por a rataria toda que anda por aí, de costa direita sem fazer peva, a ganhar à conta do orçamento a fazer alguma coisa de útil até é uma medida de bom senso, há muito que screvi um post sobre isso, até porque eu já fiz esse trabalho e fui voluntário. Boa semana

 
At 6:15 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Anocas,isso é tudo muito bonito e na teoria concordo contigo.

O verdadeiro problema é que este governo promete e não cumpre.
Quando o fogo ataca, os bombeiros precisam de ter condições para o combater.

A prevenção é necessária, claro...mas vamos falar a sério. Os fogos já começaram.

6 BOMBEIROS JÁ MORRERAM!PLZ THINK!





Romeo, foi da boca do Sócrates que sairam as PROMESAS.


X, sabias que existem Bombeiros que não podem ir para o meio do fogo porque não têm um fato em condições?
Sabias que há locais onde só se chega via aerea, e nós estamos necessitados dela??



Totoia, não achas que a prevenção já devia ter começada há meses e não agora no pique nos incêncios?



Karl, respondo o mesmo que ao Totoia



Dora,mas o PM esqueceu-se que no ano passado prometeu equipar melhor as forças da paz.



Kaos, FINALMENTE, alguém a pensar com os neurónios.


Barão, são coisas distintas.




PARA TODOS:
VOU Acrescentar isto ao texto.
O que me revolta e parece que vocês não perceberam é que esta medida como o Kaos disse tem outras intenções.
Se fosse de prevenção, já deveria ter sido feita há muito tempo.
Agora que o Pais está a começar a arder é que se vai prevenir????
Pessoal, por favor!!!!

 
At 6:31 PM, Blogger Elisheba said...

Tou contigo quando dizes que a prevenção já deveria ter começado.Não pode ser na altura...de qualquer modo "mais vale tarde que nunca".Penso que na época das chuvas não poderiam fazê-lo - digo eu! -e por outro lado não gosto muito de comentar acerca dos governos, é muito complexo.Gerir uma casa é dificil, quanto mais uma Nação!Há de facto muita coisa por explicar-nos e que não conseguimos entender...lá isso há!

 
At 6:40 PM, Blogger [A] said...

ok...andamos uns a falar de batatas e outros de cenouras....

 
At 6:43 PM, Blogger [A] said...

diz-me algum governo que tenha prometido e cumprido?

já há alguns anos que deixei de votar em governos. Voto na oposição!
mas que no fundo tb não faz coisa k se veja...

 
At 6:46 PM, Blogger Hindy said...

Um indicador dos nossos sucessivos (des)governos... enfim!

beijinhos :o)

 
At 7:37 PM, Blogger Catarino said...

Para mim essa é a melhor solução, não mandá-los a combater chamas , mas limpar matas!!!
é a maneira de compensarem um bocadinho aquilo que "comem" do estado e de nós ao longo de um ano inteiro...

 
At 7:46 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Visionária, tu e eu não temos capacidades para sermos um PM. Mas os que se candidatam dizem que têm. Então, se têm, não enganem as pessoas.
bjs


Ana, eu quando voto. Voto ingenuamente na mudança.



Hindy, é o que parece. Já nem sei.
O que irrita no Sócrates é a fcilidade com que se gaba dos seus feitos, quando o pais está de cuecas.


Asna, bem vinda( saudades muitas), tens toda a razão.
Mas não achas que devia de haver alguém ao leme?
Mas deixa-me que te diga. A prevenção, devia de ter começado MUITO antes do Mundial.
Tivemos um ano para preparar o combate aos fogos, mas não....promesas e nada....agora vêm com esta. Que como o meu amigo

Kaos disse: " Será a forma de retirarem essa gente das listas e assim apresentarem números mais baixos para o desemprego?"

Temos de ver mais longe e não apenas o que nos esfregam no nosso nariz.
bjs Asninha, a Ah e tal chora por ti...está sempre a perguntar o que te aconteceu. Eu também já andava :(

 
At 7:47 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Ai scorpion...só tu!

 
At 8:59 PM, Blogger hole in my vein said...

Ah, não sejas assim... é bem melhor ter submarinos a leasing para controlar o nosso território marítimo no qual os espanhois pescam a bel-prazer..... Iso sim são investimentos!
Pegar nos desempregados para fazer isso acho mesmo terrivel ideia mas no entanto há pessoas a viver da segurança social que merecem é ser queimadas em praça pública... por isso, para esses, a ideia nem é má! Ou então que peguem nos gajos que andm praí a assaltar e os ponham no meio do mato... isso sim, era bonito!
São só incompetentes... viva nós...
E o calor não vai.... bolas....

 
At 9:38 PM, Blogger jomaolme said...

Não é culpa minha eles lá estarem...

Beijokas

 
At 10:46 PM, Anonymous Anonymous said...

Pensando bem pk é que nos estamos a preocupar com isto? Se fosse a Amazónia a arder era importante, agora meia dúzia de silvas num cu de Judas...Deixem essa merda toda arder. E não me venham falar de património ecológico e essas merdas. Ninguém que saber da merda dos melros, dos javalis e dessa badalhokice toda. Se ao menos tivessemos leões...
C

 
At 12:18 AM, Blogger Nunovsky said...

O fogo é um grande negócio, minha amiga. Para muita gente, incluíndo os proprios bombeiros. Tudo o que se possa fazer para prevenir os fogos é benéfico, portanto, também concordo.

 
At 1:36 AM, Blogger [A] said...

oh alien, minha querida, infelizmente, em matéria de política e promessas eleitorais, já há muito tempo que perdi a ingenuidade...

beijos MUITOOOOOOOOO grandes

 
At 2:52 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Lud, as medidas de prevenção tomam-se antes da casa vir abaixo.


Hole, o assunto do texto não tem a ver com o Ministério da Defesa, pois não?
O texto quer basicamente dizer que as medidas deste governo vem sempre atrasadas e que as promesas nunca são cumpridas.
bjs covinhas



Asna gostei do teu comentário, apesar de estar revoltada porque sinto que o governo está a brincar com a vida das pessoas.
Não me apetece ter mais um verão com pessoas a chorar porque perderam a casa e tudo o que detinham. E depois lá vêm os fatos dizer que estão a negociar um avião XPTO que nunca há-de chegar a Portugal.

"É preciso fazer levantamento dos meios e das necessidades para depois programar, planificar, gerir e administrar"

Pois, e o governo não devia de exigir esses dados para poder dar mais meios aos soldados da paz?

Enfim, sinto uma imensa revolta. E sei que vai piorar...infelizmente....porque ainda há árvores para arder em Portugal.
Bjs
(Asninha, aparece mais vezes, já tinha saudades dos teus comentários e de ti ;) )



Jom, ok ;)



C, como és tu , dá-me vontade de rir. Mas portugal fica muito triste vestido de preto! (K)



Nuno, prevenir quando a casa já está praticamente em chamas???
bjs


Anocas, eu sou um Alien...vai demorar um pouco mais.
bjs

 
At 3:42 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Asna, combinado. ;)
bjs

 
At 3:58 AM, Blogger Joaquim Nobre (JJ©N) said...

Alien...concordo contigo e felicito-te por este post!!!

SÓ QUERO LEMBRAR:

- GOSTARIA DE VÊ-LOS AMANHÃ DESEMPREGADOS, PARA VER SE GOSTAVAM DE IR PARA O MATO, TRABALHAR TIPO ESCRAVO...

É MUITO FÁCIL FALAR QUANDO SE ESTÁ CONFORTÁVELMENTE INSTALADO...MAS QUANDO NOS CALHA A NÓS...
ACREDITEM...
TUDO MUDA DE FIGURA...

ESPERO QUE NÃO TENHAM O AZAR DE VOS ACONTECER UM DIA!!!!

TRATEM MAS É DE ARRANJAR TRABALHO DECENTE, COM CONDIÇÕES E UM ORDENADO DIGNO...A VER SE OS "DESEMPREGADOS" NÃO IAM TRABALHAR COM MOTIVAÇÃO...TAL COMO VOÇÊS VÃO AGORA PARA O VOSSO EMPREGO...

É ASSIM QUE VAI ESTE PAÍS...
MAS TB...TEMOS O QUE MERECEMOS!!!

 
At 5:21 AM, Blogger Conversa Inútil de Roderick said...

Peço desculpa, mas não acredito que os desempregados vão apagar fogos.
Por diversas vezes não aceitam empregos por serem mal pagos ou por não ser o que lhes agrada (conheço exemplos) quanto mais apagarem fogos.
Se isso acontecer será com uma minoria que nem dá para as estatisticas.

 
At 5:42 AM, Blogger Belzebu said...

Amiga Alien,

Gostaria antes de tudo deixar bem claro que não são questões politicas que me fizeram discordar do teu post. Antes pelo contrário. Não contribuí para este peditório nem nunca o farei.

Considero a governação do nosso Engº uma demonstração práctica de demagogia politica com que não me identifico de todo!

Apesar disso, considero um dever nacional com todos os meios disponiveis, a prevenção, que passa necessáriamente pela limpeza das matas, devidamente coordenadas pelas autarquias e com o apoio do governo central.

Como a grande massa de desempregados e de pessoas que recebem o rendimento minimo estão disponiveis (esperamos) temporáriamente, não me parece nada mal que possam dar o seu contributo á comunidade ainda que não deixem de constar nas estatisticas como desempregados!

E se é isso que pode fazer confusão a muita gente, não me parece que seja a verdadeira questão.

A questão é que os baldios são o verdadeiro problema e sendo assim, cabe ao estado recorrer a todos os meios humanos a quem paga (pagamos)para de alguma forma evitar aquilo com que anualmente nos deparamos.

Saudações!

 
At 10:16 AM, Blogger pedro oliveira said...

«O Governo vai chamar cerca de dois mil e quinhentos desempregados inscritos nos centros de emprego e beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) para trabalhar na limpeza de matas e manutenção de infra-estruturas de combate aos fogos florestais.»

Beneficiários do rendimento social de inserção, parece-me que foi isto que «alien» escreveu. Quem são estas pessoas? Não cabe neste comentário uma análise sociológica a estes cidadãos. Têm (isso parece-me, óbvio) direitos (o direito de receberem o dinheiro dos nossos impostos para se inserirem socialmente) deverão ter deveres, o dever de contribuirem para tornar melhor, mais segura a sociedade que lhes paga.
Por outro lado a inserção social faz-se pelo trabalho, pelo convívio e não em casa a assistir à «Floribela» ou aos «Morangos com açucar».

Como é que se resolvem os problemas dos incêndios? Com medidas implementadas localmente ao nível das juntas de freguesia e coordenadas centralmente... eu sei que vivemos num país onde o «chefe» dos autarcas manda apedrejar os ambientalistas, posto isto estamos a discutir o quê?

 
At 3:22 PM, Blogger Alien David Sousa said...

JJ, foste o primeiro a ver a coisa do lado dos desempregados - leprosos - que se vão sujeitar a tais condições que não são fáceis. Calor, o esforço..etc....por isso os meus sinceros agradecimentos.
Parece que alguém leu o texto todo.
É como eu estou cansada de dizer: não é depois de morrerem 6 bombeiros, de os fogos começarem que se inicia a prevenção com uns quantos desempregados.



Roderick, quando os fogos começam quem são as primeiras pessoas a chegar aos locais? Os moradores e quem anda por lá, certo?




BElzebu, meu amigo diabo, parece que eu não me faço entender.
Eu CONCORDO COM A PREVENÇÃO! EU CONCORDO COM ELA! MEDIDAS COMO ESTAS SÃO BEM VINDAS, mas não em cima do acontecimento só para dizer que o governo anda a fazer alguma coisa.
As medidas de prevenção deviam ter começado à meses!!!!! Não agora à pressa! Porque agora os incêndios já estão a dar um ar da sua graça, que não tem graça nenhuma.
A prevenção devia TER SIDO FEITA À MESES ASSIM COMO OS MEIOS PROMETIDOS AOS BOMBEIROS, É ISTO QUE EU DEFENDO NO MEU TEXTO.




Romeo, vai dizer isso às dezenas, mais, que perderam TUDO ( casa) no ano passado para o fogo.



Pedro,estamos a discutir a calamidade que assistimos via TV no ano passado. Portugal a arder, pessoas a chorar por terem perdido tudo. Pessoas idosas sem meios para recuperar o perdido e, no meio disto tudo um governo que veio a público prometer que este ano o cenário não se iria repetir porque medidas seriam tomadas. Quer a nível da prevenção, quer a nível de meios para combater os fogos.
Thats it Pedro
Bjs

 
At 6:56 PM, Blogger ah e tal said...

: (

 
At 7:19 PM, Blogger SA said...

Não estou de acordo. A limpeza das matas é essencial para prevenir fogos. Quanto maior for a quantidade de vegetação mais facilmente as chamas se propagarão. Tal e qual como a necessidade de se limpar sarjetas para impedir as iniundações.
Se vão recrutar desempregados do IEFP para limpar as matas, também não vejo qualquer inconveniente. São pessoas com dois braços, portanto...

 
At 7:58 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Asna, tu és um caso à parte. Foi por isso que eu não te mencionei.
TU JÁ TINHAS MENCIONADO O PROBLEMAS:

" Eu não entendo nada do assunto. Mas quer-te parecer que 2.500 é significativo no universo dos milhões de desempregados que temos?? Consideras mesmo que a intencionalidae por trás da medida é outra? Poderá a ter ser, no entanto estou em crer que a campanha de limpeza de matas só surge agora porque somos mesmo assim, deixamos tudo para a última da hora ou como se diz aqui para os meus lados: só nos lembramos de Santa Bárbara quando toca a trovoada "

Sabes Asna, as pessoas que aqui comentam, pensam que eu sou contra. Mas não é assim, permite-me que repita algo :


Eu CONCORDO COM A PREVENÇÃO! EU CONCORDO COM ELA! MEDIDAS COMO ESTAS SÃO BEM VINDAS, mas não em cima do acontecimento só para dizer que o governo anda a fazer alguma coisa.
As medidas de prevenção deviam ter começado à meses!!!!! Não agora à pressa! Porque agora os incêndios já estão a dar um ar da sua graça, que não tem graça nenhuma.
A prevenção devia TER SIDO FEITA À MESES ASSIM COMO OS MEIOS PROMETIDOS AOS BOMBEIROS, É ISTO QUE EU DEFENDO NO MEU TEXTO.

É isto que eu penso Asna.
Claro que tens razão, temos de ver o caso dos dois lados, mas mais cedo...não achas?
beijinhos Asninha



Sa, a minha resposta ao comententário da Asna diz tudo.
bjs

 
At 7:58 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Ah e tal :O

 
At 8:04 PM, Blogger Karl Macx said...

A questão levantada tem uma razão de ser. Se, por um lado, é necessário apostar na prevenção dos fogos florestais, por outro lado, convém que o façam em tempo útil.
Percebe-se claramente isso, e uma das falhas do Governo é essa, mas parece-me que o post desgasta mais a política governamental de utilizar desempregados para fazer o serviço do que condena o "timing" dessa medida. E, neste ponto, tenho de dar o braço a torcer.
E falo por experiência própria. Fui desempregado por duas vezes e sei o que custa arranjar emprego neste país. Isso também acontece por inépcia das entidades competentes (vide post And the Winner is em www.vidairritante.blogspot.com) mas, sobretudo, pelo comodismo das pessoas. Afinal de contas, quem, de dentro dos visitantes deste blog se considera moralmente superior para afirmar taxativamente que não gostaria de ganhar 100 ou mais contos sem fazer, como se diz na minha terra, "ponta de um corno"?
E se esta medida governamental puder actuar contra esse comodismo instalado, quanto mais não seja, levando as pessoas a procurar emprego só para não ter de limpar matas e florestas, então tenho de aplaudir de pé.
Por outro lado, vai obrigar determinados indivíduos a prestar contas, pois todos sabemos de casos em que pessoas que recebem fundo de desemprego estão a trabalhar sem contracto e a receber dos dois lados. Talvez assim se consigam apanhar os "burlões".
Resumindo e concluindo: A medida, Alien, é boa. O Timing é que não é o correcto mas, quanto a isso, só daqui a uns anos é que podemos mudar as coisas.

 
At 8:14 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Karl, tens razão. Acho que que é por isso que muitos dos visitantes não percebem o meu ponto de vista. Por minha culpa.
Eu é que tenho de dar o braço a torcer por ter batido mais na medida do governo do que no timming. Sendo para mim o Timming o mais importante de salientar e não a medida, tendo em conta de que já estamos em época de incêndios e já morreram 6 Bombeiros.
Obrigada pela tua lucidez

 
At 8:22 PM, Blogger Karl Macx said...

Só queria deitar mais uma acha para a fogueira: se os elementos destinados à prevenção não fossem desempregados - ou leprosos - mas sim pessoas pagas para o fazer, o calor desaparecia, ou achas que uma pessoa, só porque tem um salário, tem de se sujeitar ao trabalho em condições sub-humanas??? ("ver a coisa do lado dos desempregados - leprosos - que se vão sujeitar a tais condições que não são fáceis. Calor, o esforço..etc....".

"Não me apetece ter mais um verão com pessoas a chorar porque perderam a casa e tudo o que detinham" - Compreendo, mas não entendo. Na grande maioria das vezes, a prevenção começa em casa e se as pessoas limpassem o mato numa área de 50 metros ao redor das suas habitações, não terias tanta gente a chorar. O problema é que muitas vezes estão à espera que as autarquias resolvam e gastem o dinheiro dos contribuintes a limpar terrenos privados quando eles, em dois dias, fariam o mesmo. Afinal de contas, quem brinca com o fogo, queima-se...

 
At 8:30 PM, Blogger johnny D said...

Neste comment eu não preciso de escrever muito: em Portugal é assim, as coisas fazem-se só depois da porcaria feita.

 
At 8:45 PM, Blogger JPS said...

E os esquilitos, minha amiga?
A saltitar de árvore em árvore que belos bombeiros dariam com um dedal de água ás costas.

Desta é que o Governo não se lembrou...

 
At 10:01 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Karl, o problema é que muitas vezes o fogo galga quilómetros.Atravessa estradas.Se não acreditas, pergunta a um Bombeiro.



Pois é Jonny.:|


Zuko,liga JÁ PARA O PM!!! Aposto que amanhã ele apresenta a ideia como outra medida de prevenção.

 
At 10:25 PM, Blogger Karl Macx said...

"o problema é que muitas vezes o fogo galga quilómetros.Atravessa estradas"
Pormenores da Física. O fogo existe porque há oxigénio e move-se porque há combustível. Num cenário de uma casa com um raio de protecção de 50 metros, as hipóteses de início de incêndio são bastante reduzidas. No cenário oposto, é aquilo que vemos todos os anos nas televisões.

 
At 10:31 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Karl, o que eu queria dizer é que até chegar à casa que pode estar a quilómetros ( com a ajuda do vento) o fogo pode chegar rapidamente perto de uma casa. E não me venhas com tretas da casa estar limpa ou não. Basta a mata que rodeia a casa e que não pertence às pessoas não estar. Pessoas essas que eu mencionei estar ver chorar.
Olha Karl, já vi que não se vai a lado nenhum com esta discução , porque falamos de coisas diferentes, respondemos a coisas diferentes.
Fica bem

 
At 12:33 AM, Blogger Unknown said...

Desta vez discordo de ti alien, e olha que não é habito!:)
Mas o que disse o belzebu e o X é correcto...se há tanta gente a ganhar sem fazer nada, acho bem que os coloquem a fazer algo de produtivo e pela comunidade, e um dos melhores meios de combate aos incendios é sem duvida a prevenção, nisto o governo pensou bem...

 
At 3:41 AM, Blogger Diabólica said...

CARA ALIEN,

Que dizer, se não que nada mais me admira neste país...
A partir do momento em que o nosso maravilhoso governo entendeu que quem deveria passar a "comandar" os fogos, seriam os GNR e não os bombeiros, como seria de esperar, quiça digo eu...já nada mais me surprende. Este governo deve padecer de graves problemas de interpretação e pq não dizê-lo de conhecimento, pq se não veja-se: para além do que já referi, será possível que estes palnetrixers entendam que as pessoas mais habilitadas para despachar processos em tribunais, são, imagine-se, os professores????!!! Pois é, mas ao que vejo parece que sim.
As medidas tomadas assim o vêm comprovar, para quem ainda tenha dúvidas, ou melhor, para quem ainda procura um rasgo de coerência neste palnetrix...

Relactivamente aos fogos, acho muito bem que se utilizem os desempregados para limpar as matas, mas parecia-me bem mais adequado que se fizesse realmente PREVENÇÃO!

Não sei se estou enganada, mas para mim o conceito de prevenção significa isso mesmo PREVENIR A montante, ou seja, antes da época de fogos tomar medidas para evitar as catástrofes tão nossas conhecidas.
Essas medidas, quanto a mim, passam por investimento em mais e melhor meterial, melhores condições de trabalho para aqueles que todos os verões dão a vida por nós(BOMBEIROS) e porque não algum reconhecimento a essa classe que tanto tem feito pelo nosso país, nesse aspecto?

Ah, mas que disparate o meu, estou a esquecer-me que as pessoas realmente importantes neste país são aqueles que nada fazem(Vigaristas, oportunistas, parasitas. etc)!

Os fogos têm exactamente o mesmo tipo de tratamento que as CHEIAS, também já subeijamente conhecidas!

Para estas, o procedimento também é o CHAPA 5, isto é todos os anos se fala no mesmo, mas quanto à famosa PREVENÇÃO, mais uma vez não a vejo!

Mas, será que preciso de óculos, será que tenho que comer alguns dicionários para actualizar os meus conhecimentos???!!!

Ou muito me engano ou neste inverno iremos voltar a ter as sargetas entúpidas e os bares da 24 de julho inundados...

E olha que isto não é astrologia!

 
At 4:15 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Diabólica, 5 estrelas.Tu e a Asna, ainda pensam realmente sobre os temas e sabem expressar os vossos pensamentos sem baterem sempre na mesma tecla.
bjs

 
At 9:58 PM, Anonymous Anonymous said...

Enquanto se pensar apenas na ingénua prevenção ( como se a maioria dos fogos fossem acidentais... ), em vez de se punir exemplarmente os culpados, desde o pequeno incendiário até ao peixe grande que lucra com esta desgraça, nada vai mudar!

E para quem fala das limpezas do mato... Será justo ir obrigar velhotes de 70 anos, que recebem reformas miseráveis, a limparem os seus terrenos. E o Estado? que eu saiba é dos maiores proprietários do país!!

Acham que tem sido a prevenção a diminuir o número de fogos? Ahahahah! Deixem vir mais calor, sem o mundial a monopolizar as noticias, sem estes esporádicos chuveirinhos das trevoadas e logo vamos ver onde os politicos podem enfiar a prevenção...

E agora, voltando á questão da limpeza das matas e da prevenção... Até concordo que certas casas estão cercadas de vegatação e que isso é um perigo. E, pronto, muitas vezes há perguiça e desmazelo dos proprietários. Ok, mas vamos supor que a não limpeza das matas é a principal causa das proporções dos incêndios... Não teria Portugal deixado de existir na época medieval, por exemplo??

À muitos anos, onde já residi, punham-se as culpas nos comboios ( e o número de incendios era diminuto comparado com agora! ), mas a linha encerrou e os fogos aumentaram exponencialmente... Magia?!!

Eu já vivi numa zona florestada e sei bem qual é a causa dos incêndios... MÃO CRIMINOSA!!! Enquanto o poder não reconhecer isto, eu terei sempre razão.

Fica bem Alien!

 
At 2:23 AM, Blogger Diabólica said...

Querida alien,

Como já te havia dito, neste país já nada mais me espanta..., ou já não me devia espentar...
Mas, eis que sou deparada com mais um "Fenómeno", que quanto a mim, apenas reflete a má organização do Estado Português em geral, e das forças de segurança em particular.
Todos sabem com certeza da existência de uma revista chamada "CAIS".
Pois é,é uma revista realizada pelos sem abrigo, vendida por eles e cujos lucros revertem a favor dos mesmos.
Mas, ao que parece já não é bem assim...
Estava eu neste fim de semana, muito calmamente parada ao sinal quando de repente sou abordada por um Romeno, Croata, sei lá eu, essa malta, melhor máfia de leste que vem para o nosso país única e simplesmente para os esquemas.
A propota de tão ilustre figura era que eu adquirisse a "CAIS", por certo falsificada, presumo eu, e ainda por cima alguns pensos!!!!

Vejam se pode uma coisa destas?!
Escusado será dizer que fiquei bem chateada e ainda manifestei, na medida do possível, a minha indignação.

As minhas perguntas são:
1- Será que já não temos corruptos e vigaritas suficientes ao nível nacional, será que ainda precisamos desta gente para acabar com o pouco que nos resta????

2- Será que já não nos chegam os impostos que pagamos para as mais diversas situações, ainda teremos que estar a sustentar esta gente??? Gente que na sua grande maioria, não tem problema algum, mas APENAS NÂO LHE APETECE TRABALHAR???

3- Que é feito das nossas autoridades que ao que parece só são mandados para onde não devem? Porque é que não se actua nestas situações?

4- Porque razão ainda não temos uma efectiva e eficaz política de imigração no nosso país?

Sei que provavelmente vou chocar alguns de vós, mas na minha perspectiva esse tipo de parasitas queriam-se corridos daqui para fora a ponta pé! Eram metidos num avião e repatriados para o seu país de origem. É que não têm jeito para trabalhar, mas têm MUITO GEITO PARA FINGIR QUE SÃO ALEIJADOS, e mais recentemente para esta façanha que vos acabei de relatar!

Façam-me um favor, mas os GOIS estão a dormir????

Se se continua assim a facilitar o nosso país cada vez está mais perto de ser uma real REPUBLICA DAS BANANAS, com tudo o que o termo acarreta!

Estes são claramente ALIENS DO MAL, vamos por isso pensar numa forma de os correr daqui.

Conto com as vossas sugestões.

 
At 11:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Pelo menos os animais nao incendeiam prepositadamente florestas! Mantêm o equilíbrio!

 

Post a Comment

<< Home