Friday, February 24, 2006











Um Alien do Bem.
O mundo criticou – com razão – a invasão do Iraque pelos Estados Unidos.
As imagens chocantes que nos chegaram recentemente às mãos, as dos maus tratos dados por alguns soldados americanos aos presos iraquianos da Abu Ghraib – e friso “alguns soldados” , são lamentáveis. Inconcebíveis. Revoltantes. Nauseantes.
Isto tudo para dizer o quê? Bem, não podemos meter as bolas todas no mesmo saco. Uma coisa é óbvia; um ignorante e mentiroso decidiu, porque estava para aí virado, invadir outro país. Enviando os seus soldadinhos de chumbo para a guerra. A questão é que este Bush, como é um ignorante de certificado e tudo, não percebe que os soldados enviados são seres humanos, dispostos a morrer pela pátria, mesmo que esta seja chefiada por uma azémola.
A revolta perante as fotos e vídeos que vieram a público é ensurdecedora. Ninguém gosta de ver seres humanos a serem tratados como lixo. Eu não.
Michael Moore. Não precisa de apresentações. Apenas algumas aves raras não devem ter visto o premiado em Cannes, Fahrenheit 911. Este senhor, tem tentado combater o sistema, um sistema podre e malévolo, tem tentado abrir os olhos dos americanos – sem muito sucesso, visto que estes reelegeram o asno pela segunda vez para a presidência – tem feito de tudo para abrir os olhos aos morcegos. É incansável.
Neste momento os soldados americanos são vistos como monstros. Como já referi, temos de separar as águas. Nem todos o são. Michael Moore, mais uma vez, tenta fazer o que é correcto no seu “Will they ever trust us again". É um livro, onde foram publicadas cartas enviadas por soldados americanos que se encontram no Iraque e Afeganistão. Estas cartas são de inúmeros soldados revoltados por terem sido enganados pelo seu presidente. Foram enviados para uma guerra sem razão para o tal. Corações despedaçados. Homens que viram o lado mais negro da guerra, se é que existe um lado “ claro”. Estes homens, estão indignados contra o seu presidente e o sistema que rege o seu país. Estes soldados, não são os mesmos que molestaram os das fotografias, são somente pessoas como nós, com princípios e que, num não tão belo dia, foram chamados para atacar outro país. Quando lá chegaram perceberam que foram enganados. A mentira de um Alien destrutivo, destruiu a vida destes homens, cujas cartas se podem ler graças ao Michael Moore. Um Alien do bem.
Não quero fazer deste texto um manifesto aos soldados americanos. Apenas tento ver a perspectiva de outro ponto. Como me sentiria se recebesse uma destas cartas do meu irmão mais novo?, se calhar cagava para tudo o que aqui escrevi e partia para a violência tentando molestar o Bush até não poder mais.

Nas palavras de Moore:
“I'm proud to give voice to the troops who have written to me”
Nas minhas:
“Michael, ainda bem que nem todos os Aliens nos querem mal!”

3 Comments:

At 12:00 PM, Blogger pedro oliveira said...

Já viste o "Jarhead"?

É sobre a primeira guerra do golfo, ou melhor é sobre o que sente um miúdo que vai cheio de certezas e volta cheio de dúvidas.

 
At 8:31 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Oi Pedro, estás a falar do filme do Sam Mendes. Infelizmente ainda não vi.É uma lacuna, eu sei. É um filme que quero ver mas adio porque tenho uma quantidade de outros para ver ( os dos oscares) e não tenho tempo para tudo.
No entanto, acho que é basicamente o que o livro do Michael Moore descreve: cartas de jovens ( e não tão jovens) soldados, que confiaram no seu presidente e sentem-se traídos. Desabafam nas cartas que NÃO DEVIAM ESTAR ALI.
Enfim, são cartas dos que têm sentimentos e que se distanciam dos outros que comentem atrocidades.
Fica bem

 
At 10:42 PM, Blogger ► JOTA ENE ◄ said...

This comment has been removed by the author.

 

Post a Comment

<< Home