Tuesday, March 27, 2007

Image Hosted by ImageShack.us

Não, este texto não é sobre focas.
-
Resolvi retirar a Mona Lisa do seu contexto habitual para a contextualizar no nosso tempo. Isto para quê? Para provar que o quadro do Leonardo da Vinci é uma verdadeira "bosta", que adquiriu a fama que angariou devido a outros factores que não têm nada a ver com a qualidade do quadro. Já lá chego, mais à frente. Claro que isto é a minha opinião, e é a que conta porque neste caso sou eu que estou a escrever o texto.
-
Retirada que está a Mona do quadro e colocada num Mcdonalds algures neste planeta, vamos lá analisar a dita cuja. E agora, vou ser brutalmente directa - até maligna para os mais sensíveis - e um alvo fácil às vossas críticas, mas tem de ser: ao observar a Mona o que vejo - são os meus olhos , claro - é uma terrestre extrema feia. Com uma testa aonde dá para escrever uma carta, uns lábios que gritam por uma implante de silicone, as sobrancelhas são inexistentes, o nariz aquilino assusta e o cabelo necessita urgentemente de ser lavado. Isto é o que eu vejo. Claro que como foi transportada para o nosso meio ambiente, as borbulhas e o acne não ajudam.
-
Esqueçam o acne e as borbulhas. Pronto. Esqueçam. E digam-me, esta Mona é uma beleza?
-
Mete medo ao susto. É uma das piores obras do Leonardo. Já a vi de perto três vezes, e continuo na minha. Esta obra vive à custa do mito. Como quase tudo na nossa sociedade. Não preciso de vos relembrar dos James Deans, das Marilyns e por aí a fora, é assim que a nossa sociedade funciona. Continuando,uns dizem que a Mona é um auto-retrato do Leonardo. Outros adoram bater o pé no sorriso, dizendo que se olharmos directamente para o sorriso da senhora, este desaparece. Não estou a mentir. É a última teoria. Outros simplesmente dizem que a Mona é Lisa Gherardini, mulher de um senhor chamado Florentine.
-
Eu adoro mitos e teorias da conspiração, mas neste caso tenho de vos dizer: o quadro é só um quadro, que por acaso é um quadro de uma esposa feia. This simple.
-
Leonardo foi um génio. Um grande artista. Um visionário. Mas neste caso, o quadro é só um modesto quadro. E ele deve estar a dar gargalhadas à conta de tanto disparate que se formula à volta de uma das suas obras menos significativas que se tornou numa das mais célebres.
-
Mona, nos dias de hoje não serias ninguém. Eu sei disso. E o Leonardo pela sua genialidade, de onde está também o sabe. E o resto é conversa para boi dormir. Nem o Fox Mulder investigaria este caso.
-
Mas isto sou só eu.
-
Kandinsky, o que estará escondido nos teus quadros?
-
Warrior,
Não é só a qualidade dos textos que conta,
mas também a qualidade dos comentários.
As minhas mãos estão atadas. Got it?X.

79 Comments:

At 3:50 AM, Blogger Enfim... said...

bem... 1º que tudo finalmente é um previlegio ser a 1ª eheheheh adorei a imagem sabes la o que ja me ri á pala disso eheheh aqui em casa chamaram-me louca...pois tb n é de gente normal estar-me a rir á gargalhada para o pc mas...bjokas e boa semanita

 
At 4:00 AM, Blogger pedro oliveira said...

A beleza do quadro (a beleza em geral e a das mullheres em particular) não está naquilo que se vê, está no que se imagina.
Como tu dirias: «mas isto sou só eu».

 
At 4:06 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Enfim, passar por louca não é mau de todo. ;)
Beijinhos


Pedro
Pois mas como sempre eu acho que a mensagem que pretendo passar está tão escondida que os meus queridos comentadores nunca a encontram lol
A parte em que eu falo da beleza digamos que são preliminares(humoristicos) para chegar à questão em si. Que é: o quadro só é famoso porque é um MITO. Não é de longe nem de perto das melhores obras do Leonardo.Mas enfim....deixa andar Alien.
Beijos pedrinho

 
At 4:13 AM, Blogger poca said...

sim o mito e toda a máquina publicitária que acende os focos e aponta todos os olhos para a mesma direcção.
isto pode ser transposto para qualquer arte.. qualquer coisa que nos seja apresentada um sem número de vezes que nos obrigue a reconhecê-la como familiar. goste-se ou não. conhece-se.

agora confessa lá.. por trás da mona.. quem é que tem a barriguinha cheia de fast food, quem é?

 
At 4:38 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Vou dar uma de Amália: Obrigada, Obrigada, Obrigada Poca, leste e entendeste o texto!;)
É isso mesmo que se passou com a Mona, para além das teorias criadas à volta do quadro que quase lhes podemos chamar teorias da conspiração. Porque se formos racionais o que aconteceu foi simplesmente um quadro feito por encomenda. Ponto final.

Quem tem a barriguinha cheia de fast food? O povinho! E olha, tenho de admitir que hoje comi um chiken mitick ou como é que aquela coisa se chama. Mas em casa, não tenho pachorra para os terrestres minusculos aos berros.
beijinhos alienígenas
p.s e tu, és vegetariana? hmmmmmmm

 
At 4:56 AM, Blogger travis said...

Querida Alien talvez a Mona Lisa não te diga nada porque pura e simpesmente não sabes apreciar o quadro.
A Mona é feia? Talvez mas só os bonitos é que tem direito a serem representados na arte?
O sfumatto perfeitamente executado,a expressão da Mona Lisa que sugere mil e uma coisas, o sorriso ambíguo de dificil execução.
Apenas por curiosidade Rafael, o grande mestre do renascimento, um dia visitou o atelier de Leonardo e, tendo por base o retarato de Mona Lisa, criou uma forma de retrato que iria perdurar décadas.
Podia escrever aqui um texto gigantesco sobre a genialidade da execução do quadro e as razões pelas quais este é um dos quadros mais interessantes e fascinantes da História, mas não me apetece...
X
Ps: Alien, sobre a tua montagem, já ouviste falar na maldição da Mona Lisa? Dizem que todos os que lhe desenham um bigode acabam por morrer...

 
At 5:06 AM, Blogger Martini Man said...

Sério? E os que poem a Mona a comer hamburguers? Engordam 30 kilos?

 
At 5:15 AM, Blogger travis said...

A maldição da Mona Lisa é uma metáfora. Basicamente quer dizer que os detractores e críticos da Mona Lisa acabam por morrer e nunca fica memória deles, mas já agora Martini Man, agradeço te pelo momento malucos do riso.
X

 
At 5:25 AM, Blogger Belzebu said...

Eu vou dizer mal da Fernanda Ribeiro, perdão, da Mona Lisa. Tinha bigode sim senhor, era uma mastronça de fugir, o Leonardo devia estar com cólicas quando a pintou, o Louvre não devia ter mais nada para expor e o sorriso enigmático não deve passar de uma disfarce durante um ataque de flatulência!

E agora? Vai-me acontecer uma coisinha má? Vai-me cair o cabelo aos cachos?

eheeh!! Saudações infernais!

 
At 6:05 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Querido X, vou ter de discordar contigo. Como nos velhos tempos. Que saudades. Ai ( suspiro)
"simpesmente não sabes apreciar o quadro."
Esta tua afirmação é muito relativa até porque nunca abordámos o assunto e tu não sabes :
A) até aonde vai o meu conhecimento sobre arte
B) e a minha sensibilidade a esta

Quando falas do : "a expressão da Mona Lisa que sugere mil e uma coisas, o sorriso ambíguo de difícil execução."

Eu poderia mencionar aqui, mas tal como tu mesmo o disseste isto ficaria muito longo, inúmeros quadros de uma complexidade extrema que fazem a Mona Lisa parecer um desenho de uma criança de cinco anos. Isto levado a um extremo claro está. Mas esses quadros de pintores também conhecidos não foram transformados em MITOS. Por variadíssimos motivos.
Chega a ser ridículo ler num jornal on line, podes pesquisar, que se olharmos para o sorriso durante um certo período de tempo este desaparece. PLZ

Leonardo foi um génio. Mas este quadro não é a sua melhor obra, nem de longe nem de perto.
E sim, eu sei apreciar. Mais do que tu pensas.

A genialidade deste quadro está no facto de ter conseguido ser imortal.

Já agora, dá uma olhadela pela obra toda do Leonardo, mais conhecido por Leo e vais ver que vais ser surpreendido por obras que desafiam as palavras.

Quanto à maldição. Eu não tenho medo de morrer.
Beijos lindinho





M.M, porra! Medo da morte não tenho. Mas de engordar já tenho
Beijinhos




X,não é uma questão de dizer mal por dizer. Vê se entendes. É uma questão de apontar um facto.
beijos lindinho.
p.s a obra de leonardo é tão rica e vasta, vai dar uma vista de olhos e depois vem falar outra vez da mona.




Belzebu,LOL LOL ADORO-TE
Estou a chorar a rir....já somos dois. Temos de ter muitooooooooooooooo medo muitooooooooooooooooooooo
beijos diabinho

 
At 6:20 AM, Blogger travis said...

Muito bem, diz me lá um desses quadros que é incógnito. Queres falar sobre a obra de Leonardo Da Vinci comigo? Não entres por aí porque o meu conhecimento de arte não se limita aos fasciculos que saem no correio da manhã (ao contrário da maior parte dos leitores, que mesmo explicando em que consiste a maldição da Mona Lisa, vem para aqui brindar nos com momentos de humor rasca).
Mas se o teu conhecimento sobre arte é assim tão superior ao meu eu faço te uma vénia mas não é superior ao de Rafael e se ele elegeu a Mona Lisa como uma obra de arte legitima e superior, todos os detractores da Mona Lisa (que possivelmente não passam na maior parte de artistas de photoshop) tem é que estar calados.
X
Ps: a presunção fica te mal
Ps2: Belzebu, para dizeres merda mais valia estares calado

 
At 1:16 PM, Blogger Unknown said...

Sinceramente... acho que este quadro tem uma extrema falta de profundidade...

Anyway... não é do´s melhores que há no Louvre, onde há quadros incríveis... mas é, sem dúvida, o que aglomera maior número de pessoas na menor superfície... fica tudo doido...

Jokas

 
At 2:26 PM, Blogger Kaos said...

Por acaso, ou não, ainda há pouco tempo tinha referido que esse quadro está até muito mal pintado. Visto de perto, não na cara da Mona, mas em tudo o resto pareceu-me uma obra bem fraquinha. Mas, como sou um zé ninguém, a minha opinião só vale o que vale. O seu unico valor real é o de ter algumas novidades em termos pictóricos para a época. Mas, que se lixe, também não é meu e não o posso vender.
bjs

 
At 2:56 PM, Blogger claudia said...

Calma deixem passar aqui a grávida ..Aiiii tanta "dureza" por um quadro.

Vá façam as pazes ou não á hamburguer's pra ninguém.

Ai a minha vida!

Jokas querida Alien.

 
At 3:19 PM, Blogger hole in my vein said...

oh, mas de da vinci percebo eu... eu que sou mesmo bravo!!!!
ao que parece, o quadro está bem pintado! foi usada uma técnica pouco vulgar para quadros pequenos pois é muito dificil e ainda assim ficou algo jeitoso! se o (a) senhor(a) é bonita, não sei. E depois, todas as especulações sobre sorriso, olhar e afins devem, realmente, fazer o da vinci rir!

 
At 3:43 PM, Blogger peace_love said...

Eu nunca entendi bem foi aquilo de ela ter um sorriso enigmático..eu diria que ela tem ar de sonsa, isso sim!

 
At 3:46 PM, Blogger Vício said...

para começar, tenho a dizer-te que espero que a dona do corpo que usaste na montagem não te encontre nos próximos tempos! talvez corras um certo risco...
para continuar, queria-te prguntar se ainda há algum amigo do Davinci vivo porque tenho uns rascunhos que poderiam dar em obras de arte!

 
At 3:58 PM, Anonymous Anonymous said...

Sobre este caso da Mona Lisa tenho algumas teorias:
1ª o sorriso enigmático dela que tanto se fala ou se falou, das duas uma ou ela simplesmente naquele dia não lavou os dentes , ou como sabia que não era uma beleza, não sorriu por desconforto de saber que o quadro iria ser exposto numa sala qualquer onde pessoas iriam ver (mas talvez seria por ser tímida);
2ª a preferência do Leonardo por este quadro, talvez seja derivado ao uma paixão secreta que ele tivesse pela rapariga ou talvez fossem amantes;
3ª (isto não é uma teoria mas sim uma opinião) só por alguém não corresponder aos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade, não é um factor que determine se uma pessoa vai ser "alguém " ou não, mas sim se tem valor ou capacidade em fazer determinada coisa. Geralmente dizem que se uma pessoa gira tem determinado posto de trabalho, é porque conseguiu por meios estranhos e não por mérito.
Talvez a rapariga merece-se um quadro não pela beleza, mas sim pela personalidade.
bjs
julie

p.s. peço desculpa pelo testamento.

 
At 6:46 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Querido X,"a presunção fica te mal", pois fica. Mas não é a mim. Tu partes do pressuposto de que só tu é que és sensível à arte e de que só tu é que a entendes e percebes um pouco sobre ela. E isso fica-te mal. Logo nos primeiros comentários disseste que eu não era sensível à arte e isso FICA-TE MAL.

Ok queres exemplos eu dou-te. PARA MIM, bate aos pontos a tua querida " São Jerônimo", apesar de não estar completa a obra deixa qualquer um sem palavras. É uma das minhas preferidas .Mas não te vou explicar porquê.
É uma questão de sensibilidade.

"Mas se o teu conhecimento sobre arte é assim tão superior ao meu eu faço te uma vénia "

Eu nunca disse que o meu conhecimento era SUPERIOR, tu ao contrário é que dás a entender que nós somos todos uns ignorantes perante a tua sabedoria. Já me devias conhecer um pouco melhor. Só te respondi no mesmo tom. Lê a forma arrogante como comentaste e depois lê a minha resposta.

Quanto a Rafael. Os pintores/escultores influenciam-se e tu com a tua cultura geral sabes muito bem disso. Gauguin foi extremamente influenciado por Van Gogh, isto é um exemplo. Para te dizer que não é pelo facto de outro pintor elejer outra obra como uma das melhores a seu ver, eu tenha de estar de acordo. Volto ao meu exemplo. Gauguin tinha paixão por certos quadros de Van Gogh, quadros esses que a mim não me dizem nada. E eu tenho paixão por Van Gogh e elejo outros que passavam ao lado a Gauguin. Entendes?

" detractores da Mona Lisa "
Estás enganado. Aqui só existem pessoas que consideram que esta não é a melhor obra do autor. Eu não arrasei por arrasar, mas dei um ponto de vista, o meu.


Quanto ao Belzebu, ele tem uma coisa que tu perdeste. O sentido de humor. Ele brincou. E eu achei piada. Ele brincou com as pragas da morte e do engordar e SIM TEVE PIADA. Quem és tu para o mandar ficar calado?
Aqui não mandas nada.
Fica bem lindinho
p.s mais calma





Lucial," na menor superfície... fica tudo doido..."
Geralmente correm na direcção do quadro e perdem pelo caminho obras que mereciam ser vistas.
beijinhos




Kaos,"Mas, como sou um zé ninguém, a minha opinião só vale o que vale. "
A arte está nos olhos de quem a vê!
E o resto são tretas de intlectuais.
beijos





Peixinha,"Vá façam as pazes ou não á hamburguer's pra ninguém." lol

E a grávida anda a dar hamburguers ao " pilas" ? lol
beijinhos





Hole,eu não lhe RETIRO O MÉRITO, apenas digo que lhe foi dada maior importância do que aquela do que ele realmente tem! ;) Da vinci tem obras melhores.
beijos covinhas



Peace_love,sonsa lol
bjs



Vicio,"para continuar, queria-te prguntar se ainda há algum amigo do Davinci vivo porque tenho uns rascunhos que poderiam dar em obras de arte!" LOL LOL
beijos doido



Julie,"das duas uma ou ela simplesmente naquele dia não lavou os dentes " lol

"Talvez a rapariga merece-se um quadro não pela beleza, mas sim pela personalidade."
E eu respondo dizendo, a rapariga mereceu o quadro porque foi uma encomenda do marido! THIS SIMPLE!
ADOREI O COMENTÀRIO!
beijinhossssssssssssssss

 
At 7:21 PM, Blogger Fábula said...

se pensarmos bem até o nome, mona lisa, é irónico... nunca vi o quadro ao vivo, mas de cada vez que olho para alguma imagem dele penso que só havia uma maneira do Leo saber que aquela mulher tinha lisa a mona... ;)

 
At 7:27 PM, Anonymous Anonymous said...

Só agora tive tempo de ler com calma o post e os comentários, e cheguei á conclusão que a critica que fazes do quadro, é só porque causa do mistério que fazem em volta dele e não por causa da rapariga em questão.
O mito e a fama do quadro surgiu mais pelo facto do Leonardo levar este quadro para onde quer que fosse, do que pela técnica usada, e os mistérios nasceram da curiosidade de saber a razão da preferência do Leonardo por este quadro.
Sobre os quadros desaparecidos do outro senhor, fiquei com dúvidas; alguém chegou a ver os quadros ou supõem que existem mais quadros?
bjs
julie

 
At 7:32 PM, Anonymous Anonymous said...

Prontes já me convcenceste! Sempre ouvi dizer que por trás da pintura da Mona Lisa estava o original e que a empresa Mc Donalds pagou milhões ao Leonardo para o disfarçar porque queria abrir a Mc Donalds dali a uns anos roubando a patente ao pobre daquela altura que já inventara os hamburgueres em casa. O mesmo se passou com a coca cola. Pensando bem, faz todo o sentido, a Mona era rechonchuda devido ao fast food.. Mas neste quadro que aqui mostras reduziu consideravelmente o peito.. terá feito uma plástica também?

 
At 8:04 PM, Blogger Matisfolle said...

Premier, je comprends ce que tu dis.

En second, je suis d'accord que Monalisa n'a pas gracinha aucune, ni avant ni maintenant dans le Mcdonalds.

Mais aussi c'est vérité que les femmes (et les hommes) de ce temps étaient toutes des horreurs (dans peinture, pour le moins).

L'histoire de l'auto-portrait est connue… mais ce sera que Leonardo sera même en train de rire ?

Abçs

 
At 8:08 PM, Blogger hole in my vein said...

mas eu não disse que retiravas.... eu só vim opinar dado ser um especialista em da vinci... dos melhores e dos mais bravos.... claro que o facto de eu usar o "ao que parece" só demonstra que sou incrivelmente entendido.... (ou então não...) :) (é que eu tb quero ser um master em arte!!! posso????) :)

 
At 8:18 PM, Blogger Aragana said...

O mundo adOOOOOOOOOOOOOra conspirações!

Eu cá.. gosto.

Por mim a Mona até pode ser hermafrodita. E se olharmos directamente para o decote conseguimos ver os 2 sexos!

 
At 9:43 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu apresento factos, falo de técnicas e dou exemplos. Tu usas rétórica e demagogia, lembras me o teu querido Sócrates. Sentido de humor? Tu não saberias o que é sentido humor nem que ele te mordesse o rabo, para exemplo disso basta ver o "hilariante" vídeo dos putos a andarem de skate montados um no outro.
X

 
At 10:34 PM, Blogger Alien David Sousa said...

FAB, sua maldosa! LOL LOL
beijinhos


Julie aí está a questão. Não arrasei o quadro, mas sim mencionei um facto. Leo tem obras melhores. Esta tornou-se num MITO, assim imortal, tal como tantos outros mitos.
beijinhos




Morgaine,
UAU!Tu foste a única que chegaste REALMENTE LÀ! Tu conseguiste ler a minha mente! lol Incrível! Tenho de te dar os parabéns ;)
beijinhos





Matisfolle,essa dos homens e mulheres serem todos um horror nas pinturas está bem apanhada lol
Não sei se entendi a tua ultima frase...mas quando me referi que o Leonardo se deve estar a rir, disse-o no sentido em que são tão disparatadas as teorias que inventam para o seu quadro, como a de que se olharmos para o sorriso da Mona durante um determinado tempo ele desaparece, ou de que o quadro é um auto-retrato do pintor....que enfim...ele só pode rir. Porque no fundo aquilo em que eu acredito é que aquela obra foi uma encomenda que lhe foi feita por um marido e nada mais.O resto faz parte do MITO.
Beijinhos




Hole,"(é que eu tb quero ser um master em arte!!! posso????) :)"
Claro que podes. Já sabes que aqui toda a gente pode ser tudo. Desde que se portem bem! ;)lol
Beijinhos covinhas seu Master em da vinci




Aragana,"Por mim a Mona até pode ser hermafrodita. E se olharmos directamente para o decote conseguimos ver os 2 sexos! "

Esta juntamente com a da Morgaine está no meu TOP 3 das melhores que li até agora lol
Beijinhos doida




Querido X, ganha juízo.

"falo de técnicas e dou exemplos. Tu usas rétórica e demagogia"

E tu por acaso leste o meu último comentário?
Eu dei exemplos, não usei demagogia. Agora, ou tu queres entender ou não queres, isso já é uma escolha tua.
Tu mencionaste Rafael, eu mencionei para te explicar o meu ponto de vista Gaugain e Van Gogh.
Tu pediste-me um quadro que coloca-se a tua Mona a um canto - na minha perspectiva - e eu dei um exemplo: "São Jerônimo"
Quantos mais exemplos queres tu?

Quanto ao teu sentido do humor. Viu-se no insulto ao Belzebu.

"Tu não saberias o que é sentido humor nem que ele te mordesse o rabo," - Escreveste tu.


O ignorante quando não tem argumentos, INSULTA. lol

E para finalizar. Eu só não te digo mais porque nós não nos conhecemos só daqui, do blog. Porque se fosses outra pessoa. Ai meu querido...lol Por isso vamos ficar por aqui e depois falamos. Eu dou-te o desconto que sei que precisas.
Fica bem lindinho
p.s Tu já sabes o que a casa gasta. A lama atirada a esta parede escorrega logo para o chão.

 
At 11:33 PM, Blogger Belzebu said...

Afinal havia outra...maldição! Não contente com a morte de quem lhe colocasse um buço, o Leo lançou a maldição da coluna do meio do Totobola. Uma coluna buçal e arrogante que recorre ao insulto fácil e desproporcionado! Que passe muito bem!

Saudações infernais, amiga Alien!

 
At 12:41 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Belzebu,a coluna do meio do Totobola é aquela a que recorrem os que devem ser ignorados.;)Os que mais tarde ou mais cedo vão parar ao teu inferno e que serão expulsos porque nem tu os vais querer por lá.:D
Beijinhos meu diabinho
p.s. Tu fazes-me bem.Sem desprimor para os outros comentadores, à conta do teu sentido de humor já dei tantas gargalhadas que já lhes perdi a conta.

 
At 12:48 AM, Blogger Kableira said...

nunca achei pida à monalisa. tanta coisa, tanta coisa e só via uma mulherzinha, mais nada.
isto não foi só para dar a entender que partilho a mesma opinião que tu. é mesmo verdade.

 
At 2:29 AM, Blogger tulipa_negra said...

por acaso nuna a vi ao vivo, mas quem viu comentou-me que é uma grande desilusão, pois o quadr é piquinito... enfim, tanta coisa só por causa de um retrato que ninguém entende mas toda a gente conhece...

beijocas alienígenas

 
At 3:32 AM, Blogger Karl Macx said...

Bem Alien, gostei do teu post e apesar de não concordar inteiramente com ele, achei-o devidamente fundamentado. Pelo menos não reduziste o Leonardo à vulgaridade e isso é um ponto enorme a teu favor.

Não quero passar por perito, muito menos por "conneuseur". A minha bagagem para fala assunto consiste somente em 8 (sim, OITO) cadeiras de História da Arte durante quatro anos.

Eu acho que o quadro é um marco da pintura por três razões:
1 - O sorriso. Quer queiramos, quer não, a forma como o artista captou aquele sorriso é fenomenal (adequa-se à maldição: a Gioconda sorri porque todos os que lhe puseram bigodes estão mortos...);
2- A técnica. Quem já viu o quadro ao vivo pode confirmar. Aquele olhar segue-nos para todo o lado. A especificidade da técnica é algo que ainda hoje intriga curadores e investigadores (ainda não foi reproduzida corectamente...);
3- A paisagem. Já alguém parou tempo suficiente para admirar o pano de fundo da Mona Lisa? Aquela paisagem quase alienígena, sem paralelo no mundo conhecido? A forma como a perspectiva é traçada, muito à frente do seu tempo?

São estas as razões que me levam a não concordar contigo, Alien. O quadro não é vulgar, mesmo que a personagem seja, até porque o artista não é vulgar.
Na minha (não tão) humilde opinião, Leonardo da Vinci não era deste planeta, Alien. Talvez fosse do teu...


PS.: Li muita coisa neste teu cantinho sobre saber, soberba de pensamento, conhecimento e sentido de humor.
Não pretendo fazer da minha opinião verdade absoluta (embora haja algo de etéreo nisso...fazer de mim um deus... hummmm....adiante)mas gostaria que os leitores do teu cantinho, especialmente o X tomassem uma opinião em consideração: uma das minhas professoras de História da Arte dizia que os gostos, acima de tudo, discutem-se e que dessa discussão nasce a Luz e, com ela, o conhecimento.
Quanto ao teu sentido de humor, está como a comida cá do Norte: apurado!

Mas isto, só sou eu(TM)

Keep them coming! ;)

 
At 3:36 AM, Blogger Karl Macx said...

Errata: Onde se lê "fala assunto", deve ler-se "falar do assunto"...
Já deve ser o cansaço a fala(r) por mim ;)

 
At 4:07 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Kableira,tu nem os outros comentadores são obrigados a partilhar da mesma opinião que eu. Se há coisa que gosto é fomentar a discussão - saudável - neste blog. Gosto de provocar nos textos, para ler as reacções dos comentadores. Claro que quando são contrárias às minhas gosto que as pessoas se expressem com educação, a mesma que lhes dedico. Mas, acredita que gosto escrever textos para ler as mais variadíssimas opiniões dos comentadores. É o tipo de Blog que me dá gozo.
Finalizando, acredito que não aches mesmo piada à senhora.
Saudações alienígenas




Tulipinha,sim o quadro tem dimensões pequenas.
"tanta coisa" lol Que te posso dizer? As discussões são saudáveis, quando o nível não desce, e tu sabes que nestas caixinhas aqui neste blog temos tido muitas e vamos continuar a ter. Eu escrevo textos e vocês dão a vossa opinião. This simple. ;)
Beijinhossssssssssssssss




Karl meu amigo, contigo posso falar de outra forma.
Vamos lá a isto: Claro que não reduzi o Leonardo à vulgaridade até porque o considero um génio, como o mencionei no meu texto. Não tenho 8 anos como tu, mas tenho 4 anos de história de Arte e tudo o que tu mencionaste está certíssimo. Mas vamos por pontos.
1- Quanto ao sorriso e à sua "maldição"...vou passar à frente. Teríamos de ter uma conversa sobre este ponto. Porque para mim, não é aí que a Mona ganha algo, mas sim no ponto 2. Eu estive perante ela 3 vezes e fascinou-me verdadeiramente o ponto 2.

Quanto à paisagem, sim!, reparei claro, tive de a estudar. lol

"A forma como a perspectiva é traçada, muito à frente do seu tempo?"

Claro que está muito à frente do seu tempo. O Leonardo estava muito à frente do seu tempo.

Mas agora chegando aquilo que te quero dizer.
Eu não pretendo arrasar a Mona Lisa. O que eu afirmo é que para MIM. Existem obras do Leonardo - mencionei uma - que me deixam mais maravilhada do que a Mona lisa. Para mim ele tem obras, deixou obras de arte que me dizem muito mais do que a Mona Liza. E que sem retirar o mérito que tem, gerou-se à volta da Mona Liza uma espécie de circo. Cada dia que passa, surge uma nova teoria para quem era a senhora, seria um auto-retrato, seria uma alien, seria isto, aquilo...quando para mim a resposta é simples: Leonardo pintou um quadro por encomenda.

Mas que com o decorrer dos anos e com tantas teorias se transformou num MITO. Entendes aonde quero chegar? Se tornou em algo mais do que é. Relegando para segundo plano, obras que deveriam de ter um destaque bem maior. E que foram ofuscados pela Mona liza.
É só isto que eu quero que se perceba. Mais nada.


Quanto ao meu sentido de humor. ;)Ele tem os seus dias. Mas o que nunca se deixa arranhar é a minha educação e respeito pela opinião dos outros ,mesmo quando é contrária à minha! ;)
Beijinhosssssssssssssss
p.s temos isso em comum

 
At 4:43 AM, Blogger Karl Macx said...

LOLOL, Alien!
Em primeiro lugar, "you misunderstood me". Tive 4 anos de história de arte, mas 8 cadeiras diferentes (digamos que apanhei desde Lascaux até ao Zé Pintor que pintou o prédio do outro lado da rua ontem... ehehehehe), mas não vamos por aí.

Percebi a tua "teoria". De certa forma publicitou-se muito a Mona Lisa em detrimento de muitas outras obras, incluindo os esboços anatómicos (fenomenais) ou mesmo os planos da balista, do pára-quedas e das helicoidais do helicóptero.
Mas isso acontece com todos: o Guernica de Picasso, Os Girassóis de Van Gogh, As Meninas de Velásquez, "you name it".
Mais do que um mito, a Gioconda tornou-se um ícone. Agora só resta educar a populaça para o restante da genial obra de DaVinci (e não tem nada a ver com códigos...).
Ahhhh, e quanto ao Kandinsky, tive um colega de faculdade que me disse um dia que com uma régua, um esquadro e tinta azul, vermelha e amarela conseguia fazer um quadro parecido. E conseguiu... uns chamam-lhe sarrabiscos, outros arte... "Beauty is in the eye of the beyolder". Nem toda a gente pode ter sensibilidade para apreciar arte e muitos vão pela publicidade. Felizmente, estamos nós aqui...ahahahahahahahaha

;)

 
At 5:05 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Karl, ups my mistake ;)

"incluindo os esboços anatómicos (fenomenais) ou mesmo os planos da balista, do pára-quedas e das helicoidais do helicóptero"
ISSO MESMO!!!!

E muitos outros quadros que estão esquecidos.

"Mais do que um mito, a Gioconda tornou-se um ícone."
É isso, pronto. Podes substituir mito por icon. Eu usei MITO porque fiz a comparação com os James deans...de como funciona a nossa sociedade.

" Kandinsky, tive um colega de faculdade que me disse um dia que com uma régua, um esquadro e tinta azul, vermelha e amarela conseguia fazer um quadro parecido" LOL LOL LOL
Estou a chorar a rir lol

"Beauty is in the eye of the beyolder". "

Que engraçado. Teres escrito isto, porque no comentário que escrevi ao KAOS disse-lhe que a ARTE ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM A VÊ! Podes ir confirmar! lol


Sim, a publicidade desempenha um papel decisisvo muitas vezes naquilo que é/ou vai ser um objecto de arte com grande potencial .Sem duvida, agora, há os patinhos e os que não engolem qualquer coisa. ;)
beijinhosssssssssss

 
At 6:37 AM, Blogger zé lérias (?) said...

Da verdadeira arte pouca gente sabe e por isso a maioria dos mortais, como eu, limitam-se a perfilhar como suas as opiniões avalisadas do maior número possível de críticos.
Este retrato do mestre-génio Leonardo é o retrato mais famoso (não só pelos roubos de que foi alvo)da história da arte, segundo esses críticos.
Até pode ser que a Mona Liza (Mona Lisa del Giocondo)que vemos no Louvre não seja já o original, mas se não for parabens ao copista ;)

Um abraço e parabens pelo texto.

 
At 1:46 PM, Anonymous Anonymous said...

Antes de me retirar desta vida quero responder ao Karl: a tua professora disse que gostos discutem-se e não foi isso que eu fiz? não discuti? não falei das virtudes do quadro de Da Vinci? da supremacia técnica (como por exemplo o Sfumatto?) estamos perante um quadro que mudou a história da arte (mudou tanto como a descoberta de Giotto a pintar carneiros numa pedra) e tudo o que se sabe fazer é atirar abaixo. Feia, bigodes, mastronça, são estas as palavras usadas para definir e caracterizar a Gioconda.
Aquilo que me irrita é o uso exagerado da demagogia, como por exemplo dizer que certos quadros fazem parecer a Gioconda parecer um quadro realizado por uma criança de 5 anos.
Enfim...
X

 
At 3:59 PM, Blogger rosa said...

post fabuloso mais uma vez!

deliciada tb com os comentarios.

a minha 1ª reacçao qd abri o blog foi dar uma estrondosa gargalhada!

(detesto aqueles hamburguers e tudo mais q está relacionado...)

a monalisa é realmente feiazita, um grande nariz, uma boca pequena e olhitos de carneiro mal morto.

já o leonardo é fabuloso! adoro todos aqueles pequenos pormenores dos seus desenhos....

mas em questoes de amadas e musas, os artistas sempre tiveram um gosto duvidoso...

e tb penso q os tempos e modas, hoje sao totalmente diferentes, quem ia fazer uma campanha publicitaria, por exemplo, com aquelas gordérrimas madonas do rubens?????

talvez a dove ;)

"o amor é lindo e a gordura é formusura"

 
At 3:59 PM, Blogger rosa said...

"formosura"

 
At 4:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Então? Não esclareceste as minhas dúvidas.Os quadros desaparecidos do Kandinsky (bem já não sei se é deste os quadros) já alguém os viu ou suspeitam que haja mais quadros dele?
bjs
julie

 
At 6:21 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Zé, como já o disse: A arte está nos olhos de quem a vê. ;)
Beijinhos



Querido X, tu não sabes mesmo ler português, o que é triste.

O karl referia-se aos gostos, ora lÊ:
"uma das minhas professoras de História da Arte dizia que os gostos, acima de tudo, discutem-se e que dessa discussão nasce a Luz e, com ela, o conhecimento."

Isto é ninguém pode impor a ninguém nada a força. Nem com determindado tipo de linguagem.Gostos são gostos. E só através da discusão nasce a luz.

Quanto à parte que me toca do:
"fazem parecer a Gioconda parecer um quadro realizado por uma criança de 5 anos."

Tu realmente, só entendes o que te apetece. Eu já disse tudo o que tinha para dizer no meu ultimo comemtário. Dei-te os exemplos que querias e a tua resposta foi muito simples :INSULTOS! lol

Lê a discusão -saudável- que tive com o Karl - e vê a diferença entre o teu modo de abordares o tema comigo e a forma como eu e ele o fizemos.

Há uma GIGANTESCA diferença.

Para finalizar:
"Feia, bigodes, mastronça, são estas as palavras usadas para definir e caracterizar a Gioconda."

Estamos num país livre e se algum dos comentadores lhes apetecer chamar isso e MUITO mais à MONA tem todo o direito. Como tu já chamaste coisas piores no teu blog a certas individualidades.

E fico por aqui. Podes continuar a comentar, mas eu vou deixar de responder porque já te disse tudo o que te tinha para dizer.
Sobre a Mona liza. A minha opinião está no comentário antes deste. Aquele em que ficaste sem argumentos e partiste para os insultos.
Fica bem lindinho



Rosa, "e tb penso q os tempos e modas, hoje sao totalmente diferentes, quem ia fazer uma campanha publicitaria, por exemplo, com aquelas gordérrimas madonas do rubens?????

talvez a dove ;)LOL


A DOVE faria de certeza ;)
É o tipo ideal.
Mas também um cremezito para o acne! Que me dizes???
Beijinhos



Julie, desculpa...com tanta consfusão passou-me à parte a tua pergunta. Mil desculpas.
Os quadros desaparecidos de Kandinsky devem estar pendurados numa sala qualquer de um milionário. Sim sabes como é o mercado negro nisto dos quadros que desaparecem misteriosamente. Daqui a uns valentes anos voltam a tona para serem vendidos a preços de fazer cair para o lado qualquer estátua de pedra.
Sabes que mais....eu é que não me importava nada de ter um Kandinsky na minha sala. Gosto bastante da obra do senhor e daqui a uns anos até calhava fazer uns trocos! ;)
beijinhos
p.s se quiseres saber mesmo a verdade eu chamo o Fox Mulder

 
At 9:20 PM, Blogger SA said...

é feia sim, mas tem um olhar penetrante. por algum motivo ela tornou-se famosa talvez por ter umas feições atípicas

 
At 9:48 PM, Anonymous Anonymous said...

Sabias que a mona lisa nao tem sobrancelhas???

 
At 10:41 PM, Blogger Vegana da Serra said...

Nunca vi o quadro ao vivo, mas todas as pessoas que conheço que o viram dizem que é uma desilusão...

 
At 11:09 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Sa,claro que sim. Mas existiram e existem outros factores à sua volta que a tornam tão famosa. Como já o mencionei. Não é para mim a melhor obra do Leonardo. E o facto de se ter tornado um Mito ou um Icon como lhe chamou o Karl, deve-se muito às inúmeras teorias que se criaram e continuam a criar à volta do quadro.
Beijinhos



Anonymous, leste o meu texto?
Vou-te poupar o trabalho de o leres e retirar um excerto.
"as sobrancelhas são inexistentes"
Saudações alienígenas



Minerva,muitas dizem isso porque estão à espera de um quadro de 3 metros por 2 lol E quando lá chegam a coisa muda de figura ;)E ainda por cima têm de lutar umas com as outras para chegar perto do dito cujo. Nada como passar uma boa temporada em Paris e escolher bem o dia e o horário;)
Beijinhos

 
At 11:50 PM, Blogger Elisheba said...

Ora bem:com tanto que ja se falou da dita cuja, que mais posso acrescentar???Entre maldiçoes e buços (lololololol!!!)so me resta dizer:nao lhe dou um tusto furado!! Mas há uma coisa que nao m deixa indiferente e revoltada:essas investigaçoes á volta desse famigerado quadro custam milhoes e tempo, fundos perdidos que nao nos acrescentam valor nenhum...e isso sim...É MUITO REVOLTANTE!!"Raisparta a mulher" que nem depois de morta deixa de facturar...IRRRAAAA!!!

 
At 11:52 PM, Blogger Elisheba said...

....por isso é que esta sempre com aquele sorrisinho maquiavélico!!!Está a gozar com todos estes terrestres que nao fazem mais nada senao prestar-lhe homenagens a vida toda!!!

 
At 11:58 PM, Blogger Elisheba said...

desculpa lá...mas ja sabes como sou...falo aos "buchechos:


NAO ACHAS QUE AQUELES OLHOS SAO OLHOS DE QUEM ESTÁ PEDRADO????

AI SAÕ, SÃO!!!ELA ESTAVA MESMO PEDRADA!!!REPARA BEM....LOLOLOL


:D

 
At 1:05 AM, Blogger Unknown said...

Tinha escrito um comentário com tudo o que pensava, mas não é que esta bela arte que é a internet foi-se abaixo e perdi tudo o que tinha escrito?!
Vou resumir!
Os mitos somos nós que os fazemos, basta que a pessoa certa dê uma opinião sobre algo ou alguém, seja ela positiva ou negativa, para que essa opinião se espalhe como um virús e tranforme algo ou alguém num mito, e se for sobre alguém que já tenha morrido então ainda melhor, pois já não pode justificar nada, nem tão pouco contradizer seja quem for, e cada um tira as elações que mais convier.
Beijinhos

 
At 1:09 AM, Blogger Unknown said...

Ah e esqueci-me de dizer que na minha opinião de mera observadora de arte, já que sobre isso sou uma verdadeira "bela" sem mestre, a Mona Lisa não passa disso mesmo, de um mito, pois acho que há obras bem melhores e que não gozam de metade da popularidade dela.

 
At 2:03 AM, Blogger Diabba said...

Concordo ctg, é feia kumós trovões... qr dizer, os trovões são lindos, há lá espectáculo melhor que uma bela tempestade com trovões!!
Sim essa teoria de que seria um auto retrato efeminado... enfim, que o senhor era gay, toda a gente sabe, mas daí a imaginar-se com aquela cara vai uma grande distância, se fosse isso ele teria desenhado um belo Adónis, por o Leonardo era tudo, menos bonito!

Beijo d'enxofre

 
At 2:27 AM, Blogger Alien8 said...

Ora, mana, também não é propriamente um dos meus quadros favoritos, não senhora... Deve ser coisa de aliens.

Mesmo assim, colocar a Mona logo no MacDonalds, não se faz! Pode até ser feia, mas não merecia tal tratamento... mas isto sou eu que digo... a não ser que seja por causa das novíssimas sopas do politicamente correcto Mac (hahahahaha).

Belo trabalho, mana!

Beijos alienígenas.

 
At 3:19 AM, Anonymous Anonymous said...

discordo.

Decerto que a mona Lisa em si possa ter umas certas 'deficiencias' fisicas como disseste mas o quadro em si é uma obra prima. Mas se reparares bem o toque cuidado nas cores e o proprio design da expressao facial está extremamente bem feito, apesar de ser 'feia' como dizes.

Aqui so mostras a cara obviamente, mas o quadro vale neste caso como um todo, e a paisagem do mesmo é extremamente bem produzida.

Apenas achei piada ao contexto do mac donalds em que lhe puseste, isso tá engraçado.

um bom resto de semana

 
At 4:07 AM, Blogger Alien David Sousa said...

VISI :)
"!!"Rais parta a mulher" que nem depois de morta deixa de facturar...IRRRAAAA" LOL LOL
Só tu para me fazeres rir agora!:D

Mas a melhor está para vir:

"NAO ACHAS QUE AQUELES OLHOS SAO OLHOS DE QUEM ESTÁ PEDRADO????"

Eu sei lá VISI?!?!

São tantas as teorias à volta da MONA, que a tua é tão válida como as outras. Tu não és menos do que ninguém lol
Beijinhossssssssssssssssss linda
p.s não serias tu, sem os buchechos.
p.s2 hoje foste dormir cedo. :| E eu com dores no joelho e a precisar de ajuda. Má!;)My friend Paulo called me and got late.




Cruzeirinha, concordo contigo. É assim mesmo que nascem os mitos. Temos tantos à nossa volta. Eu só mencionei dois o James D. e a Marlyn. Mas podemos falar do Mito em que se tornou o Kennedy por ter sido assassinado entre outros...enfim.
Quanto à Mona, ela é um MITO/ICON para mim. Sim é. Sem lhe retirar o mérito, como não retiro mérito ao James Dean enquanto actor. O facto é que continuo a bater na mesma tecla: existem obras melhores do Leonardo. E esta obteve a popularidade que alcançou porque foram sendo construídas à sua volta muitas teorias que a tornara ainda mais interessante. É só isso.
Beijinhos
p.s A NET CAN BE A BITCH! ;)




Dona Alteza Real Diabba lol...ai se a ouvem falar assim! Vai parar ao inferno! Ups ...esqueci-me que já lá está a comandar as tropas. ;)
"Sim essa teoria de que seria um auto retrato efeminado" lol

São teorias, teorias, teorias...chamem o FOX MULDER é o que eu digo! Mas ele não aceitava este caso. Ele limitava-se a dizer que o quadro foi feito por encomenda. Um marido pagou para que a sua esposa fosse pintada, ponto final! :D
beijinhos alienígenas






Alien8, mano tu realmente andas a usar a telepatia a torto e a direito. Eu disse-te para ficares calado quanto a :

" Pode até ser feia, mas não merecia tal tratamento... mas isto sou eu que digo... a não ser que seja por causa das novíssimas sopas do politicamente correcto Mac (hahahahaha)."

Não era para contar, e tu sabes! lol
Beijinhos alienígenas






Geo,
Se prestares atenção. Apesar de eu brincar na primeira parte do texto, com a fisionomia da Mona. O que eu pretendo dizer com este texto é que para mim esta obra não é a melhor do Leonardo. Nem de longe nem de perto. E não lhe retiro o mérito que ela tem - já me estou a repetir - apenas digo que esta obra alcançou a popularidade que adquiriu pelas inúmeras teorias que lhe tem sido atribuídas. Relegando para segundo plano obras do Leonardo que deveriam ter mais destaque como "São Jerónimo". Entendes? Todos os anos, inventam uma nova teoria para a Mona.E para mim, não existe teoria nenhuma, a Mona é um quadro que o Leonardo pintou por encomenda. Que se transformou num MITO/ICON á conta de tantas teorias à volta do mesmo. Tem mérito, claro que sim! E o resto da obra do Leonardo, conheces??? Foi ofuscada por este MITO. É apenas isto que quero fazer passar. E se leres a minha troca de ideias com o Karl, vais ficar a perceber melhor o meu ponto de vista.
Beijos

 
At 5:19 AM, Blogger Belzebu said...

Aí está! A bigodaça da Mona, parece a Duracell, dura e dura!

eheheh!! Saudações infernais!

 
At 1:05 PM, Blogger pisconight said...

Costuma-se dizer que por gostos não se discute, embora eu concorde (não é o avião) que a obra em questão não é de longe nem de perto a melhor do Leonardo.
;)

 
At 7:39 PM, Blogger MariaTuché said...

Só te posso dizer que és uma Alien com muita coragem ahahaha

Realmente também acho o quadro da Mona horroroso, mesmo que tivesse muito guitinho jamais compraria um quadro com ela.

Beijos querida e bom fim de semana

 
At 1:13 AM, Blogger Fliscorno said...

Descobri o teu blog agora e achei-lhe muita pinta :) Não me refiro às na Moninha Lisinha que foi ao Méque! Sobre esta, poderia ir na tua onda se pensar em particular nas tretas que Hollywood nos tenta impingir, como seja esse inenarrável "O Sorriso de Mona Lisa". Mas o Leo, como lhe chamas, não tem culpa das palermices onde o seu quadro acabou envolvido. Acho-o interessante, apesar não o elevar aos píncaros e de me ter parecido surpreendentemente pequeno. Mas isso terá sido influência dum imaginário inflacionado pela fila de espera e pelo preço de entrada no Louvre.

 
At 1:21 AM, Blogger Å®t Øf £övë said...

Alien,
Isto por aqui anda animado... anda!!!
Também já vi esta obra de arte ao vivo e a cores, e sinceramente???
Acho que a prefiro enquadrada neste contexto do nosso tempo... num McDonald's!!!
Afinal, assim temos dois mitos num só quadro.
Bjo.

 
At 2:21 AM, Blogger Isa Maria said...

mito é mito e o resto é conversa. que interessa se é mito? nada nad inha. preciso urgentemente de um bom mito. Não arranjam um??
jinhos

 
At 5:14 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Belzebu,ah pois é!;)Temos de dar oportunidade ao povo de se manifestar!:D
Beijinhos diabinho
p.s ando cheia de medo das pragas que nos rogaram :|




pisconight,é isso mesmo.
A arte está nos olhos de quem a vê.
Beijinhos



Tuché,coragem amiga? Nahhhhhhhhhh!!! Nada disso, só uma Alien. ;)
Beijinhos linda




Raposa Velha "Mas o Leo, como lhe chamas, não tem culpa das palermices onde o seu quadro acabou envolvido"

Claro que não. Mal ele sonhava quando o pintou por encomenda.

"Acho-o interessante, apesar não o elevar aos píncaros e de me ter parecido surpreendentemente pequeno"

Acontece a todos. Toda a gente espera um quadro de 3 metros por 2 e encontra outra coisa...lol


"Mas isso terá sido influência dum imaginário inflacionado pela fila de espera e pelo preço de entrada no Louvre. " LOL

Talvez tenha sido lol

Saudações alienígenas, tenho de ir conhecer o teu cantinho. Gostei da visita.




Å®t_Øf_£övë,"Afinal, assim temos dois mitos num só quadro."

Não tinha visto a coisa dessa perspectiva! :O
beijinhos




Isamar, arranjo-te tantos...mas a maioria estão mortos! Não sei se estás interessada? :|;)
Beijinhos

 
At 5:27 AM, Blogger Kalinka said...

ALIEN
expuseste aqui a tua opinião, aceito-a e respeito-a.

Eu continuo a mostrar as fotos que captei quando estive aqueles 3 dias pelo Algarve.
...e, é nos pequenos gestos que, por vezes, encontramos momentos de Felicidade.
Fui surpreendida por um amigo virtual, que deixou no meu blog esta mensagem:
José Alberto Mostardinha said...
Olá Kalinka:Andas arredia mas eu não me esqueço de ti :-)
Para o saberes és "Blog da Semana" no Estados Gerais.
Uma pequenina homenagem á tua persistência.Beijokas.

É isso mesmo, caso queiram visitar este blog, vão encontrar como destaque em: «O blog da semana» o meu espaço!
De 27/Março a 4/Abril de 2007
http://estadosgerais.blogspot.com/

Beijitos.
BOM FIM DE SEMANA

 
At 3:18 PM, Blogger aquelabruxa said...

lol, realmente a moça tem um ar abatido...

 
At 4:44 PM, Blogger Spitfire said...

Que o Leonardo foi um génio (ou antes, ainda continua a ser, porque ainda andam a fazer obras por ele pensadas) não há dúvida. Já a Mona... é discutível. Eu pessoalmente admiro bastante mais os trabalhos não "artísticos".

 
At 7:19 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora viva!

Dizem que a Mona Lisa era uma tipa muito gira, muito sensual.
Alguns acham mesmo que era a gaja mais boa de Florença.
Se bem que outros preferem a Gioconda, que também não era má de todo, talvez um pouco mais escanzelada mas ainda assim uma mulher muito sexy.
O Leonardo é que não tinha jeito para retratos, segundo dizem.

Um abraço...
shakermaker

 
At 9:01 PM, Blogger Alien David Sousa said...

Kalinka, já fui ver as fotos. Gostei.
bjs alienígenas




Aquelabruxa,lol tens razão...a vida não lhe devia de estar a correr bem! ;)
beijinhos





Spit,"Que o Leonardo foi um génio (ou antes, ainda continua a ser, porque ainda andam a fazer obras por ele pensadas)"

Agora é que disseste tudo.Era um visiónário.Quem sabe se um ALIEN!;)
beijinhos





Olá shake, long time no see.
Meus deuses do Universo, lá vens tu com mais teorias! lol Nãooooooooooooooooooooooooo! ;)
Deu para rir no entanto.
Beijinhos

 
At 9:21 PM, Blogger david santos said...

Olá!
"Claro que isto é a minha opinião, e é a que conta porque neste caso sou eu que estou a escrever o texto."
Esta mata um santo! Está boa! Talvez estejas mais certo do que aquilo que eu possa imaginar. Nada de ambiguidades. Firmeza! Parabéns.
Bom fim-de-semana

 
At 10:10 PM, Blogger Nunovsky said...

Nunca percebi muito bem o mito desse retrato. Afinal de contas, não acho a Moa Lisa um ser com a cara particularmente bela. Mas que dá que falar, lá isso é verdade. E a prova é que estamos aqui a falar dela!

PS: Há ali fora uma palete de chocolates, para compensar a longuíssima ausência!

 
At 10:42 PM, Blogger Enfim... said...

pois regressei para ver se havia post novo e tal mas deparei-me km a louquidão outra vez ahahahah a imagem ta demais eheh. mais outro beijinho pa ti

 
At 2:28 AM, Blogger Alien David Sousa said...

David,"Esta mata um santo!" lol
Devo-te uma visita, eu sei disso.
Saudações alienígenas




Nuno " Há ali fora uma palete de chocolates, para compensar a longuíssima ausência!"


És o ÚNICO que nunca se esquece da regra dos CHOCOLATES! O resto dos comentadores nunca mais se lembraram. ÉS UM QUERIDO!!! MESMO!
Beijinhos lol




Enfim, o novo Post está a ser cozinhado!;) beijinhossssssssssssss

 
At 4:35 AM, Blogger Astray said...

Se calhar é melhor o quadro da velha sentada não?!?!?!?

Eu cá prefiro a mona lisa (não quero cá rugas nenhumas).
lol

Abraços

 
At 5:57 AM, Blogger Alien David Sousa said...

Astray lol são gostos.
Já agora, conheces o "São Jerónimo"?
Saudações alienígenas
p.s e a velha se calhar esconde muitas teoriassssssssssssssssssssss

 
At 4:09 PM, Blogger Casemiro dos Plásticos said...

LOL tu és loca...
bom fds

 
At 4:13 PM, Blogger mymind said...

hehe gostei da montagem e concord ctg n vejo nd d especial nesta rapariga, eh feia...lol
bjinhos

 
At 5:10 PM, Blogger poca said...

humm... nnnão, não sou vegetariana, nen gosto de sojas, tofus e seitans..
gosto de comida comida! :)
e sim, às vezes (raramente) tb contribuo para o sucesso das cadeias alimentares ditas de plástico ;P
i'm only human..
bom domingo beijinhos

 
At 5:42 PM, Blogger Miudaaa said...

até que enfimmm...!!!
(uuufffaaa, estava dificil...)
chegueiii aqui, a um dos meus sitios preferidos no mundo da blogosfera!!!
(se m'enviares um e-mail, contar-te-ei, o que se passou, o meu endereço, está no meu Profile)!!!

Prontesss, este é o meu testemunho de regresso, o qual merece ficar assim sózinho, tal é o carinho e amizade que tão nobre figura, merece, aqui da sua miudaaa :)))

 
At 5:45 PM, Blogger Miudaaa said...

cof cof cof... eu sempre pensei que a monalisa, poderia ficar bem assim juntinha a um senhor como o emplastro...
prendam-me se quiserem...
internem-me se preferirem... mas é a minha opinião...
Obrigada pela oportunidade que me deste alien queridaaa :)))

um beijo da tua fã, admiradora: miudaaa

 
At 9:36 PM, Blogger Alien David Sousa said...

CASE, diz o louco para a louca lol
Beijinhos mano



Mymind,LOL ;) beijinhos


Poca "às vezes (raramente) tb contribuo para o sucesso das cadeias alimentares ditas de plástico ;P
i'm only human.."

Eu também contribuo e...IM ONLY AN ALIEN! ;)
BEijinhos





Olha TUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!
Miuda!!!!!!!!
Sim vou enviar-te um email porque quero saber, sim quero. Sou uma alien muito curiosa, e no que toca a TU! Mais ainda. ;)


"eu sempre pensei que a monalisa, poderia ficar bem assim juntinha a um senhor como o emplastro... " lol

Essa nem eu me lembrava de escrever! :D Adorei

Beijinhos em TU

 

Post a Comment

<< Home